Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130 |
Resumo: | Objetiva-se, nesse trabalho, refletir acerca dos resultados obtidos pelo uso frequente da técnica de mapeamento conceitual, ao longo de quatro anos seguidos, no percurso da sala de aula de Zoologia. Além da análise de publicações de relatos de experiências desenvolvidos por estudantes junto a seus orientadores, foram consideradas algumas reflexões dos autores, ora engajados em explicitar sobre essa construção. Enfatiza-se que, a representatividade dos trabalhos elaborados por acadêmicos vinculados a projetos de ensino, expõe evidências ao engajamento ocorrido em torno da produção e refinamento dos mapas conceituais por meio de pesquisas. Os mapas conceituais, retratados como um produto didático que sistematiza, graficamente, aspectos sobre a filogenia e taxonomia de animais pouco conhecidos, são colocados como potentes instrumentos de aprendizagem e empoderamento, como também, constituem importantes elementos pictóricos para divulgação sobre biodiversidade. Com isso, ao ampliar o número de diagramas visuais sobre grupos zoológicos, com explicitação de formas de conduzir raciocínios para o estudo de um grupo taxonômico, promovem-se o ensino ativo e vislumbram-se caminhos a serem atingidos em outros momentos de aplicação dessa ferramenta pedagógica. |
id |
VERACRUZ-0_982f8374e8b26e0907e57a72bd6e113c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19130 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxaBiodiversidadeEmpoderamentoProduto didáticoRelato de experiência.Objetiva-se, nesse trabalho, refletir acerca dos resultados obtidos pelo uso frequente da técnica de mapeamento conceitual, ao longo de quatro anos seguidos, no percurso da sala de aula de Zoologia. Além da análise de publicações de relatos de experiências desenvolvidos por estudantes junto a seus orientadores, foram consideradas algumas reflexões dos autores, ora engajados em explicitar sobre essa construção. Enfatiza-se que, a representatividade dos trabalhos elaborados por acadêmicos vinculados a projetos de ensino, expõe evidências ao engajamento ocorrido em torno da produção e refinamento dos mapas conceituais por meio de pesquisas. Os mapas conceituais, retratados como um produto didático que sistematiza, graficamente, aspectos sobre a filogenia e taxonomia de animais pouco conhecidos, são colocados como potentes instrumentos de aprendizagem e empoderamento, como também, constituem importantes elementos pictóricos para divulgação sobre biodiversidade. Com isso, ao ampliar o número de diagramas visuais sobre grupos zoológicos, com explicitação de formas de conduzir raciocínios para o estudo de um grupo taxonômico, promovem-se o ensino ativo e vislumbram-se caminhos a serem atingidos em outros momentos de aplicação dessa ferramenta pedagógica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1913010.34117/bjdv6n10-704Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83651-83672Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83651-83672Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83651-836722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130/15362Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Elineí Araújo-de-Aciole, Douglas de Souza BragaXavier, Thiago Jesus da SilvaFilgueira, Anne AlbuquerquePaiva, Ruann Ramires NunesSantos, Roberto Lima2021-02-04T12:50:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19130Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:52.964773Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa |
title |
Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa |
spellingShingle |
Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa Almeida, Elineí Araújo-de- Biodiversidade Empoderamento Produto didático Relato de experiência. |
title_short |
Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa |
title_full |
Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa |
title_fullStr |
Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa |
title_full_unstemmed |
Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa |
title_sort |
Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa |
author |
Almeida, Elineí Araújo-de- |
author_facet |
Almeida, Elineí Araújo-de- Aciole, Douglas de Souza Braga Xavier, Thiago Jesus da Silva Filgueira, Anne Albuquerque Paiva, Ruann Ramires Nunes Santos, Roberto Lima |
author_role |
author |
author2 |
Aciole, Douglas de Souza Braga Xavier, Thiago Jesus da Silva Filgueira, Anne Albuquerque Paiva, Ruann Ramires Nunes Santos, Roberto Lima |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Elineí Araújo-de- Aciole, Douglas de Souza Braga Xavier, Thiago Jesus da Silva Filgueira, Anne Albuquerque Paiva, Ruann Ramires Nunes Santos, Roberto Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Biodiversidade Empoderamento Produto didático Relato de experiência. |
topic |
Biodiversidade Empoderamento Produto didático Relato de experiência. |
description |
Objetiva-se, nesse trabalho, refletir acerca dos resultados obtidos pelo uso frequente da técnica de mapeamento conceitual, ao longo de quatro anos seguidos, no percurso da sala de aula de Zoologia. Além da análise de publicações de relatos de experiências desenvolvidos por estudantes junto a seus orientadores, foram consideradas algumas reflexões dos autores, ora engajados em explicitar sobre essa construção. Enfatiza-se que, a representatividade dos trabalhos elaborados por acadêmicos vinculados a projetos de ensino, expõe evidências ao engajamento ocorrido em torno da produção e refinamento dos mapas conceituais por meio de pesquisas. Os mapas conceituais, retratados como um produto didático que sistematiza, graficamente, aspectos sobre a filogenia e taxonomia de animais pouco conhecidos, são colocados como potentes instrumentos de aprendizagem e empoderamento, como também, constituem importantes elementos pictóricos para divulgação sobre biodiversidade. Com isso, ao ampliar o número de diagramas visuais sobre grupos zoológicos, com explicitação de formas de conduzir raciocínios para o estudo de um grupo taxonômico, promovem-se o ensino ativo e vislumbram-se caminhos a serem atingidos em outros momentos de aplicação dessa ferramenta pedagógica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130 10.34117/bjdv6n10-704 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n10-704 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130/15362 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83651-83672 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83651-83672 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83651-83672 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645487952101376 |