Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Elineí Araújo-de-
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aciole, Douglas de Souza Braga, Xavier, Thiago Jesus da Silva, Filgueira, Anne Albuquerque, Paiva, Ruann Ramires Nunes, Santos, Roberto Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130
Resumo: Objetiva-se, nesse trabalho, refletir acerca dos resultados obtidos pelo uso frequente da técnica de mapeamento conceitual, ao longo de quatro anos seguidos, no percurso da sala de aula de Zoologia. Além da análise de publicações de relatos de experiências desenvolvidos por estudantes junto a seus orientadores, foram consideradas algumas reflexões dos autores, ora engajados em explicitar sobre essa construção. Enfatiza-se que, a representatividade dos trabalhos elaborados por acadêmicos vinculados a projetos de ensino, expõe evidências ao engajamento ocorrido em torno da produção e refinamento dos mapas conceituais por meio de pesquisas. Os mapas conceituais, retratados como um produto didático que sistematiza, graficamente, aspectos sobre a filogenia e taxonomia de animais pouco conhecidos, são colocados como potentes instrumentos de aprendizagem e empoderamento, como também, constituem importantes elementos pictóricos para divulgação sobre biodiversidade. Com isso, ao ampliar o número de diagramas visuais sobre grupos zoológicos, com explicitação de formas de conduzir raciocínios para o estudo de um grupo taxonômico, promovem-se o ensino ativo e vislumbram-se caminhos a serem atingidos em outros momentos de aplicação dessa ferramenta pedagógica.
id VERACRUZ-0_982f8374e8b26e0907e57a72bd6e113c
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19130
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxaBiodiversidadeEmpoderamentoProduto didáticoRelato de experiência.Objetiva-se, nesse trabalho, refletir acerca dos resultados obtidos pelo uso frequente da técnica de mapeamento conceitual, ao longo de quatro anos seguidos, no percurso da sala de aula de Zoologia. Além da análise de publicações de relatos de experiências desenvolvidos por estudantes junto a seus orientadores, foram consideradas algumas reflexões dos autores, ora engajados em explicitar sobre essa construção. Enfatiza-se que, a representatividade dos trabalhos elaborados por acadêmicos vinculados a projetos de ensino, expõe evidências ao engajamento ocorrido em torno da produção e refinamento dos mapas conceituais por meio de pesquisas. Os mapas conceituais, retratados como um produto didático que sistematiza, graficamente, aspectos sobre a filogenia e taxonomia de animais pouco conhecidos, são colocados como potentes instrumentos de aprendizagem e empoderamento, como também, constituem importantes elementos pictóricos para divulgação sobre biodiversidade. Com isso, ao ampliar o número de diagramas visuais sobre grupos zoológicos, com explicitação de formas de conduzir raciocínios para o estudo de um grupo taxonômico, promovem-se o ensino ativo e vislumbram-se caminhos a serem atingidos em outros momentos de aplicação dessa ferramenta pedagógica.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1913010.34117/bjdv6n10-704Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83651-83672Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83651-83672Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83651-836722525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130/15362Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Elineí Araújo-de-Aciole, Douglas de Souza BragaXavier, Thiago Jesus da SilvaFilgueira, Anne AlbuquerquePaiva, Ruann Ramires NunesSantos, Roberto Lima2021-02-04T12:50:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19130Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:52.964773Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa
title Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa
spellingShingle Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa
Almeida, Elineí Araújo-de-
Biodiversidade
Empoderamento
Produto didático
Relato de experiência.
title_short Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa
title_full Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa
title_fullStr Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa
title_full_unstemmed Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa
title_sort Elaboração e aprimoramento de mapas conceituais sobre táxons zoológicos / Elaboration and improvement of concept maps about zoological taxa
author Almeida, Elineí Araújo-de-
author_facet Almeida, Elineí Araújo-de-
Aciole, Douglas de Souza Braga
Xavier, Thiago Jesus da Silva
Filgueira, Anne Albuquerque
Paiva, Ruann Ramires Nunes
Santos, Roberto Lima
author_role author
author2 Aciole, Douglas de Souza Braga
Xavier, Thiago Jesus da Silva
Filgueira, Anne Albuquerque
Paiva, Ruann Ramires Nunes
Santos, Roberto Lima
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Elineí Araújo-de-
Aciole, Douglas de Souza Braga
Xavier, Thiago Jesus da Silva
Filgueira, Anne Albuquerque
Paiva, Ruann Ramires Nunes
Santos, Roberto Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Biodiversidade
Empoderamento
Produto didático
Relato de experiência.
topic Biodiversidade
Empoderamento
Produto didático
Relato de experiência.
description Objetiva-se, nesse trabalho, refletir acerca dos resultados obtidos pelo uso frequente da técnica de mapeamento conceitual, ao longo de quatro anos seguidos, no percurso da sala de aula de Zoologia. Além da análise de publicações de relatos de experiências desenvolvidos por estudantes junto a seus orientadores, foram consideradas algumas reflexões dos autores, ora engajados em explicitar sobre essa construção. Enfatiza-se que, a representatividade dos trabalhos elaborados por acadêmicos vinculados a projetos de ensino, expõe evidências ao engajamento ocorrido em torno da produção e refinamento dos mapas conceituais por meio de pesquisas. Os mapas conceituais, retratados como um produto didático que sistematiza, graficamente, aspectos sobre a filogenia e taxonomia de animais pouco conhecidos, são colocados como potentes instrumentos de aprendizagem e empoderamento, como também, constituem importantes elementos pictóricos para divulgação sobre biodiversidade. Com isso, ao ampliar o número de diagramas visuais sobre grupos zoológicos, com explicitação de formas de conduzir raciocínios para o estudo de um grupo taxonômico, promovem-se o ensino ativo e vislumbram-se caminhos a serem atingidos em outros momentos de aplicação dessa ferramenta pedagógica.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-10-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130
10.34117/bjdv6n10-704
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n10-704
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19130/15362
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 10 (2020); 83651-83672
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 10 (2020); 83651-83672
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 10 (2020); 83651-83672
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645487952101376