Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58432 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo explicitar os caminhos percorridos em uma experiência com o uso do portfólio de aprendizagem, registrando elementos de um diário reflexivo, na apreensão de conteúdos sobre invertebrados. As atividades desenvolvidas ao longo de uma unidade de ensino sobre zoologia envolveram: leituras informativas, resolução de questionários, construção de resumos, resenhas, mapas conceituais e mentais, relatórios de aulas práticas, reflexões e sistematização de ideias, os quais foram organizados, contemplando textos descritivos e aspectos artísticos. Ao concluir o produto final (Portfólio), novos planejamentos foram efetuados para construção de um relato de experiência, escrito colaborativamente. Sendo uma atividade para além da sala de aula, fomentaram-se mais aprendizagens acadêmicas. Desta forma, o uso do portfólio, ao receber perspectivas de empoderamento para os estudantes, torna-se um método de aprendizagem eficiente para emancipação e democratização do ensino. |
id |
VERACRUZ-0_631cd9c3e7a416072aa7b5be3f4de2fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58432 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivobiodiversidadeempoderamento no ensinomapas conceituaismapas mentaisrelato de experiênciaO presente trabalho tem como objetivo explicitar os caminhos percorridos em uma experiência com o uso do portfólio de aprendizagem, registrando elementos de um diário reflexivo, na apreensão de conteúdos sobre invertebrados. As atividades desenvolvidas ao longo de uma unidade de ensino sobre zoologia envolveram: leituras informativas, resolução de questionários, construção de resumos, resenhas, mapas conceituais e mentais, relatórios de aulas práticas, reflexões e sistematização de ideias, os quais foram organizados, contemplando textos descritivos e aspectos artísticos. Ao concluir o produto final (Portfólio), novos planejamentos foram efetuados para construção de um relato de experiência, escrito colaborativamente. Sendo uma atividade para além da sala de aula, fomentaram-se mais aprendizagens acadêmicas. Desta forma, o uso do portfólio, ao receber perspectivas de empoderamento para os estudantes, torna-se um método de aprendizagem eficiente para emancipação e democratização do ensino. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2023-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5843210.34117/bjdv9n3-206Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 12100-12116Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 12100-12116Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 12100-121162525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58432/42556de Souza, Marciele FernandesAciole, Douglas de Souza BragaSantos, Roberto LimaAraújo-de-Almeida, Elineíinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-27T20:09:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/58432Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:26:35.508586Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo |
title |
Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo |
spellingShingle |
Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo de Souza, Marciele Fernandes biodiversidade empoderamento no ensino mapas conceituais mapas mentais relato de experiência |
title_short |
Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo |
title_full |
Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo |
title_fullStr |
Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo |
title_full_unstemmed |
Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo |
title_sort |
Organização de portfólio para aprendizagem em zoologia: evidenciando um diário reflexivo |
author |
de Souza, Marciele Fernandes |
author_facet |
de Souza, Marciele Fernandes Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida, Elineí |
author_role |
author |
author2 |
Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida, Elineí |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Souza, Marciele Fernandes Aciole, Douglas de Souza Braga Santos, Roberto Lima Araújo-de-Almeida, Elineí |
dc.subject.por.fl_str_mv |
biodiversidade empoderamento no ensino mapas conceituais mapas mentais relato de experiência |
topic |
biodiversidade empoderamento no ensino mapas conceituais mapas mentais relato de experiência |
description |
O presente trabalho tem como objetivo explicitar os caminhos percorridos em uma experiência com o uso do portfólio de aprendizagem, registrando elementos de um diário reflexivo, na apreensão de conteúdos sobre invertebrados. As atividades desenvolvidas ao longo de uma unidade de ensino sobre zoologia envolveram: leituras informativas, resolução de questionários, construção de resumos, resenhas, mapas conceituais e mentais, relatórios de aulas práticas, reflexões e sistematização de ideias, os quais foram organizados, contemplando textos descritivos e aspectos artísticos. Ao concluir o produto final (Portfólio), novos planejamentos foram efetuados para construção de um relato de experiência, escrito colaborativamente. Sendo uma atividade para além da sala de aula, fomentaram-se mais aprendizagens acadêmicas. Desta forma, o uso do portfólio, ao receber perspectivas de empoderamento para os estudantes, torna-se um método de aprendizagem eficiente para emancipação e democratização do ensino. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58432 10.34117/bjdv9n3-206 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58432 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv9n3-206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/58432/42556 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 9 No. 3 (2023); 12100-12116 Brazilian Journal of Development; Vol. 9 Núm. 3 (2023); 12100-12116 Brazilian Journal of Development; v. 9 n. 3 (2023); 12100-12116 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645630274273280 |