O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n12-136 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137 |
Resumo: | O presente artigo relata como se deu a implementação de aulas não presenciais com a utilização do AVA (na plataforma Moodle) como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no IFRO Campus Vilhena no ano letivo de 2015. A utilização do AVA em parte da carga horária dos cursos se deu a partir da elaboração de um plano de ação de combate à evasão e à repetência, que identificou, como um dos fatores da evasão, a oferta dos cursos com duração de quatro anos. Dessa forma, promoveu- se o redimensionando nos Projetos Pedagógico dos Cursos de quatro para três anos. Para a efetivação do uso dessa ferramenta, realizou-se a capacitação dos professores, da equipe pedagógica e dos alunos, oferecendo suporte estrutural e pedagógico ao longo do ano letivo. Entre os pesquisadores abordados, destacamos Nascimento (2009), Tajra (2012), Moraes (1997), Borba e Penteado (2010), além da legislação vigente, que fundamentam a relação informática/educação como recurso pedagógico eficiente para auxiliar na complementação da carga horária dos cursos e de forma que os alunos pudessem interagir com os professores em um ambiente virtual e entre as aulas presenciais e as de Ensino à Distância. |
id |
VERACRUZ-0_98b0ec311734756eac622365b4c29032 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21137 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhenaEADPlataforma MoodleComplementação de carga horária.O presente artigo relata como se deu a implementação de aulas não presenciais com a utilização do AVA (na plataforma Moodle) como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no IFRO Campus Vilhena no ano letivo de 2015. A utilização do AVA em parte da carga horária dos cursos se deu a partir da elaboração de um plano de ação de combate à evasão e à repetência, que identificou, como um dos fatores da evasão, a oferta dos cursos com duração de quatro anos. Dessa forma, promoveu- se o redimensionando nos Projetos Pedagógico dos Cursos de quatro para três anos. Para a efetivação do uso dessa ferramenta, realizou-se a capacitação dos professores, da equipe pedagógica e dos alunos, oferecendo suporte estrutural e pedagógico ao longo do ano letivo. Entre os pesquisadores abordados, destacamos Nascimento (2009), Tajra (2012), Moraes (1997), Borba e Penteado (2010), além da legislação vigente, que fundamentam a relação informática/educação como recurso pedagógico eficiente para auxiliar na complementação da carga horária dos cursos e de forma que os alunos pudessem interagir com os professores em um ambiente virtual e entre as aulas presenciais e as de Ensino à Distância. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2113710.34117/bjdv6n12-136Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 95325-95337Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 95325-95337Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 95325-953372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137/16846Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Claudinei de OliveiraLima, Clara PaulaOrtega, Jaquelyne MacedoSilva, Marinaldo FelipeFerrete, Jaqueline Aida2021-06-07T20:45:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21137Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:45.860388Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena |
title |
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena |
spellingShingle |
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena Pinho, Claudinei de Oliveira EAD Plataforma Moodle Complementação de carga horária. Pinho, Claudinei de Oliveira EAD Plataforma Moodle Complementação de carga horária. |
title_short |
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena |
title_full |
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena |
title_fullStr |
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena |
title_full_unstemmed |
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena |
title_sort |
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena |
author |
Pinho, Claudinei de Oliveira |
author_facet |
Pinho, Claudinei de Oliveira Pinho, Claudinei de Oliveira Lima, Clara Paula Ortega, Jaquelyne Macedo Silva, Marinaldo Felipe Ferrete, Jaqueline Aida Lima, Clara Paula Ortega, Jaquelyne Macedo Silva, Marinaldo Felipe Ferrete, Jaqueline Aida |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Clara Paula Ortega, Jaquelyne Macedo Silva, Marinaldo Felipe Ferrete, Jaqueline Aida |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinho, Claudinei de Oliveira Lima, Clara Paula Ortega, Jaquelyne Macedo Silva, Marinaldo Felipe Ferrete, Jaqueline Aida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EAD Plataforma Moodle Complementação de carga horária. |
topic |
EAD Plataforma Moodle Complementação de carga horária. |
description |
O presente artigo relata como se deu a implementação de aulas não presenciais com a utilização do AVA (na plataforma Moodle) como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no IFRO Campus Vilhena no ano letivo de 2015. A utilização do AVA em parte da carga horária dos cursos se deu a partir da elaboração de um plano de ação de combate à evasão e à repetência, que identificou, como um dos fatores da evasão, a oferta dos cursos com duração de quatro anos. Dessa forma, promoveu- se o redimensionando nos Projetos Pedagógico dos Cursos de quatro para três anos. Para a efetivação do uso dessa ferramenta, realizou-se a capacitação dos professores, da equipe pedagógica e dos alunos, oferecendo suporte estrutural e pedagógico ao longo do ano letivo. Entre os pesquisadores abordados, destacamos Nascimento (2009), Tajra (2012), Moraes (1997), Borba e Penteado (2010), além da legislação vigente, que fundamentam a relação informática/educação como recurso pedagógico eficiente para auxiliar na complementação da carga horária dos cursos e de forma que os alunos pudessem interagir com os professores em um ambiente virtual e entre as aulas presenciais e as de Ensino à Distância. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137 10.34117/bjdv6n12-136 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137/16846 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 95325-95337 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 95325-95337 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 95325-95337 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183765405859841 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-136 |