O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Claudinei de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lima, Clara Paula, Ortega, Jaquelyne Macedo, Silva, Marinaldo Felipe, Ferrete, Jaqueline Aida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n12-136
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137
Resumo: O presente artigo relata como se deu a implementação de aulas não presenciais com a utilização do AVA (na plataforma Moodle) como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no IFRO Campus Vilhena no ano letivo de 2015. A utilização do AVA em parte da carga horária dos cursos se deu a partir da elaboração de um plano de ação de combate à evasão e à repetência, que identificou, como um dos fatores da evasão, a oferta dos cursos com duração de quatro anos. Dessa forma, promoveu- se o redimensionando nos Projetos Pedagógico dos Cursos de quatro para três anos. Para a efetivação do uso dessa ferramenta, realizou-se a capacitação dos professores, da equipe pedagógica e dos alunos, oferecendo suporte estrutural e pedagógico ao longo do ano letivo. Entre os pesquisadores abordados, destacamos Nascimento (2009), Tajra (2012), Moraes (1997), Borba e Penteado (2010), além da legislação vigente, que fundamentam a relação informática/educação como recurso pedagógico eficiente para auxiliar na complementação da carga horária dos cursos e de forma que os alunos pudessem interagir com os professores em um ambiente virtual e entre as aulas presenciais e as de Ensino à Distância. 
id VERACRUZ-0_98b0ec311734756eac622365b4c29032
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21137
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhenaEADPlataforma MoodleComplementação de carga horária.O presente artigo relata como se deu a implementação de aulas não presenciais com a utilização do AVA (na plataforma Moodle) como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no IFRO Campus Vilhena no ano letivo de 2015. A utilização do AVA em parte da carga horária dos cursos se deu a partir da elaboração de um plano de ação de combate à evasão e à repetência, que identificou, como um dos fatores da evasão, a oferta dos cursos com duração de quatro anos. Dessa forma, promoveu- se o redimensionando nos Projetos Pedagógico dos Cursos de quatro para três anos. Para a efetivação do uso dessa ferramenta, realizou-se a capacitação dos professores, da equipe pedagógica e dos alunos, oferecendo suporte estrutural e pedagógico ao longo do ano letivo. Entre os pesquisadores abordados, destacamos Nascimento (2009), Tajra (2012), Moraes (1997), Borba e Penteado (2010), além da legislação vigente, que fundamentam a relação informática/educação como recurso pedagógico eficiente para auxiliar na complementação da carga horária dos cursos e de forma que os alunos pudessem interagir com os professores em um ambiente virtual e entre as aulas presenciais e as de Ensino à Distância. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2113710.34117/bjdv6n12-136Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 95325-95337Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 95325-95337Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 95325-953372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137/16846Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPinho, Claudinei de OliveiraLima, Clara PaulaOrtega, Jaquelyne MacedoSilva, Marinaldo FelipeFerrete, Jaqueline Aida2021-06-07T20:45:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21137Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:45.860388Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
title O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
spellingShingle O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
Pinho, Claudinei de Oliveira
EAD
Plataforma Moodle
Complementação de carga horária.
Pinho, Claudinei de Oliveira
EAD
Plataforma Moodle
Complementação de carga horária.
title_short O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
title_full O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
title_fullStr O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
title_full_unstemmed O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
title_sort O ambiente virtual de aprendizagem nos cursos técnicos integrados do Ifro campus Vilhena / Virtual learning environment in technical courses integrated Ifro campus vilhena
author Pinho, Claudinei de Oliveira
author_facet Pinho, Claudinei de Oliveira
Pinho, Claudinei de Oliveira
Lima, Clara Paula
Ortega, Jaquelyne Macedo
Silva, Marinaldo Felipe
Ferrete, Jaqueline Aida
Lima, Clara Paula
Ortega, Jaquelyne Macedo
Silva, Marinaldo Felipe
Ferrete, Jaqueline Aida
author_role author
author2 Lima, Clara Paula
Ortega, Jaquelyne Macedo
Silva, Marinaldo Felipe
Ferrete, Jaqueline Aida
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Claudinei de Oliveira
Lima, Clara Paula
Ortega, Jaquelyne Macedo
Silva, Marinaldo Felipe
Ferrete, Jaqueline Aida
dc.subject.por.fl_str_mv EAD
Plataforma Moodle
Complementação de carga horária.
topic EAD
Plataforma Moodle
Complementação de carga horária.
description O presente artigo relata como se deu a implementação de aulas não presenciais com a utilização do AVA (na plataforma Moodle) como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio no IFRO Campus Vilhena no ano letivo de 2015. A utilização do AVA em parte da carga horária dos cursos se deu a partir da elaboração de um plano de ação de combate à evasão e à repetência, que identificou, como um dos fatores da evasão, a oferta dos cursos com duração de quatro anos. Dessa forma, promoveu- se o redimensionando nos Projetos Pedagógico dos Cursos de quatro para três anos. Para a efetivação do uso dessa ferramenta, realizou-se a capacitação dos professores, da equipe pedagógica e dos alunos, oferecendo suporte estrutural e pedagógico ao longo do ano letivo. Entre os pesquisadores abordados, destacamos Nascimento (2009), Tajra (2012), Moraes (1997), Borba e Penteado (2010), além da legislação vigente, que fundamentam a relação informática/educação como recurso pedagógico eficiente para auxiliar na complementação da carga horária dos cursos e de forma que os alunos pudessem interagir com os professores em um ambiente virtual e entre as aulas presenciais e as de Ensino à Distância. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137
10.34117/bjdv6n12-136
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21137/16846
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 95325-95337
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 95325-95337
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 95325-95337
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183765405859841
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n12-136