Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Ivana Márcia Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paiva, Anselmo Cardoso de, Pereira, Ana Beatriz Soares, Silva, Matheus Alberto Menezes, Silva, Matheus Gabriel Monteles da, Mendes, Kleyciane Dutra
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n6-041
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992
Resumo: Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvido em projeto de Iniciação Científica em Nível Médio. Neste artigo, são identificadas algumas armadilhas de acessibilidade escolar que funcionam como barreiras físicas, algumas vezes imperceptíveis, dificultando o acesso e utilização de ambientes escolares por pessoas com alguma deficiência física, como os desníveis de piso, maçanetas, portas, janelas, interruptores, bebedouros, sanitários, válvulas de descarga, torneiras, lavatórios e papeleiras. O estudo possibilitou identificar os variados modelos desses elementos utilizados em escolas públicas e particulares, além de apontar os modelos mais adequados para a escola inclusiva. A metodologia adotada é pesquisa por observação direta, seguida de revisão bibliográfica e análise qualitativa, baseada em evidências científicas consistentes sobre a usabilidade dos elementos físicos comuns aos ambientes escolares.
id VERACRUZ-0_99aada9088d8ca8d696ce684a3864ab8
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10992
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environmentsacessibilidadeinclusão escolardesign universal.Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvido em projeto de Iniciação Científica em Nível Médio. Neste artigo, são identificadas algumas armadilhas de acessibilidade escolar que funcionam como barreiras físicas, algumas vezes imperceptíveis, dificultando o acesso e utilização de ambientes escolares por pessoas com alguma deficiência física, como os desníveis de piso, maçanetas, portas, janelas, interruptores, bebedouros, sanitários, válvulas de descarga, torneiras, lavatórios e papeleiras. O estudo possibilitou identificar os variados modelos desses elementos utilizados em escolas públicas e particulares, além de apontar os modelos mais adequados para a escola inclusiva. A metodologia adotada é pesquisa por observação direta, seguida de revisão bibliográfica e análise qualitativa, baseada em evidências científicas consistentes sobre a usabilidade dos elementos físicos comuns aos ambientes escolares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1099210.34117/bjdv6n6-041Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33311-33324Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33311-33324Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33311-333242525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992/9203Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Ivana Márcia OliveiraPaiva, Anselmo Cardoso dePereira, Ana Beatriz SoaresSilva, Matheus Alberto MenezesSilva, Matheus Gabriel Monteles daMendes, Kleyciane Dutra2020-07-21T19:01:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10992Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:59.709179Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
title Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
spellingShingle Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
Maia, Ivana Márcia Oliveira
acessibilidade
inclusão escolar
design universal.
Maia, Ivana Márcia Oliveira
acessibilidade
inclusão escolar
design universal.
title_short Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
title_full Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
title_fullStr Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
title_full_unstemmed Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
title_sort Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
author Maia, Ivana Márcia Oliveira
author_facet Maia, Ivana Márcia Oliveira
Maia, Ivana Márcia Oliveira
Paiva, Anselmo Cardoso de
Pereira, Ana Beatriz Soares
Silva, Matheus Alberto Menezes
Silva, Matheus Gabriel Monteles da
Mendes, Kleyciane Dutra
Paiva, Anselmo Cardoso de
Pereira, Ana Beatriz Soares
Silva, Matheus Alberto Menezes
Silva, Matheus Gabriel Monteles da
Mendes, Kleyciane Dutra
author_role author
author2 Paiva, Anselmo Cardoso de
Pereira, Ana Beatriz Soares
Silva, Matheus Alberto Menezes
Silva, Matheus Gabriel Monteles da
Mendes, Kleyciane Dutra
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Ivana Márcia Oliveira
Paiva, Anselmo Cardoso de
Pereira, Ana Beatriz Soares
Silva, Matheus Alberto Menezes
Silva, Matheus Gabriel Monteles da
Mendes, Kleyciane Dutra
dc.subject.por.fl_str_mv acessibilidade
inclusão escolar
design universal.
topic acessibilidade
inclusão escolar
design universal.
description Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvido em projeto de Iniciação Científica em Nível Médio. Neste artigo, são identificadas algumas armadilhas de acessibilidade escolar que funcionam como barreiras físicas, algumas vezes imperceptíveis, dificultando o acesso e utilização de ambientes escolares por pessoas com alguma deficiência física, como os desníveis de piso, maçanetas, portas, janelas, interruptores, bebedouros, sanitários, válvulas de descarga, torneiras, lavatórios e papeleiras. O estudo possibilitou identificar os variados modelos desses elementos utilizados em escolas públicas e particulares, além de apontar os modelos mais adequados para a escola inclusiva. A metodologia adotada é pesquisa por observação direta, seguida de revisão bibliográfica e análise qualitativa, baseada em evidências científicas consistentes sobre a usabilidade dos elementos físicos comuns aos ambientes escolares.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992
10.34117/bjdv6n6-041
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992/9203
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33311-33324
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33311-33324
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33311-33324
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183726269857792
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n6-041