Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n6-041 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992 |
Resumo: | Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvido em projeto de Iniciação Científica em Nível Médio. Neste artigo, são identificadas algumas armadilhas de acessibilidade escolar que funcionam como barreiras físicas, algumas vezes imperceptíveis, dificultando o acesso e utilização de ambientes escolares por pessoas com alguma deficiência física, como os desníveis de piso, maçanetas, portas, janelas, interruptores, bebedouros, sanitários, válvulas de descarga, torneiras, lavatórios e papeleiras. O estudo possibilitou identificar os variados modelos desses elementos utilizados em escolas públicas e particulares, além de apontar os modelos mais adequados para a escola inclusiva. A metodologia adotada é pesquisa por observação direta, seguida de revisão bibliográfica e análise qualitativa, baseada em evidências científicas consistentes sobre a usabilidade dos elementos físicos comuns aos ambientes escolares. |
id |
VERACRUZ-0_99aada9088d8ca8d696ce684a3864ab8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10992 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environmentsacessibilidadeinclusão escolardesign universal.Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvido em projeto de Iniciação Científica em Nível Médio. Neste artigo, são identificadas algumas armadilhas de acessibilidade escolar que funcionam como barreiras físicas, algumas vezes imperceptíveis, dificultando o acesso e utilização de ambientes escolares por pessoas com alguma deficiência física, como os desníveis de piso, maçanetas, portas, janelas, interruptores, bebedouros, sanitários, válvulas de descarga, torneiras, lavatórios e papeleiras. O estudo possibilitou identificar os variados modelos desses elementos utilizados em escolas públicas e particulares, além de apontar os modelos mais adequados para a escola inclusiva. A metodologia adotada é pesquisa por observação direta, seguida de revisão bibliográfica e análise qualitativa, baseada em evidências científicas consistentes sobre a usabilidade dos elementos físicos comuns aos ambientes escolares.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1099210.34117/bjdv6n6-041Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33311-33324Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33311-33324Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33311-333242525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992/9203Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaia, Ivana Márcia OliveiraPaiva, Anselmo Cardoso dePereira, Ana Beatriz SoaresSilva, Matheus Alberto MenezesSilva, Matheus Gabriel Monteles daMendes, Kleyciane Dutra2020-07-21T19:01:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10992Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:59.709179Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments |
title |
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments |
spellingShingle |
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments Maia, Ivana Márcia Oliveira acessibilidade inclusão escolar design universal. Maia, Ivana Márcia Oliveira acessibilidade inclusão escolar design universal. |
title_short |
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments |
title_full |
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments |
title_fullStr |
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments |
title_full_unstemmed |
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments |
title_sort |
Identificação de barreiras físicas em ambientes escolares / Identification of physical barriers in school environments |
author |
Maia, Ivana Márcia Oliveira |
author_facet |
Maia, Ivana Márcia Oliveira Maia, Ivana Márcia Oliveira Paiva, Anselmo Cardoso de Pereira, Ana Beatriz Soares Silva, Matheus Alberto Menezes Silva, Matheus Gabriel Monteles da Mendes, Kleyciane Dutra Paiva, Anselmo Cardoso de Pereira, Ana Beatriz Soares Silva, Matheus Alberto Menezes Silva, Matheus Gabriel Monteles da Mendes, Kleyciane Dutra |
author_role |
author |
author2 |
Paiva, Anselmo Cardoso de Pereira, Ana Beatriz Soares Silva, Matheus Alberto Menezes Silva, Matheus Gabriel Monteles da Mendes, Kleyciane Dutra |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Maia, Ivana Márcia Oliveira Paiva, Anselmo Cardoso de Pereira, Ana Beatriz Soares Silva, Matheus Alberto Menezes Silva, Matheus Gabriel Monteles da Mendes, Kleyciane Dutra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
acessibilidade inclusão escolar design universal. |
topic |
acessibilidade inclusão escolar design universal. |
description |
Este trabalho é resultado de pesquisa desenvolvido em projeto de Iniciação Científica em Nível Médio. Neste artigo, são identificadas algumas armadilhas de acessibilidade escolar que funcionam como barreiras físicas, algumas vezes imperceptíveis, dificultando o acesso e utilização de ambientes escolares por pessoas com alguma deficiência física, como os desníveis de piso, maçanetas, portas, janelas, interruptores, bebedouros, sanitários, válvulas de descarga, torneiras, lavatórios e papeleiras. O estudo possibilitou identificar os variados modelos desses elementos utilizados em escolas públicas e particulares, além de apontar os modelos mais adequados para a escola inclusiva. A metodologia adotada é pesquisa por observação direta, seguida de revisão bibliográfica e análise qualitativa, baseada em evidências científicas consistentes sobre a usabilidade dos elementos físicos comuns aos ambientes escolares. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992 10.34117/bjdv6n6-041 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10992/9203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 33311-33324 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 33311-33324 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 33311-33324 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183726269857792 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-041 |