Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10084/4592 https://doi.org/10.1590/1980531410084 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67987 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo. |
id |
UFSP_5ce6241d13486f3b092f9aff048bc132 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br/:11600/67987 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusãoInclusive education: Differences among access, accessibility and inclusionAcessoAcessibilidadeInclusãoDesign universalO objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.Não recebi financiamentoFundação Carlos Chagashttp://lattes.cnpq.br/6855478178963979Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]2023-06-15T21:08:58Z2023-06-15T21:08:58Z2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion16application/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10084/4592Freitas, M. C. de. (2023). Educação inclusiva: Diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos de Pesquisa, 53, Artigo e10084. https://doi.org/10.1590/1980531410084https://doi.org/10.1590/1980531410084https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67987porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T20:35:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67987Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T20:35:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão Inclusive education: Differences among access, accessibility and inclusion |
title |
Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão |
spellingShingle |
Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP] Acesso Acessibilidade Inclusão Design universal |
title_short |
Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão |
title_full |
Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão |
title_fullStr |
Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão |
title_sort |
Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão |
author |
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP] |
author_facet |
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6855478178963979 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Acesso Acessibilidade Inclusão Design universal |
topic |
Acesso Acessibilidade Inclusão Design universal |
description |
O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-15T21:08:58Z 2023-06-15T21:08:58Z 2023-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10084/4592 Freitas, M. C. de. (2023). Educação inclusiva: Diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos de Pesquisa, 53, Artigo e10084. https://doi.org/10.1590/1980531410084 https://doi.org/10.1590/1980531410084 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67987 |
url |
https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10084/4592 https://doi.org/10.1590/1980531410084 https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67987 |
identifier_str_mv |
Freitas, M. C. de. (2023). Educação inclusiva: Diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos de Pesquisa, 53, Artigo e10084. https://doi.org/10.1590/1980531410084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
16 application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
publisher.none.fl_str_mv |
Fundação Carlos Chagas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca.csp@unifesp.br |
_version_ |
1814268460301025280 |