Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10084/4592
https://doi.org/10.1590/1980531410084
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67987
Resumo: O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.
id UFSP_5ce6241d13486f3b092f9aff048bc132
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/67987
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusãoInclusive education: Differences among access, accessibility and inclusionAcessoAcessibilidadeInclusãoDesign universalO objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.Não recebi financiamentoFundação Carlos Chagashttp://lattes.cnpq.br/6855478178963979Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]2023-06-15T21:08:58Z2023-06-15T21:08:58Z2023-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion16application/pdfhttps://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10084/4592Freitas, M. C. de. (2023). Educação inclusiva: Diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos de Pesquisa, 53, Artigo e10084. https://doi.org/10.1590/1980531410084https://doi.org/10.1590/1980531410084https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67987porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T20:35:42Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/67987Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T20:35:42Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
Inclusive education: Differences among access, accessibility and inclusion
title Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
spellingShingle Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
Acesso
Acessibilidade
Inclusão
Design universal
title_short Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
title_full Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
title_fullStr Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
title_full_unstemmed Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
title_sort Educação inclusiva: Diferenças entre acesso,acessibilidade e inclusão
author Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
author_facet Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6855478178963979
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Marcos Cezar de [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Acesso
Acessibilidade
Inclusão
Design universal
topic Acesso
Acessibilidade
Inclusão
Design universal
description O objetivo deste artigo é diferenciar acesso, acessibilidade e inclusão, partindo do pressuposto de que tais categorias têm sido utilizadas como se fossem sinônimas na escolarização de pessoas com deficiência. A construção dessa sinonímia é analisada e criticada. Para demonstrar as diferenças epistemológicas, pedagógicas e políticas dessas categorias que são estruturantes da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, metodologicamente foram recuperadas as propostas de design universal, analisando-as com a contribuição de autores brasileiros e estrangeiros. Nos diferentes modos de interpretar o uso do design, a especificidade da inclusão emerge como potência política. A conclusão é que, na singularidade da inclusão, reside a possibilidade de projetar a escola como ecossistema inclusivo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-15T21:08:58Z
2023-06-15T21:08:58Z
2023-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10084/4592
Freitas, M. C. de. (2023). Educação inclusiva: Diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos de Pesquisa, 53, Artigo e10084. https://doi.org/10.1590/1980531410084
https://doi.org/10.1590/1980531410084
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67987
url https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/10084/4592
https://doi.org/10.1590/1980531410084
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/67987
identifier_str_mv Freitas, M. C. de. (2023). Educação inclusiva: Diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos de Pesquisa, 53, Artigo e10084. https://doi.org/10.1590/1980531410084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 16
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268460301025280