Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Marla Vieira Moreira de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Abreu, Márcia Kelma de Alencar, Nascimento, Tatiane Patrícia Santos, Silva, Ana Paula Bento da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48625
Resumo: A inclusão no ensino superior pressupõe o acesso e a permanência do aluno surdo na instituição, sendo que dessa forma o direito a educação é garantido. Neste sentido o professor assim como todos que compõem a instituição tem um fundamental papel de promover a inclusão nos diversos âmbitos da Universidade. A estrutura física deve ser adequada para promover a quebra de barreiras físicas, bem como as posturas anticapacitistas que contribuem para a quebra de barreiras atitudinais. Todavia, tais práticas envolvem o conhecimento de leis, conscientização e conhecimentos sobre a surdez.  Desta forma o presente trabalho teve como objetivo principal analisar as ações desenvolvidas pelos docentes em suas aulas para contemplar as necessidades do aluno surdo. A pesquisa contou com um total de 13 (treze) respondentes. Os professores foram identificados em cada semestre pelos códigos P1, P2, P3, P4, P5 e P6...P13, seguidos pelos períodos 2019.1, 2020.1, 2020.2. Esperasse que os apontamentos aqui destacados contribuam de forma significativa para o fazer da inclusão nos diversos  meios em específico na sala de aula e no ensino superior da Universidade Regional do Cariri (URCA). Conclui-se que a oferta de condições de ensino adequadas torna possível que todos os indivíduos aprendam independente das suas especificidades. Ressalta-se ainda que para o alcance dos objetivos educacionais, é imprescindível a efetivação das normativas já existentes, pois este é um dos caminhos para garantir o cumprimento do direito à educação a todos.
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