Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n5-570 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48625 |
Resumo: | A inclusão no ensino superior pressupõe o acesso e a permanência do aluno surdo na instituição, sendo que dessa forma o direito a educação é garantido. Neste sentido o professor assim como todos que compõem a instituição tem um fundamental papel de promover a inclusão nos diversos âmbitos da Universidade. A estrutura física deve ser adequada para promover a quebra de barreiras físicas, bem como as posturas anticapacitistas que contribuem para a quebra de barreiras atitudinais. Todavia, tais práticas envolvem o conhecimento de leis, conscientização e conhecimentos sobre a surdez. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo principal analisar as ações desenvolvidas pelos docentes em suas aulas para contemplar as necessidades do aluno surdo. A pesquisa contou com um total de 13 (treze) respondentes. Os professores foram identificados em cada semestre pelos códigos P1, P2, P3, P4, P5 e P6...P13, seguidos pelos períodos 2019.1, 2020.1, 2020.2. Esperasse que os apontamentos aqui destacados contribuam de forma significativa para o fazer da inclusão nos diversos meios em específico na sala de aula e no ensino superior da Universidade Regional do Cariri (URCA). Conclui-se que a oferta de condições de ensino adequadas torna possível que todos os indivíduos aprendam independente das suas especificidades. Ressalta-se ainda que para o alcance dos objetivos educacionais, é imprescindível a efetivação das normativas já existentes, pois este é um dos caminhos para garantir o cumprimento do direito à educação a todos. |
id |
VERACRUZ-0_9a6c88a78e97a5b072af71c4746d7ba6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48625 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCAinclusãoprática docentealuno surdoeducação superior.A inclusão no ensino superior pressupõe o acesso e a permanência do aluno surdo na instituição, sendo que dessa forma o direito a educação é garantido. Neste sentido o professor assim como todos que compõem a instituição tem um fundamental papel de promover a inclusão nos diversos âmbitos da Universidade. A estrutura física deve ser adequada para promover a quebra de barreiras físicas, bem como as posturas anticapacitistas que contribuem para a quebra de barreiras atitudinais. Todavia, tais práticas envolvem o conhecimento de leis, conscientização e conhecimentos sobre a surdez. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo principal analisar as ações desenvolvidas pelos docentes em suas aulas para contemplar as necessidades do aluno surdo. A pesquisa contou com um total de 13 (treze) respondentes. Os professores foram identificados em cada semestre pelos códigos P1, P2, P3, P4, P5 e P6...P13, seguidos pelos períodos 2019.1, 2020.1, 2020.2. Esperasse que os apontamentos aqui destacados contribuam de forma significativa para o fazer da inclusão nos diversos meios em específico na sala de aula e no ensino superior da Universidade Regional do Cariri (URCA). Conclui-se que a oferta de condições de ensino adequadas torna possível que todos os indivíduos aprendam independente das suas especificidades. Ressalta-se ainda que para o alcance dos objetivos educacionais, é imprescindível a efetivação das normativas já existentes, pois este é um dos caminhos para garantir o cumprimento do direito à educação a todos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4862510.34117/bjdv8n5-570Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41427-41439Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41427-41439Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41427-414392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48625/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Marla Vieira Moreira deAbreu, Márcia Kelma de AlencarNascimento, Tatiane Patrícia SantosSilva, Ana Paula Bento da2022-06-01T11:50:40Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48625Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:23.493659Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA |
title |
Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA |
spellingShingle |
Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA Oliveira, Marla Vieira Moreira de inclusão prática docente aluno surdo educação superior. Oliveira, Marla Vieira Moreira de inclusão prática docente aluno surdo educação superior. |
title_short |
Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA |
title_full |
Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA |
title_fullStr |
Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA |
title_full_unstemmed |
Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA |
title_sort |
Prática docente e inclusão de um aluno surdo na universidade regional do Cariri – URCA / Teaching practice and inclusion of a deaf student at the regional university of Cariri – URCA |
author |
Oliveira, Marla Vieira Moreira de |
author_facet |
Oliveira, Marla Vieira Moreira de Oliveira, Marla Vieira Moreira de Abreu, Márcia Kelma de Alencar Nascimento, Tatiane Patrícia Santos Silva, Ana Paula Bento da Abreu, Márcia Kelma de Alencar Nascimento, Tatiane Patrícia Santos Silva, Ana Paula Bento da |
author_role |
author |
author2 |
Abreu, Márcia Kelma de Alencar Nascimento, Tatiane Patrícia Santos Silva, Ana Paula Bento da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marla Vieira Moreira de Abreu, Márcia Kelma de Alencar Nascimento, Tatiane Patrícia Santos Silva, Ana Paula Bento da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
inclusão prática docente aluno surdo educação superior. |
topic |
inclusão prática docente aluno surdo educação superior. |
description |
A inclusão no ensino superior pressupõe o acesso e a permanência do aluno surdo na instituição, sendo que dessa forma o direito a educação é garantido. Neste sentido o professor assim como todos que compõem a instituição tem um fundamental papel de promover a inclusão nos diversos âmbitos da Universidade. A estrutura física deve ser adequada para promover a quebra de barreiras físicas, bem como as posturas anticapacitistas que contribuem para a quebra de barreiras atitudinais. Todavia, tais práticas envolvem o conhecimento de leis, conscientização e conhecimentos sobre a surdez. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo principal analisar as ações desenvolvidas pelos docentes em suas aulas para contemplar as necessidades do aluno surdo. A pesquisa contou com um total de 13 (treze) respondentes. Os professores foram identificados em cada semestre pelos códigos P1, P2, P3, P4, P5 e P6...P13, seguidos pelos períodos 2019.1, 2020.1, 2020.2. Esperasse que os apontamentos aqui destacados contribuam de forma significativa para o fazer da inclusão nos diversos meios em específico na sala de aula e no ensino superior da Universidade Regional do Cariri (URCA). Conclui-se que a oferta de condições de ensino adequadas torna possível que todos os indivíduos aprendam independente das suas especificidades. Ressalta-se ainda que para o alcance dos objetivos educacionais, é imprescindível a efetivação das normativas já existentes, pois este é um dos caminhos para garantir o cumprimento do direito à educação a todos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48625 10.34117/bjdv8n5-570 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48625 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-570 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48625/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 41427-41439 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 41427-41439 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 41427-41439 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183677825646592 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-570 |