Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Marcela Cristina de Castro
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Rocha, Ana Carolina Dornelas Rodrigues, Barbosa, Rodrigo Rocha
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46301
Resumo: Desde o princípio da agricultura até a urbanização contemporânea, o ser humano foi perdendo o contato cotidiano que tinha com as plantas. A perda dessa proximidade com o Reino Vegetal, atrelado a outros fatores históricos, culturais,  educacionais, biológicos e sociais,  foi responsável pelo surgimento do fenômeno chamado Cegueira Botânica, definido pela incapacidade de perceber as plantas ao redor, e pode trazer prejuízos para a vida em geral. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar o diagnóstico do fenômeno, bem como verificar sua taxa de incidência, nos corpos discentes e docentes dos cursos de Graduação do campus Olezio Galotti do UniFOA. Para o referido diagnóstico, foram elaborados questionários, aplicados de forma virtual, cujas respostas demonstraram que uma pequena fração dos participantes apresentam sintomas desse fenômeno; contudo, essa taxa já se faz suficiente para alertar sobre a necessidade de mudança frente ao cenário atual de desastres ambientais, que pode ser conseguido a partir da conscientização das pessoas sobre a importância das plantas ao seu redor.
id VERACRUZ-0_9ab13e91e7f1a72242878980dea1629e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46301
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOAidentificaçãovegetaçãoconhecimentos botânicosconscientização.Desde o princípio da agricultura até a urbanização contemporânea, o ser humano foi perdendo o contato cotidiano que tinha com as plantas. A perda dessa proximidade com o Reino Vegetal, atrelado a outros fatores históricos, culturais,  educacionais, biológicos e sociais,  foi responsável pelo surgimento do fenômeno chamado Cegueira Botânica, definido pela incapacidade de perceber as plantas ao redor, e pode trazer prejuízos para a vida em geral. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar o diagnóstico do fenômeno, bem como verificar sua taxa de incidência, nos corpos discentes e docentes dos cursos de Graduação do campus Olezio Galotti do UniFOA. Para o referido diagnóstico, foram elaborados questionários, aplicados de forma virtual, cujas respostas demonstraram que uma pequena fração dos participantes apresentam sintomas desse fenômeno; contudo, essa taxa já se faz suficiente para alertar sobre a necessidade de mudança frente ao cenário atual de desastres ambientais, que pode ser conseguido a partir da conscientização das pessoas sobre a importância das plantas ao seu redor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4630110.34117/bjdv8n4-172Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25231-25240Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25231-25240Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25231-252402525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46301/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Marcela Cristina de CastroRocha, Ana Carolina Dornelas RodriguesBarbosa, Rodrigo Rocha2022-06-22T19:40:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46301Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:25.001588Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA
title Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA
spellingShingle Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA
Silva, Marcela Cristina de Castro
identificação
vegetação
conhecimentos botânicos
conscientização.
title_short Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA
title_full Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA
title_fullStr Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA
title_full_unstemmed Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA
title_sort Diagnóstico da cegueira botânica entre discentes e docentes do campus Olezio Galotti – UniFOA/ Diagnosis of plant blindness among students and teachers of the Olezio Galotti campus – UniFOA
author Silva, Marcela Cristina de Castro
author_facet Silva, Marcela Cristina de Castro
Rocha, Ana Carolina Dornelas Rodrigues
Barbosa, Rodrigo Rocha
author_role author
author2 Rocha, Ana Carolina Dornelas Rodrigues
Barbosa, Rodrigo Rocha
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Marcela Cristina de Castro
Rocha, Ana Carolina Dornelas Rodrigues
Barbosa, Rodrigo Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv identificação
vegetação
conhecimentos botânicos
conscientização.
topic identificação
vegetação
conhecimentos botânicos
conscientização.
description Desde o princípio da agricultura até a urbanização contemporânea, o ser humano foi perdendo o contato cotidiano que tinha com as plantas. A perda dessa proximidade com o Reino Vegetal, atrelado a outros fatores históricos, culturais,  educacionais, biológicos e sociais,  foi responsável pelo surgimento do fenômeno chamado Cegueira Botânica, definido pela incapacidade de perceber as plantas ao redor, e pode trazer prejuízos para a vida em geral. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo realizar o diagnóstico do fenômeno, bem como verificar sua taxa de incidência, nos corpos discentes e docentes dos cursos de Graduação do campus Olezio Galotti do UniFOA. Para o referido diagnóstico, foram elaborados questionários, aplicados de forma virtual, cujas respostas demonstraram que uma pequena fração dos participantes apresentam sintomas desse fenômeno; contudo, essa taxa já se faz suficiente para alertar sobre a necessidade de mudança frente ao cenário atual de desastres ambientais, que pode ser conseguido a partir da conscientização das pessoas sobre a importância das plantas ao seu redor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46301
10.34117/bjdv8n4-172
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46301
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-172
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46301/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 25231-25240
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 25231-25240
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 25231-25240
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645591309189120