A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Luciana de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Loureiro, Robson Carlos, Soares, Deyse Mara Romualdo, Teles, Gabriela, Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255
Resumo:  O objetivo deste trabalho consiste em descrever como a integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido abordada nas matrizes curriculares das Licenciaturas em Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Foi desenvolvido Estudo de Caso, em que as matrizes curriculares de quatorze (14) cursos de Licenciatura foram analisadas, observando-se as disciplinas que relacionam Docência e TDICs. Procedeu-se com a triangulação de dados, com base na quantidade de disciplinas por curso; no tipo de disciplina; e nos semestres em que são ofertadas. Verificou-se a existência de um número reduzido de disciplinas, sendo a sua maioria optativa e cursada nos últimos semestres dos cursos.
id VERACRUZ-0_9ae6f7c722d6de85fafd82affaba8b65
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31255
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in BrazilDocênciaTecnologia DigitalMatriz CurricularLicenciatura. O objetivo deste trabalho consiste em descrever como a integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido abordada nas matrizes curriculares das Licenciaturas em Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Foi desenvolvido Estudo de Caso, em que as matrizes curriculares de quatorze (14) cursos de Licenciatura foram analisadas, observando-se as disciplinas que relacionam Docência e TDICs. Procedeu-se com a triangulação de dados, com base na quantidade de disciplinas por curso; no tipo de disciplina; e nos semestres em que são ofertadas. Verificou-se a existência de um número reduzido de disciplinas, sendo a sua maioria optativa e cursada nos últimos semestres dos cursos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3125510.34117/bjdv7n6-280Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 58017-58030Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 58017-58030Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 58017-580302525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson CarlosSoares, Deyse Mara RomualdoTeles, GabrielaSena, Thayana Brunna Queiroz Lima2021-09-21T11:05:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31255Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:32.926161Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil
title A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil
spellingShingle A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil
Lima, Luciana de
Docência
Tecnologia Digital
Matriz Curricular
Licenciatura.
title_short A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil
title_full A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil
title_fullStr A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil
title_full_unstemmed A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil
title_sort A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil
author Lima, Luciana de
author_facet Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
Soares, Deyse Mara Romualdo
Teles, Gabriela
Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima
author_role author
author2 Loureiro, Robson Carlos
Soares, Deyse Mara Romualdo
Teles, Gabriela
Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Luciana de
Loureiro, Robson Carlos
Soares, Deyse Mara Romualdo
Teles, Gabriela
Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Tecnologia Digital
Matriz Curricular
Licenciatura.
topic Docência
Tecnologia Digital
Matriz Curricular
Licenciatura.
description  O objetivo deste trabalho consiste em descrever como a integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido abordada nas matrizes curriculares das Licenciaturas em Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Foi desenvolvido Estudo de Caso, em que as matrizes curriculares de quatorze (14) cursos de Licenciatura foram analisadas, observando-se as disciplinas que relacionam Docência e TDICs. Procedeu-se com a triangulação de dados, com base na quantidade de disciplinas por curso; no tipo de disciplina; e nos semestres em que são ofertadas. Verificou-se a existência de um número reduzido de disciplinas, sendo a sua maioria optativa e cursada nos últimos semestres dos cursos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255
10.34117/bjdv7n6-280
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n6-280
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 58017-58030
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 58017-58030
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 58017-58030
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645537639923712