A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho consiste em descrever como a integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido abordada nas matrizes curriculares das Licenciaturas em Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Foi desenvolvido Estudo de Caso, em que as matrizes curriculares de quatorze (14) cursos de Licenciatura foram analisadas, observando-se as disciplinas que relacionam Docência e TDICs. Procedeu-se com a triangulação de dados, com base na quantidade de disciplinas por curso; no tipo de disciplina; e nos semestres em que são ofertadas. Verificou-se a existência de um número reduzido de disciplinas, sendo a sua maioria optativa e cursada nos últimos semestres dos cursos. |
id |
VERACRUZ-0_9ae6f7c722d6de85fafd82affaba8b65 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31255 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in BrazilDocênciaTecnologia DigitalMatriz CurricularLicenciatura. O objetivo deste trabalho consiste em descrever como a integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido abordada nas matrizes curriculares das Licenciaturas em Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Foi desenvolvido Estudo de Caso, em que as matrizes curriculares de quatorze (14) cursos de Licenciatura foram analisadas, observando-se as disciplinas que relacionam Docência e TDICs. Procedeu-se com a triangulação de dados, com base na quantidade de disciplinas por curso; no tipo de disciplina; e nos semestres em que são ofertadas. Verificou-se a existência de um número reduzido de disciplinas, sendo a sua maioria optativa e cursada nos últimos semestres dos cursos.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-06-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3125510.34117/bjdv7n6-280Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 58017-58030Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 58017-58030Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 58017-580302525-876110.34117/bjdv.v7i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Luciana deLoureiro, Robson CarlosSoares, Deyse Mara RomualdoTeles, GabrielaSena, Thayana Brunna Queiroz Lima2021-09-21T11:05:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/31255Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:16:32.926161Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil |
title |
A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil |
spellingShingle |
A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil Lima, Luciana de Docência Tecnologia Digital Matriz Curricular Licenciatura. |
title_short |
A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil |
title_full |
A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil |
title_fullStr |
A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil |
title_full_unstemmed |
A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil |
title_sort |
A relação entre Docência e Tecnologias Digitais nas Matrizes Curriculares dos cursos de Licenciatura de Instituição Pública de Ensino Superior no Brasil / The relationship between Teaching and Digital Technologies in the Curriculum Matrices of Licentiate Degree courses in a Public Institution of Higher Education in Brazil |
author |
Lima, Luciana de |
author_facet |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos Soares, Deyse Mara Romualdo Teles, Gabriela Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima |
author_role |
author |
author2 |
Loureiro, Robson Carlos Soares, Deyse Mara Romualdo Teles, Gabriela Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Luciana de Loureiro, Robson Carlos Soares, Deyse Mara Romualdo Teles, Gabriela Sena, Thayana Brunna Queiroz Lima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Tecnologia Digital Matriz Curricular Licenciatura. |
topic |
Docência Tecnologia Digital Matriz Curricular Licenciatura. |
description |
O objetivo deste trabalho consiste em descrever como a integração entre Docência e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) tem sido abordada nas matrizes curriculares das Licenciaturas em Instituição Pública de Ensino Superior (IPES). Foi desenvolvido Estudo de Caso, em que as matrizes curriculares de quatorze (14) cursos de Licenciatura foram analisadas, observando-se as disciplinas que relacionam Docência e TDICs. Procedeu-se com a triangulação de dados, com base na quantidade de disciplinas por curso; no tipo de disciplina; e nos semestres em que são ofertadas. Verificou-se a existência de um número reduzido de disciplinas, sendo a sua maioria optativa e cursada nos últimos semestres dos cursos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255 10.34117/bjdv7n6-280 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n6-280 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/31255/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 6 (2021); 58017-58030 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 6 (2021); 58017-58030 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 6 (2021); 58017-58030 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645537639923712 |