A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ezequiel Moura dos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santana, Marcielle dos Santos, Freitas, Simone Souza de, Galdino, Nayane Nayara do Nascimento, Santos, Karolayne Gabriele Araújo, Neta, Beatriz Mendes, Cruz, Saulo César dos Santos, Silva, Maria das Dores Miranda da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19679
Resumo: O pré-natal é uma oportunidade dos homens adentrarem nos serviços de saúde e fortalecerem o vínculo paternal antes e após o nascimento. Nesse sentido, educação em saúde exige a construção de pensamento crítico e reflexivo, possibilitando propor práticas transformadoras, de modo a permitir que os envolvidos tenham autonomia na construção do conhecimento. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que teve como base a execução de ações educativas em saúde sobre o Pré-natal do Parceiro na cidade de Solidão (PE) em 2019, com foco na formação coletiva. As ações ocorreram entre os meses de janeiro e fevereiro e o público alvo foram os moradores da população adscrita. A intervenção comunitária foi dividida sistematicamente em três oficinas de caráter lúdico-reflexivo por meio de roda de discussão, palestras, dinâmicas e cine-debate. Como resultado, observou-se que a presença do parceiro durante o pré-natal é essencial para a promoção de saúde e prevenção das doenças para pai-mãe-filho, além de contribuir no processo de formação de educação em saúde na comunidade. Portanto, têm-se que as ações se mostraram efetivas para a formação da população, em especial àquelas que estão no período gravídico-puerperal, pois a educação em saúde qualifica os formadores de opinião.
id VERACRUZ-0_9b73e43bb841e82403499f07199fb9b7
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19679
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this processSaúde do HomemPré-NatalEducação em SaúdeTrinômioParticipação Social.O pré-natal é uma oportunidade dos homens adentrarem nos serviços de saúde e fortalecerem o vínculo paternal antes e após o nascimento. Nesse sentido, educação em saúde exige a construção de pensamento crítico e reflexivo, possibilitando propor práticas transformadoras, de modo a permitir que os envolvidos tenham autonomia na construção do conhecimento. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que teve como base a execução de ações educativas em saúde sobre o Pré-natal do Parceiro na cidade de Solidão (PE) em 2019, com foco na formação coletiva. As ações ocorreram entre os meses de janeiro e fevereiro e o público alvo foram os moradores da população adscrita. A intervenção comunitária foi dividida sistematicamente em três oficinas de caráter lúdico-reflexivo por meio de roda de discussão, palestras, dinâmicas e cine-debate. Como resultado, observou-se que a presença do parceiro durante o pré-natal é essencial para a promoção de saúde e prevenção das doenças para pai-mãe-filho, além de contribuir no processo de formação de educação em saúde na comunidade. Portanto, têm-se que as ações se mostraram efetivas para a formação da população, em especial àquelas que estão no período gravídico-puerperal, pois a educação em saúde qualifica os formadores de opinião.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-11-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1967910.34117/bjdv6n11-199Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 86808-86818Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 86808-86818Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 86808-868182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19679/15770Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Ezequiel Moura dosSantana, Marcielle dos SantosFreitas, Simone Souza deGaldino, Nayane Nayara do NascimentoSantos, Karolayne Gabriele AraújoNeta, Beatriz MendesCruz, Saulo César dos SantosSilva, Maria das Dores Miranda da2020-12-16T11:07:58Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/19679Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:07.797799Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this process
title A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this process
spellingShingle A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this process
Santos, Ezequiel Moura dos
Saúde do Homem
Pré-Natal
Educação em Saúde
Trinômio
Participação Social.
title_short A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this process
title_full A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this process
title_fullStr A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this process
title_full_unstemmed A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this process
title_sort A importância do Pré-natal do Parceiro para a vinculação do trinômio: A educação popular em saúde como facilitadora deste processo / The importance of the Partner's Prenatal care for linking the trinomial: a popular health education as a facilitator of this process
author Santos, Ezequiel Moura dos
author_facet Santos, Ezequiel Moura dos
Santana, Marcielle dos Santos
Freitas, Simone Souza de
Galdino, Nayane Nayara do Nascimento
Santos, Karolayne Gabriele Araújo
Neta, Beatriz Mendes
Cruz, Saulo César dos Santos
Silva, Maria das Dores Miranda da
author_role author
author2 Santana, Marcielle dos Santos
Freitas, Simone Souza de
Galdino, Nayane Nayara do Nascimento
Santos, Karolayne Gabriele Araújo
Neta, Beatriz Mendes
Cruz, Saulo César dos Santos
Silva, Maria das Dores Miranda da
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ezequiel Moura dos
Santana, Marcielle dos Santos
Freitas, Simone Souza de
Galdino, Nayane Nayara do Nascimento
Santos, Karolayne Gabriele Araújo
Neta, Beatriz Mendes
Cruz, Saulo César dos Santos
Silva, Maria das Dores Miranda da
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde do Homem
Pré-Natal
Educação em Saúde
Trinômio
Participação Social.
topic Saúde do Homem
Pré-Natal
Educação em Saúde
Trinômio
Participação Social.
description O pré-natal é uma oportunidade dos homens adentrarem nos serviços de saúde e fortalecerem o vínculo paternal antes e após o nascimento. Nesse sentido, educação em saúde exige a construção de pensamento crítico e reflexivo, possibilitando propor práticas transformadoras, de modo a permitir que os envolvidos tenham autonomia na construção do conhecimento. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência que teve como base a execução de ações educativas em saúde sobre o Pré-natal do Parceiro na cidade de Solidão (PE) em 2019, com foco na formação coletiva. As ações ocorreram entre os meses de janeiro e fevereiro e o público alvo foram os moradores da população adscrita. A intervenção comunitária foi dividida sistematicamente em três oficinas de caráter lúdico-reflexivo por meio de roda de discussão, palestras, dinâmicas e cine-debate. Como resultado, observou-se que a presença do parceiro durante o pré-natal é essencial para a promoção de saúde e prevenção das doenças para pai-mãe-filho, além de contribuir no processo de formação de educação em saúde na comunidade. Portanto, têm-se que as ações se mostraram efetivas para a formação da população, em especial àquelas que estão no período gravídico-puerperal, pois a educação em saúde qualifica os formadores de opinião.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19679
10.34117/bjdv6n11-199
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19679
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n11-199
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/19679/15770
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 11 (2020); 86808-86818
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 11 (2020); 86808-86818
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 11 (2020); 86808-86818
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645490718244864