Tipificação e considerações sobre consumidores de mel e seus hábitos de consumo utilizando a internet como ambiente de entrevista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Silvana Miranda
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Lourenço, Daiane Magalhães, Farinazzi-Machado, Flavia Maria Vasques, Pardo, Renata Bonini, Dorta, Claudia, Shigematsu, Elke, Giannoni , Juliana Audi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv10n1-052
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/66249
Resumo: O mel é um alimento natural, altamente nutritivo e com expressivas propriedades terapêuticas. Esta pesquisa teve por objetivos tipificar o perfil e identificar o conhecimento dos consumidores de mel. Foi aplicado um questionário investigativo virtual contendo 21 questões elaborado por meio do aplicativo Microsoft Forms, sendo abordado temas sobre hábitos de consumo do mel, frequência, formas de uso, critérios e locais de compra, propriedades medicinais, conhecimento sobre as abelhas nativas sem ferrão. O estudo teve aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo seres humanos da Fatec Marília-SP. Participaram deste estudo 171 consumidores, categorizados em sua maioria entre 26 a 55 anos. Os resultados demonstraram que 73,1% dos entrevistados consomem mel, embora apenas 9,3% afirmaram fazer o uso diário deste alimento e 20% utilizam-no semanalmente. As principais formas de consumo citadas referem-se a alimento (33%) e medicamento (32%), e quanto aos critérios para compra apontaram o preço (24%), qualidade conhecida (22,7%), procedência (22%) e marca (14,1%). Quanto os locais de compra, boa parte declarou comprar mel direto dos produtores (26,3%) e em supermercados (25%), e quanto ao preço, apenas 30% afirmaram ser um produto caro. Apesar do consumo, 49,12% dos entrevistados referiram não conhecer as propriedades medicinais do mel. A pesquisa demonstrou baixo consumo diário de mel na população estudada, identificando os critérios para sua compra, e ainda a falta de conhecimento acerca de suas propriedades benéficas. Desta forma, sugere-se a necessidade de divulgação sobre seus benefícios, incluindo as diferenças entre as características de abelhas nativas e europeias africanizadas produtoras de mel. 
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