Iniciação científica e tecnológica no Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Roraima: um panorama entre 2015 e 2019: Scientific and technological initiation in the Federal Institute of Education, science and technology of Roraima: an overview between 2015 and 2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Mesquita, Patrícia Paiva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sbaraini, Fabiana Leticia, Ferreira, Daniele Sayuri Fujita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50668
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar os percursos de oferta e produção oriundos dos programas institucionais de iniciação científica e tecnológica do IFRR no período de 2015 a 2019. A pesquisa se baseou na análise das informações de documentos disponíveis no site institucional do IFRR, assim como dos currículos dos orientadores disponíveis no banco de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A partir do levantamento preliminar realizado, obteve-se o total de 289 projetos desenvolvidos. Os resultados indicam que a maioria dos projetos foram desenvolvidos por estudantes matriculados no ensino superior do IFRR/CBV, já nas unidades localizadas no interior do estado de Roraima a maior parcela de pesquisas foi desenvolvida por estudantes matriculados no ensino médio, especialmente relacionadas à área de ciências agrárias. Quanto aos estudantes participantes, de forma geral, registrou-se a presença feminina com maior representatividade, contudo em projetos executados nas áreas de ciências agrárias, ciências exatas e da terra e engenharias registrou-se predominância de estudantes do sexo masculino. Os orientadores destes programas são maioria do sexo masculino, mestres com atuação nas áreas de ciências agrárias e ciências humanas. A participação de estudantes e servidores do IFRR ainda é baixa, comparada ao número de estudantes matriculados e servidores que atendem os requisitos. Neste sentido, ainda é necessário maior sensibilização quanto ao engajamento da comunidade acadêmica da instituição pesquisada no que se refere à participação em programas de pesquisa com ou sem fomento interno ou externo, objetivando com isso maior visibilidade da produção científica e tecnológica na região Norte do país.
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A pesquisa se baseou na análise das informações de documentos disponíveis no site institucional do IFRR, assim como dos currículos dos orientadores disponíveis no banco de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A partir do levantamento preliminar realizado, obteve-se o total de 289 projetos desenvolvidos. Os resultados indicam que a maioria dos projetos foram desenvolvidos por estudantes matriculados no ensino superior do IFRR/CBV, já nas unidades localizadas no interior do estado de Roraima a maior parcela de pesquisas foi desenvolvida por estudantes matriculados no ensino médio, especialmente relacionadas à área de ciências agrárias. Quanto aos estudantes participantes, de forma geral, registrou-se a presença feminina com maior representatividade, contudo em projetos executados nas áreas de ciências agrárias, ciências exatas e da terra e engenharias registrou-se predominância de estudantes do sexo masculino. 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A pesquisa se baseou na análise das informações de documentos disponíveis no site institucional do IFRR, assim como dos currículos dos orientadores disponíveis no banco de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A partir do levantamento preliminar realizado, obteve-se o total de 289 projetos desenvolvidos. Os resultados indicam que a maioria dos projetos foram desenvolvidos por estudantes matriculados no ensino superior do IFRR/CBV, já nas unidades localizadas no interior do estado de Roraima a maior parcela de pesquisas foi desenvolvida por estudantes matriculados no ensino médio, especialmente relacionadas à área de ciências agrárias. Quanto aos estudantes participantes, de forma geral, registrou-se a presença feminina com maior representatividade, contudo em projetos executados nas áreas de ciências agrárias, ciências exatas e da terra e engenharias registrou-se predominância de estudantes do sexo masculino. Os orientadores destes programas são maioria do sexo masculino, mestres com atuação nas áreas de ciências agrárias e ciências humanas. A participação de estudantes e servidores do IFRR ainda é baixa, comparada ao número de estudantes matriculados e servidores que atendem os requisitos. Neste sentido, ainda é necessário maior sensibilização quanto ao engajamento da comunidade acadêmica da instituição pesquisada no que se refere à participação em programas de pesquisa com ou sem fomento interno ou externo, objetivando com isso maior visibilidade da produção científica e tecnológica na região Norte do país.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5066810.34117/bjdv8n7-337Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 54151-54165Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 54151-54165Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 54151-541652525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50668/38059Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Mesquita, Patrícia PaivaSbaraini, Fabiana LeticiaFerreira, Daniele Sayuri Fujita2022-07-28T14:01:55Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50668Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:09.992148Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
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