Pokémon Go como estratégia de marketing: Como as empresas usam o jogo mobile para atrair clientes / Pokémon Go as a Marketing Strategy: How Companies Use Mobile Gaming to Attract Customers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrocinio, Gabriel da Costa
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6118
Resumo: O artigo pretende abordar a utilização do jogo mobile Pokémon Go como estratégia de marketing pelas empresas para engajar e atrair clientes. O jogo consiste na necessidade de se locomover com o smartphone pela cidade em busca de capturar os bichinhos virtuais utilizando a tecnologia de realidade aumentada. Nessa jornada, os jogadores passam por diversos pontos estratégicos graças ao sistema de geolocalização, no qual o mapa sinaliza os lugares com maiores aglomerações de Pokémon para serem capturados. Com isso, as marcas são capazes de criar estratégias para atrair esses jogadores que podem ser possíveis consumidores para sua loja física, criando eventos, utilizando itens e outros recursos que o próprio jogo oferece que ajudam a atrair Pokémon e aumentar o fluxo de pessoas em um determinado local. Dividimos o artigo em três etapas: a apresentação do Pokémon e o fenômeno e popularização desse produto; o jogo mobile Pokémon Go e suas tecnologias; a utilização do jogo pelas empresas como estratégia de marketing, apresentando alguns estudos de caso de sucesso com esse recurso. Com isso, apresentaremos nossas considerações finais e mostraremos como é possível incorporar os jogos como ferramentas de engajamento de consumidores.
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