Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human Rights

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Fernanda Priscila Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33420
Resumo: O presente artigo tem como ponto de partida e análise a experiência profissional. Apresento a partir de minha narrativa elementos percebidos no processo de construção do exercício docente e do compromisso com a educação inclusiva na perspectiva da luta dos direitos humanos. Algumas questões emergem deste relato como centrais no debate: primeiro, refletir sobre a educação inclusiva no âmbito da luta pelos direitos humanos, neste sentido, a educação é direitos de todas as pessoas; segundo, pensar a educação inclusiva considerando o debate acerca da diferença e das multiplicidades no processo de inclusão escolar e terceiro, propor um debate que considere a inclusão como caminhos a serem construídos cotidianamente. 
id VERACRUZ-0_9f2f64d68f9accccdc4229487b2248e0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33420
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human RightsEducação EspecialEducação InclusivaDireitos Humanos.O presente artigo tem como ponto de partida e análise a experiência profissional. Apresento a partir de minha narrativa elementos percebidos no processo de construção do exercício docente e do compromisso com a educação inclusiva na perspectiva da luta dos direitos humanos. Algumas questões emergem deste relato como centrais no debate: primeiro, refletir sobre a educação inclusiva no âmbito da luta pelos direitos humanos, neste sentido, a educação é direitos de todas as pessoas; segundo, pensar a educação inclusiva considerando o debate acerca da diferença e das multiplicidades no processo de inclusão escolar e terceiro, propor um debate que considere a inclusão como caminhos a serem construídos cotidianamente. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3342010.34117/bjdv7n7-528Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 73938-73953Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 73938-73953Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 73938-739532525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33420/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fernanda Priscila Alves2021-09-14T13:00:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/33420Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:17:34.809869Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human Rights
title Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human Rights
spellingShingle Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human Rights
da Silva, Fernanda Priscila Alves
Educação Especial
Educação Inclusiva
Direitos Humanos.
title_short Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human Rights
title_full Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human Rights
title_fullStr Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human Rights
title_full_unstemmed Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human Rights
title_sort Educação Inclusiva e Direitos Humanos / Inclusive Education and Human Rights
author da Silva, Fernanda Priscila Alves
author_facet da Silva, Fernanda Priscila Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Fernanda Priscila Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Educação Inclusiva
Direitos Humanos.
topic Educação Especial
Educação Inclusiva
Direitos Humanos.
description O presente artigo tem como ponto de partida e análise a experiência profissional. Apresento a partir de minha narrativa elementos percebidos no processo de construção do exercício docente e do compromisso com a educação inclusiva na perspectiva da luta dos direitos humanos. Algumas questões emergem deste relato como centrais no debate: primeiro, refletir sobre a educação inclusiva no âmbito da luta pelos direitos humanos, neste sentido, a educação é direitos de todas as pessoas; segundo, pensar a educação inclusiva considerando o debate acerca da diferença e das multiplicidades no processo de inclusão escolar e terceiro, propor um debate que considere a inclusão como caminhos a serem construídos cotidianamente. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33420
10.34117/bjdv7n7-528
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33420
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n7-528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33420/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 7 (2021); 73938-73953
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 7 (2021); 73938-73953
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 7 (2021); 73938-73953
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645548254658560