Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Aragão, Hian Melo
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: de Souza, Anderson Ribeiro, Rafael, Charlâni Ferreira Batista
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677
Resumo: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, resultado de uma atividade planejada durante as aulas do Componente Curricular Didática da Matemática na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, do município de Barreiras, Bahia. Faz parte da pesquisa que está sendo realizada pela professora do componente em seu doutorado no PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Barreiras, Bahia, na resolução de questões da Prova Brasil do 5º ano, considerando os níveis de demandas cognitivas das tarefas matemáticas. Por meio da experiência vivenciada e dos dados coletados durante as aulas, foi possível constatar a importância de professores buscarem se aperfeiçoar, inovando as metodologias desenvolvidas com os estudantes. O foco desse trabalho são as tarefas propostas e o papel que estas possuem na aprendizagem matemática.
id VERACRUZ-0_9f80cb48df592090d5ec2e1ae9887351
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40677
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasksNíveis de demanda cognitivadesempenhotarefas matemáticas.O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, resultado de uma atividade planejada durante as aulas do Componente Curricular Didática da Matemática na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, do município de Barreiras, Bahia. Faz parte da pesquisa que está sendo realizada pela professora do componente em seu doutorado no PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Barreiras, Bahia, na resolução de questões da Prova Brasil do 5º ano, considerando os níveis de demandas cognitivas das tarefas matemáticas. Por meio da experiência vivenciada e dos dados coletados durante as aulas, foi possível constatar a importância de professores buscarem se aperfeiçoar, inovando as metodologias desenvolvidas com os estudantes. O foco desse trabalho são as tarefas propostas e o papel que estas possuem na aprendizagem matemática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4067710.34117/bjdv7n12-121Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111819-111830Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111819-111830Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111819-1118302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aragão, Hian Melode Souza, Anderson RibeiroRafael, Charlâni Ferreira Batista2022-04-12T00:05:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40677Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:09.782288Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks
title Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks
spellingShingle Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks
de Aragão, Hian Melo
Níveis de demanda cognitiva
desempenho
tarefas matemáticas.
title_short Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks
title_full Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks
title_fullStr Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks
title_full_unstemmed Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks
title_sort Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks
author de Aragão, Hian Melo
author_facet de Aragão, Hian Melo
de Souza, Anderson Ribeiro
Rafael, Charlâni Ferreira Batista
author_role author
author2 de Souza, Anderson Ribeiro
Rafael, Charlâni Ferreira Batista
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Aragão, Hian Melo
de Souza, Anderson Ribeiro
Rafael, Charlâni Ferreira Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Níveis de demanda cognitiva
desempenho
tarefas matemáticas.
topic Níveis de demanda cognitiva
desempenho
tarefas matemáticas.
description O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, resultado de uma atividade planejada durante as aulas do Componente Curricular Didática da Matemática na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, do município de Barreiras, Bahia. Faz parte da pesquisa que está sendo realizada pela professora do componente em seu doutorado no PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Barreiras, Bahia, na resolução de questões da Prova Brasil do 5º ano, considerando os níveis de demandas cognitivas das tarefas matemáticas. Por meio da experiência vivenciada e dos dados coletados durante as aulas, foi possível constatar a importância de professores buscarem se aperfeiçoar, inovando as metodologias desenvolvidas com os estudantes. O foco desse trabalho são as tarefas propostas e o papel que estas possuem na aprendizagem matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677
10.34117/bjdv7n12-121
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-121
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111819-111830
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111819-111830
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111819-111830
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645570324037632