Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677 |
Resumo: | O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, resultado de uma atividade planejada durante as aulas do Componente Curricular Didática da Matemática na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, do município de Barreiras, Bahia. Faz parte da pesquisa que está sendo realizada pela professora do componente em seu doutorado no PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Barreiras, Bahia, na resolução de questões da Prova Brasil do 5º ano, considerando os níveis de demandas cognitivas das tarefas matemáticas. Por meio da experiência vivenciada e dos dados coletados durante as aulas, foi possível constatar a importância de professores buscarem se aperfeiçoar, inovando as metodologias desenvolvidas com os estudantes. O foco desse trabalho são as tarefas propostas e o papel que estas possuem na aprendizagem matemática. |
id |
VERACRUZ-0_9f80cb48df592090d5ec2e1ae9887351 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40677 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasksNíveis de demanda cognitivadesempenhotarefas matemáticas.O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, resultado de uma atividade planejada durante as aulas do Componente Curricular Didática da Matemática na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, do município de Barreiras, Bahia. Faz parte da pesquisa que está sendo realizada pela professora do componente em seu doutorado no PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Barreiras, Bahia, na resolução de questões da Prova Brasil do 5º ano, considerando os níveis de demandas cognitivas das tarefas matemáticas. Por meio da experiência vivenciada e dos dados coletados durante as aulas, foi possível constatar a importância de professores buscarem se aperfeiçoar, inovando as metodologias desenvolvidas com os estudantes. O foco desse trabalho são as tarefas propostas e o papel que estas possuem na aprendizagem matemática.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4067710.34117/bjdv7n12-121Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111819-111830Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111819-111830Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111819-1118302525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Aragão, Hian Melode Souza, Anderson RibeiroRafael, Charlâni Ferreira Batista2022-04-12T00:05:50Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40677Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:09.782288Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks |
title |
Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks |
spellingShingle |
Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks de Aragão, Hian Melo Níveis de demanda cognitiva desempenho tarefas matemáticas. |
title_short |
Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks |
title_full |
Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks |
title_fullStr |
Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks |
title_full_unstemmed |
Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks |
title_sort |
Desempenho dos estudantes do 6º ano na resolução de questões da prova brasil, considerando os níveis de demanda cognitivas das tarefas / Performance of 6th grade students in solving questions of the brazil exam, considering the levels of cognitive demand of the tasks |
author |
de Aragão, Hian Melo |
author_facet |
de Aragão, Hian Melo de Souza, Anderson Ribeiro Rafael, Charlâni Ferreira Batista |
author_role |
author |
author2 |
de Souza, Anderson Ribeiro Rafael, Charlâni Ferreira Batista |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Aragão, Hian Melo de Souza, Anderson Ribeiro Rafael, Charlâni Ferreira Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Níveis de demanda cognitiva desempenho tarefas matemáticas. |
topic |
Níveis de demanda cognitiva desempenho tarefas matemáticas. |
description |
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência, resultado de uma atividade planejada durante as aulas do Componente Curricular Didática da Matemática na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus IX, do município de Barreiras, Bahia. Faz parte da pesquisa que está sendo realizada pela professora do componente em seu doutorado no PPGECIM (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática). Teve como objetivo analisar o desempenho de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal na cidade de Barreiras, Bahia, na resolução de questões da Prova Brasil do 5º ano, considerando os níveis de demandas cognitivas das tarefas matemáticas. Por meio da experiência vivenciada e dos dados coletados durante as aulas, foi possível constatar a importância de professores buscarem se aperfeiçoar, inovando as metodologias desenvolvidas com os estudantes. O foco desse trabalho são as tarefas propostas e o papel que estas possuem na aprendizagem matemática. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677 10.34117/bjdv7n12-121 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n12-121 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40677/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111819-111830 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111819-111830 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111819-111830 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645570324037632 |