Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431 |
Resumo: | As dificuldades ou distúrbios de aprendizagem muito afetam o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança, gerando problemas escolares, como o fracasso escolar, e até mesmo problemas no seu convívio em sociedade, pois, muitas vezes, a criança com dificuldades é tratada por incapaz ou preguiçosa. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar os efeitos da dislalia e dislexia na aprendizagem da criança, buscando estratégias de intervenção que possibilitem sua aprendizagem da mesma forma que as demais crianças. Para tal, partiu de uma metodologia de revisão bibliográfica, coletando dados e informações relacionados ao tema e analisando-os com uma abordagem qualitativa. Dessa forma, pode-se concluir que, primeiramente, a participação do professor e da família da criança, para a identificação e análise da situação de dificuldade enfrentada por esta, é essencial. Ainda, a motivação mostra-se um fator fundamental. E, por fim, a aplicação de métodos de ensino por meio de diferentes materiais de ensino, jogos e brincadeiras, pode, em muito, cooperar para um melhor desempenho acadêmico e aprendizagem do aluno com dislalia e dislexia. |
id |
VERACRUZ-0_a01667b19c7831e0a9ffc6febc987803 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51431 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexiadificuldades de aprendizagemdislaliaDislexiaestratégias de intervençãoAs dificuldades ou distúrbios de aprendizagem muito afetam o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança, gerando problemas escolares, como o fracasso escolar, e até mesmo problemas no seu convívio em sociedade, pois, muitas vezes, a criança com dificuldades é tratada por incapaz ou preguiçosa. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar os efeitos da dislalia e dislexia na aprendizagem da criança, buscando estratégias de intervenção que possibilitem sua aprendizagem da mesma forma que as demais crianças. Para tal, partiu de uma metodologia de revisão bibliográfica, coletando dados e informações relacionados ao tema e analisando-os com uma abordagem qualitativa. Dessa forma, pode-se concluir que, primeiramente, a participação do professor e da família da criança, para a identificação e análise da situação de dificuldade enfrentada por esta, é essencial. Ainda, a motivação mostra-se um fator fundamental. E, por fim, a aplicação de métodos de ensino por meio de diferentes materiais de ensino, jogos e brincadeiras, pode, em muito, cooperar para um melhor desempenho acadêmico e aprendizagem do aluno com dislalia e dislexia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5143110.34117/bjdv8n8-266Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-589662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431/38584Copyright (c) 2022 Bernard Pereira Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Bernard Pereira2022-08-29T14:58:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51431Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:27.900908Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia |
title |
Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia Almeida, Bernard Pereira dificuldades de aprendizagem dislalia Dislexia estratégias de intervenção |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia |
author |
Almeida, Bernard Pereira |
author_facet |
Almeida, Bernard Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Bernard Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dificuldades de aprendizagem dislalia Dislexia estratégias de intervenção |
topic |
dificuldades de aprendizagem dislalia Dislexia estratégias de intervenção |
description |
As dificuldades ou distúrbios de aprendizagem muito afetam o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança, gerando problemas escolares, como o fracasso escolar, e até mesmo problemas no seu convívio em sociedade, pois, muitas vezes, a criança com dificuldades é tratada por incapaz ou preguiçosa. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar os efeitos da dislalia e dislexia na aprendizagem da criança, buscando estratégias de intervenção que possibilitem sua aprendizagem da mesma forma que as demais crianças. Para tal, partiu de uma metodologia de revisão bibliográfica, coletando dados e informações relacionados ao tema e analisando-os com uma abordagem qualitativa. Dessa forma, pode-se concluir que, primeiramente, a participação do professor e da família da criança, para a identificação e análise da situação de dificuldade enfrentada por esta, é essencial. Ainda, a motivação mostra-se um fator fundamental. E, por fim, a aplicação de métodos de ensino por meio de diferentes materiais de ensino, jogos e brincadeiras, pode, em muito, cooperar para um melhor desempenho acadêmico e aprendizagem do aluno com dislalia e dislexia. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431 10.34117/bjdv8n8-266 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n8-266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431/38584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bernard Pereira Almeida info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Bernard Pereira Almeida |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645609426485248 |