Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Bernard Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431
Resumo: As dificuldades ou distúrbios de aprendizagem muito afetam o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança, gerando problemas escolares, como o fracasso escolar, e até mesmo problemas no seu convívio em sociedade, pois, muitas vezes, a criança com dificuldades é tratada por incapaz ou preguiçosa. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar os efeitos da dislalia e dislexia na aprendizagem da criança, buscando estratégias de intervenção que possibilitem sua aprendizagem da mesma forma que as demais crianças. Para tal, partiu de uma metodologia de revisão bibliográfica, coletando dados e informações relacionados ao tema e analisando-os com uma abordagem qualitativa. Dessa forma, pode-se concluir que, primeiramente, a participação do professor e da família da criança, para a identificação e análise da situação de dificuldade enfrentada por esta, é essencial. Ainda, a motivação mostra-se um fator fundamental. E, por fim, a aplicação de métodos de ensino por meio de diferentes materiais de ensino, jogos e brincadeiras, pode, em muito, cooperar para um melhor desempenho acadêmico e aprendizagem do aluno com dislalia e dislexia.
id VERACRUZ-0_a01667b19c7831e0a9ffc6febc987803
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51431
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexiadificuldades de aprendizagemdislaliaDislexiaestratégias de intervençãoAs dificuldades ou distúrbios de aprendizagem muito afetam o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança, gerando problemas escolares, como o fracasso escolar, e até mesmo problemas no seu convívio em sociedade, pois, muitas vezes, a criança com dificuldades é tratada por incapaz ou preguiçosa. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar os efeitos da dislalia e dislexia na aprendizagem da criança, buscando estratégias de intervenção que possibilitem sua aprendizagem da mesma forma que as demais crianças. Para tal, partiu de uma metodologia de revisão bibliográfica, coletando dados e informações relacionados ao tema e analisando-os com uma abordagem qualitativa. Dessa forma, pode-se concluir que, primeiramente, a participação do professor e da família da criança, para a identificação e análise da situação de dificuldade enfrentada por esta, é essencial. Ainda, a motivação mostra-se um fator fundamental. E, por fim, a aplicação de métodos de ensino por meio de diferentes materiais de ensino, jogos e brincadeiras, pode, em muito, cooperar para um melhor desempenho acadêmico e aprendizagem do aluno com dislalia e dislexia.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-08-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5143110.34117/bjdv8n8-266Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-589662525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431/38584Copyright (c) 2022 Bernard Pereira Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Bernard Pereira2022-08-29T14:58:15Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/51431Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:27.900908Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia
title Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia
Almeida, Bernard Pereira
dificuldades de aprendizagem
dislalia
Dislexia
estratégias de intervenção
title_short Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia
title_full Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia
title_sort Dificuldades de aprendizagem: estratégias de intervenção na dislalia e Dislexia: Learning disabilities: intervention strategies in dyslalia and Dyslexia
author Almeida, Bernard Pereira
author_facet Almeida, Bernard Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Bernard Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv dificuldades de aprendizagem
dislalia
Dislexia
estratégias de intervenção
topic dificuldades de aprendizagem
dislalia
Dislexia
estratégias de intervenção
description As dificuldades ou distúrbios de aprendizagem muito afetam o desenvolvimento da aprendizagem de uma criança, gerando problemas escolares, como o fracasso escolar, e até mesmo problemas no seu convívio em sociedade, pois, muitas vezes, a criança com dificuldades é tratada por incapaz ou preguiçosa. Nesse contexto, o presente estudo teve como principal objetivo analisar os efeitos da dislalia e dislexia na aprendizagem da criança, buscando estratégias de intervenção que possibilitem sua aprendizagem da mesma forma que as demais crianças. Para tal, partiu de uma metodologia de revisão bibliográfica, coletando dados e informações relacionados ao tema e analisando-os com uma abordagem qualitativa. Dessa forma, pode-se concluir que, primeiramente, a participação do professor e da família da criança, para a identificação e análise da situação de dificuldade enfrentada por esta, é essencial. Ainda, a motivação mostra-se um fator fundamental. E, por fim, a aplicação de métodos de ensino por meio de diferentes materiais de ensino, jogos e brincadeiras, pode, em muito, cooperar para um melhor desempenho acadêmico e aprendizagem do aluno com dislalia e dislexia.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431
10.34117/bjdv8n8-266
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n8-266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/51431/38584
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Bernard Pereira Almeida
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Bernard Pereira Almeida
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 8 (2022); 58955-58966
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645609426485248