Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como foco investigar os avanços e dificuldades enfrentados pelas crianças com dislexia e dislalia na inclusão escolar, destacando suas necessidades e possibilidades nesse processo. A coleta de dados se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de documentos e trabalhos acadêmicos nas bases de dados da internet, com análise de conteúdo do tipo qualitativa descritiva. Com o surgimento das leis de inclusão surgiram muitas dúvidas no meio educacional em relação ao atendimento educacional nas escolas e os alunos com dislexia ainda enfrentam muitas dificuldades em sua inclusão porque é uma deficiência que não é facilmente diagnosticada. Apesar do tempo da existência das leis de inclusão no Brasil, ainda existem muitas dificuldades para a efetiva prática inclusiva. Os alunos com dislexia necessitam de um atendimento com práticas metodológicas especiais para que eles consigam aprender a ler e escrever. |
id |
VERACRUZ-0_c2bf9a31620be41dcc1c8dcc9e4e6bc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5592 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practiceDislexiaDislaliaInclusão EscolarDesafios.A presente pesquisa teve como foco investigar os avanços e dificuldades enfrentados pelas crianças com dislexia e dislalia na inclusão escolar, destacando suas necessidades e possibilidades nesse processo. A coleta de dados se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de documentos e trabalhos acadêmicos nas bases de dados da internet, com análise de conteúdo do tipo qualitativa descritiva. Com o surgimento das leis de inclusão surgiram muitas dúvidas no meio educacional em relação ao atendimento educacional nas escolas e os alunos com dislexia ainda enfrentam muitas dificuldades em sua inclusão porque é uma deficiência que não é facilmente diagnosticada. Apesar do tempo da existência das leis de inclusão no Brasil, ainda existem muitas dificuldades para a efetiva prática inclusiva. Os alunos com dislexia necessitam de um atendimento com práticas metodológicas especiais para que eles consigam aprender a ler e escrever.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/559210.34117/bjdv5n12-281Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32009-32018Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32009-32018Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32009-320182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592/5064Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Gustavo de LimaSilva, Roseane Maria da CostaCoutinho, Diógenes José Gusmão2021-07-15T20:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5592Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:24.686959Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice |
title |
Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice |
spellingShingle |
Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice Souza, Gustavo de Lima Dislexia Dislalia Inclusão Escolar Desafios. |
title_short |
Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice |
title_full |
Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice |
title_fullStr |
Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice |
title_full_unstemmed |
Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice |
title_sort |
Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice |
author |
Souza, Gustavo de Lima |
author_facet |
Souza, Gustavo de Lima Silva, Roseane Maria da Costa Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Roseane Maria da Costa Coutinho, Diógenes José Gusmão |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Gustavo de Lima Silva, Roseane Maria da Costa Coutinho, Diógenes José Gusmão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dislexia Dislalia Inclusão Escolar Desafios. |
topic |
Dislexia Dislalia Inclusão Escolar Desafios. |
description |
A presente pesquisa teve como foco investigar os avanços e dificuldades enfrentados pelas crianças com dislexia e dislalia na inclusão escolar, destacando suas necessidades e possibilidades nesse processo. A coleta de dados se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de documentos e trabalhos acadêmicos nas bases de dados da internet, com análise de conteúdo do tipo qualitativa descritiva. Com o surgimento das leis de inclusão surgiram muitas dúvidas no meio educacional em relação ao atendimento educacional nas escolas e os alunos com dislexia ainda enfrentam muitas dificuldades em sua inclusão porque é uma deficiência que não é facilmente diagnosticada. Apesar do tempo da existência das leis de inclusão no Brasil, ainda existem muitas dificuldades para a efetiva prática inclusiva. Os alunos com dislexia necessitam de um atendimento com práticas metodológicas especiais para que eles consigam aprender a ler e escrever. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592 10.34117/bjdv5n12-281 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-281 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592/5064 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32009-32018 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32009-32018 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32009-32018 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645434339459072 |