Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Gustavo de Lima
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Silva, Roseane Maria da Costa, Coutinho, Diógenes José Gusmão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592
Resumo: A presente pesquisa teve como foco investigar os avanços e dificuldades enfrentados pelas crianças com dislexia e dislalia na inclusão escolar, destacando suas necessidades e possibilidades nesse processo. A coleta de dados se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de documentos e trabalhos acadêmicos nas bases de dados da internet, com análise de conteúdo do tipo qualitativa descritiva. Com o surgimento das leis de inclusão surgiram muitas dúvidas no meio educacional em relação ao atendimento educacional nas escolas e os alunos com dislexia ainda enfrentam muitas dificuldades em sua inclusão porque é uma deficiência que não é facilmente diagnosticada. Apesar do tempo da existência das leis de inclusão no Brasil, ainda existem muitas dificuldades para a efetiva prática inclusiva. Os alunos com dislexia necessitam de um atendimento com práticas metodológicas especiais para que eles consigam aprender a ler e escrever.
id VERACRUZ-0_c2bf9a31620be41dcc1c8dcc9e4e6bc0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5592
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practiceDislexiaDislaliaInclusão EscolarDesafios.A presente pesquisa teve como foco investigar os avanços e dificuldades enfrentados pelas crianças com dislexia e dislalia na inclusão escolar, destacando suas necessidades e possibilidades nesse processo. A coleta de dados se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de documentos e trabalhos acadêmicos nas bases de dados da internet, com análise de conteúdo do tipo qualitativa descritiva. Com o surgimento das leis de inclusão surgiram muitas dúvidas no meio educacional em relação ao atendimento educacional nas escolas e os alunos com dislexia ainda enfrentam muitas dificuldades em sua inclusão porque é uma deficiência que não é facilmente diagnosticada. Apesar do tempo da existência das leis de inclusão no Brasil, ainda existem muitas dificuldades para a efetiva prática inclusiva. Os alunos com dislexia necessitam de um atendimento com práticas metodológicas especiais para que eles consigam aprender a ler e escrever.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/559210.34117/bjdv5n12-281Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32009-32018Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32009-32018Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32009-320182525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592/5064Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Gustavo de LimaSilva, Roseane Maria da CostaCoutinho, Diógenes José Gusmão2021-07-15T20:44:51Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5592Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:24.686959Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice
title Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice
spellingShingle Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice
Souza, Gustavo de Lima
Dislexia
Dislalia
Inclusão Escolar
Desafios.
title_short Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice
title_full Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice
title_fullStr Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice
title_full_unstemmed Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice
title_sort Dislexia e dislalia: necessidades e possibilidades na prática inclusiva/ Dyslexia and dyslalia: needs and possibilities in inclusive practice
author Souza, Gustavo de Lima
author_facet Souza, Gustavo de Lima
Silva, Roseane Maria da Costa
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author_role author
author2 Silva, Roseane Maria da Costa
Coutinho, Diógenes José Gusmão
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Gustavo de Lima
Silva, Roseane Maria da Costa
Coutinho, Diógenes José Gusmão
dc.subject.por.fl_str_mv Dislexia
Dislalia
Inclusão Escolar
Desafios.
topic Dislexia
Dislalia
Inclusão Escolar
Desafios.
description A presente pesquisa teve como foco investigar os avanços e dificuldades enfrentados pelas crianças com dislexia e dislalia na inclusão escolar, destacando suas necessidades e possibilidades nesse processo. A coleta de dados se desenvolveu através de pesquisa bibliográfica sobre o tema em estudo e busca de documentos e trabalhos acadêmicos nas bases de dados da internet, com análise de conteúdo do tipo qualitativa descritiva. Com o surgimento das leis de inclusão surgiram muitas dúvidas no meio educacional em relação ao atendimento educacional nas escolas e os alunos com dislexia ainda enfrentam muitas dificuldades em sua inclusão porque é uma deficiência que não é facilmente diagnosticada. Apesar do tempo da existência das leis de inclusão no Brasil, ainda existem muitas dificuldades para a efetiva prática inclusiva. Os alunos com dislexia necessitam de um atendimento com práticas metodológicas especiais para que eles consigam aprender a ler e escrever.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592
10.34117/bjdv5n12-281
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5592/5064
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 32009-32018
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 32009-32018
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 32009-32018
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645434339459072