Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belon, Felipe dos Santos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Carneiro, Cássio Lopes, Santos, Daniela Batista, Santana, Joalisson Bahia, Mesquita, Antonia Natanayana Lima, Silva, Felipe Henrique Santana da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo socializar algumas atividades desenvolvidas no projeto intitulado “Matemática é Show”, realizado por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Entre os propósitos desse projeto, destacamos a utilização de atividades lúdicas para o ensino de Matemática, demonstrando aos estudantes da educação básica e à sociedade, que a Matemática está presente no seu dia-a-dia e pode ser aprendida de forma simples e descontraída. Assim, apresentamos os jogos: da “Onça”, “Avança com o Resto” e o “Jogo da Travessia”, que envolvem raciocínio lógico, estratégias de jogo e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Podemos afirmar que, o público se sentiu mais atraído pela Matemática apresentada de forma lúdica e divertida, bem como, percebemos possibilidades de desenvolver um ensino para além de práticas meramente mecânicas.
id VERACRUZ-0_a097d6f4f7d4d71aea62a8b1f45f0497
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24850
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategyMatemáticaLudicidadeRaciocínio lógicoEnsinoAprendizagem.O presente trabalho tem como objetivo socializar algumas atividades desenvolvidas no projeto intitulado “Matemática é Show”, realizado por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Entre os propósitos desse projeto, destacamos a utilização de atividades lúdicas para o ensino de Matemática, demonstrando aos estudantes da educação básica e à sociedade, que a Matemática está presente no seu dia-a-dia e pode ser aprendida de forma simples e descontraída. Assim, apresentamos os jogos: da “Onça”, “Avança com o Resto” e o “Jogo da Travessia”, que envolvem raciocínio lógico, estratégias de jogo e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Podemos afirmar que, o público se sentiu mais atraído pela Matemática apresentada de forma lúdica e divertida, bem como, percebemos possibilidades de desenvolver um ensino para além de práticas meramente mecânicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2485010.34117/bjdv7n2-338Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16657-16671Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16657-16671Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16657-166712525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850/19816Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelon, Felipe dos SantosCarneiro, Cássio LopesSantos, Daniela BatistaSantana, Joalisson BahiaMesquita, Antonia Natanayana LimaSilva, Felipe Henrique Santana da2022-06-24T19:06:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24850Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:36.855842Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy
title Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy
spellingShingle Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy
Belon, Felipe dos Santos
Matemática
Ludicidade
Raciocínio lógico
Ensino
Aprendizagem.
title_short Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy
title_full Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy
title_fullStr Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy
title_full_unstemmed Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy
title_sort Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy
author Belon, Felipe dos Santos
author_facet Belon, Felipe dos Santos
Carneiro, Cássio Lopes
Santos, Daniela Batista
Santana, Joalisson Bahia
Mesquita, Antonia Natanayana Lima
Silva, Felipe Henrique Santana da
author_role author
author2 Carneiro, Cássio Lopes
Santos, Daniela Batista
Santana, Joalisson Bahia
Mesquita, Antonia Natanayana Lima
Silva, Felipe Henrique Santana da
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belon, Felipe dos Santos
Carneiro, Cássio Lopes
Santos, Daniela Batista
Santana, Joalisson Bahia
Mesquita, Antonia Natanayana Lima
Silva, Felipe Henrique Santana da
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Ludicidade
Raciocínio lógico
Ensino
Aprendizagem.
topic Matemática
Ludicidade
Raciocínio lógico
Ensino
Aprendizagem.
description O presente trabalho tem como objetivo socializar algumas atividades desenvolvidas no projeto intitulado “Matemática é Show”, realizado por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Entre os propósitos desse projeto, destacamos a utilização de atividades lúdicas para o ensino de Matemática, demonstrando aos estudantes da educação básica e à sociedade, que a Matemática está presente no seu dia-a-dia e pode ser aprendida de forma simples e descontraída. Assim, apresentamos os jogos: da “Onça”, “Avança com o Resto” e o “Jogo da Travessia”, que envolvem raciocínio lógico, estratégias de jogo e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Podemos afirmar que, o público se sentiu mais atraído pela Matemática apresentada de forma lúdica e divertida, bem como, percebemos possibilidades de desenvolver um ensino para além de práticas meramente mecânicas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850
10.34117/bjdv7n2-338
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n2-338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850/19816
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16657-16671
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16657-16671
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16657-16671
2525-8761
10.34117/bjdv.v7i2
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645512052572160