Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo socializar algumas atividades desenvolvidas no projeto intitulado “Matemática é Show”, realizado por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Entre os propósitos desse projeto, destacamos a utilização de atividades lúdicas para o ensino de Matemática, demonstrando aos estudantes da educação básica e à sociedade, que a Matemática está presente no seu dia-a-dia e pode ser aprendida de forma simples e descontraída. Assim, apresentamos os jogos: da “Onça”, “Avança com o Resto” e o “Jogo da Travessia”, que envolvem raciocínio lógico, estratégias de jogo e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Podemos afirmar que, o público se sentiu mais atraído pela Matemática apresentada de forma lúdica e divertida, bem como, percebemos possibilidades de desenvolver um ensino para além de práticas meramente mecânicas. |
id |
VERACRUZ-0_a097d6f4f7d4d71aea62a8b1f45f0497 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24850 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategyMatemáticaLudicidadeRaciocínio lógicoEnsinoAprendizagem.O presente trabalho tem como objetivo socializar algumas atividades desenvolvidas no projeto intitulado “Matemática é Show”, realizado por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Entre os propósitos desse projeto, destacamos a utilização de atividades lúdicas para o ensino de Matemática, demonstrando aos estudantes da educação básica e à sociedade, que a Matemática está presente no seu dia-a-dia e pode ser aprendida de forma simples e descontraída. Assim, apresentamos os jogos: da “Onça”, “Avança com o Resto” e o “Jogo da Travessia”, que envolvem raciocínio lógico, estratégias de jogo e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Podemos afirmar que, o público se sentiu mais atraído pela Matemática apresentada de forma lúdica e divertida, bem como, percebemos possibilidades de desenvolver um ensino para além de práticas meramente mecânicas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2485010.34117/bjdv7n2-338Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16657-16671Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16657-16671Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16657-166712525-876110.34117/bjdv.v7i2reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850/19816Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelon, Felipe dos SantosCarneiro, Cássio LopesSantos, Daniela BatistaSantana, Joalisson BahiaMesquita, Antonia Natanayana LimaSilva, Felipe Henrique Santana da2022-06-24T19:06:13Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/24850Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:13:36.855842Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy |
title |
Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy |
spellingShingle |
Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy Belon, Felipe dos Santos Matemática Ludicidade Raciocínio lógico Ensino Aprendizagem. |
title_short |
Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy |
title_full |
Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy |
title_fullStr |
Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy |
title_sort |
Aprendizagem matemática e a utilização de jogos como estratégia de ensino/Math learning and the use of games as a teaching strategy |
author |
Belon, Felipe dos Santos |
author_facet |
Belon, Felipe dos Santos Carneiro, Cássio Lopes Santos, Daniela Batista Santana, Joalisson Bahia Mesquita, Antonia Natanayana Lima Silva, Felipe Henrique Santana da |
author_role |
author |
author2 |
Carneiro, Cássio Lopes Santos, Daniela Batista Santana, Joalisson Bahia Mesquita, Antonia Natanayana Lima Silva, Felipe Henrique Santana da |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belon, Felipe dos Santos Carneiro, Cássio Lopes Santos, Daniela Batista Santana, Joalisson Bahia Mesquita, Antonia Natanayana Lima Silva, Felipe Henrique Santana da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ludicidade Raciocínio lógico Ensino Aprendizagem. |
topic |
Matemática Ludicidade Raciocínio lógico Ensino Aprendizagem. |
description |
O presente trabalho tem como objetivo socializar algumas atividades desenvolvidas no projeto intitulado “Matemática é Show”, realizado por estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Entre os propósitos desse projeto, destacamos a utilização de atividades lúdicas para o ensino de Matemática, demonstrando aos estudantes da educação básica e à sociedade, que a Matemática está presente no seu dia-a-dia e pode ser aprendida de forma simples e descontraída. Assim, apresentamos os jogos: da “Onça”, “Avança com o Resto” e o “Jogo da Travessia”, que envolvem raciocínio lógico, estratégias de jogo e operações básicas da matemática (adição, subtração, multiplicação e divisão). Podemos afirmar que, o público se sentiu mais atraído pela Matemática apresentada de forma lúdica e divertida, bem como, percebemos possibilidades de desenvolver um ensino para além de práticas meramente mecânicas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850 10.34117/bjdv7n2-338 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n2-338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/24850/19816 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 2 (2021); 16657-16671 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 2 (2021); 16657-16671 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 2 (2021); 16657-16671 2525-8761 10.34117/bjdv.v7i2 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645512052572160 |