Associação de variáveis qualitativas em acidentes na rodovia BR-101: o trecho de Santa Catarina / Association of qualitative variables in accidents on the BR-101 highway: the Santa Catarina section
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48042 |
Resumo: | Este estudo tem como objetivo identificar possíveis graus de associação entre diversas variáveis e à severidade dos acidentes ocorridos na Rodovia BR-101 no estado de Santa Catarina ao longo de 2019, através de dados abertos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A metodologia adotada consistiu no teste de Qui-quadrado (χ2), utilizada para estabelecer potencial relação entre variáveis qualitativas, seguido do teste de contingência para verificar o grau de associação entre elas. Como resultado, foram identificadas correlações com fraco grau de associação entre fatores investigados nos registros de acidentes para o trecho analisado. Dentre as considerações finais destacam-se a necessidade de maior atenção quanto às condições de trafegabilidade na via selecionada, junto a uma melhoria na fiscalização e sinalização para maior segurança nas viagens. Quanto aos motoristas, políticas de educação no trânsito, bem como medidas corretivas através de monitoramento por radares, por exemplo, podem incentivar a direção defensiva e, consequentemente, a redução de acidentes. |
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Associação de variáveis qualitativas em acidentes na rodovia BR-101: o trecho de Santa Catarina / Association of qualitative variables in accidents on the BR-101 highway: the Santa Catarina sectionacidentes rodoviáriosgrau de severidadebr-101qui-quadrado.Este estudo tem como objetivo identificar possíveis graus de associação entre diversas variáveis e à severidade dos acidentes ocorridos na Rodovia BR-101 no estado de Santa Catarina ao longo de 2019, através de dados abertos da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A metodologia adotada consistiu no teste de Qui-quadrado (χ2), utilizada para estabelecer potencial relação entre variáveis qualitativas, seguido do teste de contingência para verificar o grau de associação entre elas. Como resultado, foram identificadas correlações com fraco grau de associação entre fatores investigados nos registros de acidentes para o trecho analisado. Dentre as considerações finais destacam-se a necessidade de maior atenção quanto às condições de trafegabilidade na via selecionada, junto a uma melhoria na fiscalização e sinalização para maior segurança nas viagens. Quanto aos motoristas, políticas de educação no trânsito, bem como medidas corretivas através de monitoramento por radares, por exemplo, podem incentivar a direção defensiva e, consequentemente, a redução de acidentes.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4804210.34117/bjdv8n5-310Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 37478-37493Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 37478-37493Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 37478-374932525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/48042/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Guilherme PeresFurtado, Igor Gomes2022-06-01T11:50:08Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/48042Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:09.353452Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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