O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340 |
Resumo: | Sabe-se que, nos dias atuais, os alunos vivem em constante interação com recursos digitais, não se dando conta de que estes poderão influenciar significativamente na sua formação como cidadão. Com a expansão tecnológica, a tecnologia passou a adentrar nas instituições de ensino, sendo utilizada por diversas áreas do conhecimento. Muitos professores, especialmente de Matemática, estão adotando esse tipo de metodologia visando à construção do conhecimento dos seus alunos em conceitos específicos. Neste sentido, por meio do software GeoGebra, em aplicativo disponível para smartphone, aplicamos algumas atividades no intuito de investigar a construção do conhecimento geométrico nas aulas referentes ao Teorema de Pitágoras. Deste modo, no presente trabalho, buscamos responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições das Tecnologias Digitais (TD) (smartphone e software GeoGebra) para a construção de conhecimentos geométricos visando à construção do Teorema de Pitágoras com alunos do 1º ano do Ensino Médio? A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Barra de Santa Rosa-PB com 18 alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Entendemos que uso da tecnologia está longe de ser uma solução para os problemas enfrentados pelas escolas, mas percebemos que elas trazem consigo considerações significativas para a vida do aluno, permitindo tanto a aprendizagem do conteúdo ministrado pelo professor, como também da nova ferramenta pedagógica utilizada. |
id |
VERACRUZ-0_a10e81b64274fc5a5b829e61b41b9d82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6340 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra applicationSmartphoneGeoGebraConhecimento GeométricoTeorema de Pitágoras.Sabe-se que, nos dias atuais, os alunos vivem em constante interação com recursos digitais, não se dando conta de que estes poderão influenciar significativamente na sua formação como cidadão. Com a expansão tecnológica, a tecnologia passou a adentrar nas instituições de ensino, sendo utilizada por diversas áreas do conhecimento. Muitos professores, especialmente de Matemática, estão adotando esse tipo de metodologia visando à construção do conhecimento dos seus alunos em conceitos específicos. Neste sentido, por meio do software GeoGebra, em aplicativo disponível para smartphone, aplicamos algumas atividades no intuito de investigar a construção do conhecimento geométrico nas aulas referentes ao Teorema de Pitágoras. Deste modo, no presente trabalho, buscamos responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições das Tecnologias Digitais (TD) (smartphone e software GeoGebra) para a construção de conhecimentos geométricos visando à construção do Teorema de Pitágoras com alunos do 1º ano do Ensino Médio? A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Barra de Santa Rosa-PB com 18 alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Entendemos que uso da tecnologia está longe de ser uma solução para os problemas enfrentados pelas escolas, mas percebemos que elas trazem consigo considerações significativas para a vida do aluno, permitindo tanto a aprendizagem do conteúdo ministrado pelo professor, como também da nova ferramenta pedagógica utilizada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/634010.34117/bjdv6n1-266Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3742-3756Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3742-3756Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3742-37562525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340/5620Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dayane Ribeiro SilvaSantos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6340Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:48.355829Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application |
title |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application |
spellingShingle |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application Lima, Dayane Ribeiro Silva Smartphone GeoGebra Conhecimento Geométrico Teorema de Pitágoras. |
title_short |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application |
title_full |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application |
title_fullStr |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application |
title_sort |
O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application |
author |
Lima, Dayane Ribeiro Silva |
author_facet |
Lima, Dayane Ribeiro Silva Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Dayane Ribeiro Silva Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Smartphone GeoGebra Conhecimento Geométrico Teorema de Pitágoras. |
topic |
Smartphone GeoGebra Conhecimento Geométrico Teorema de Pitágoras. |
description |
Sabe-se que, nos dias atuais, os alunos vivem em constante interação com recursos digitais, não se dando conta de que estes poderão influenciar significativamente na sua formação como cidadão. Com a expansão tecnológica, a tecnologia passou a adentrar nas instituições de ensino, sendo utilizada por diversas áreas do conhecimento. Muitos professores, especialmente de Matemática, estão adotando esse tipo de metodologia visando à construção do conhecimento dos seus alunos em conceitos específicos. Neste sentido, por meio do software GeoGebra, em aplicativo disponível para smartphone, aplicamos algumas atividades no intuito de investigar a construção do conhecimento geométrico nas aulas referentes ao Teorema de Pitágoras. Deste modo, no presente trabalho, buscamos responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições das Tecnologias Digitais (TD) (smartphone e software GeoGebra) para a construção de conhecimentos geométricos visando à construção do Teorema de Pitágoras com alunos do 1º ano do Ensino Médio? A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Barra de Santa Rosa-PB com 18 alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Entendemos que uso da tecnologia está longe de ser uma solução para os problemas enfrentados pelas escolas, mas percebemos que elas trazem consigo considerações significativas para a vida do aluno, permitindo tanto a aprendizagem do conteúdo ministrado pelo professor, como também da nova ferramenta pedagógica utilizada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340 10.34117/bjdv6n1-266 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340/5620 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3742-3756 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3742-3756 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3742-3756 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645437634084864 |