O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Dayane Ribeiro Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340
Resumo: Sabe-se que, nos dias atuais, os alunos vivem em constante interação com recursos digitais, não se dando conta de que estes poderão influenciar significativamente na sua formação como cidadão. Com a expansão tecnológica, a tecnologia passou a adentrar nas instituições de ensino, sendo utilizada por diversas áreas do conhecimento. Muitos professores, especialmente de Matemática, estão adotando esse tipo de metodologia visando à construção do conhecimento dos seus alunos em conceitos específicos. Neste sentido, por meio do software GeoGebra, em aplicativo disponível para smartphone, aplicamos algumas atividades no intuito de investigar a construção do conhecimento geométrico nas aulas referentes ao Teorema de Pitágoras. Deste modo, no presente trabalho, buscamos responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições das Tecnologias Digitais (TD) (smartphone e software GeoGebra) para a construção de conhecimentos geométricos visando à construção do Teorema de Pitágoras com alunos do 1º ano do Ensino Médio? A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Barra de Santa Rosa-PB com 18 alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Entendemos que uso da tecnologia está longe de ser uma solução para os problemas enfrentados pelas escolas, mas percebemos que elas trazem consigo considerações significativas para a vida do aluno, permitindo tanto a aprendizagem do conteúdo ministrado pelo professor, como também da nova ferramenta pedagógica utilizada.
id VERACRUZ-0_a10e81b64274fc5a5b829e61b41b9d82
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6340
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra applicationSmartphoneGeoGebraConhecimento GeométricoTeorema de Pitágoras.Sabe-se que, nos dias atuais, os alunos vivem em constante interação com recursos digitais, não se dando conta de que estes poderão influenciar significativamente na sua formação como cidadão. Com a expansão tecnológica, a tecnologia passou a adentrar nas instituições de ensino, sendo utilizada por diversas áreas do conhecimento. Muitos professores, especialmente de Matemática, estão adotando esse tipo de metodologia visando à construção do conhecimento dos seus alunos em conceitos específicos. Neste sentido, por meio do software GeoGebra, em aplicativo disponível para smartphone, aplicamos algumas atividades no intuito de investigar a construção do conhecimento geométrico nas aulas referentes ao Teorema de Pitágoras. Deste modo, no presente trabalho, buscamos responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições das Tecnologias Digitais (TD) (smartphone e software GeoGebra) para a construção de conhecimentos geométricos visando à construção do Teorema de Pitágoras com alunos do 1º ano do Ensino Médio? A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Barra de Santa Rosa-PB com 18 alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Entendemos que uso da tecnologia está longe de ser uma solução para os problemas enfrentados pelas escolas, mas percebemos que elas trazem consigo considerações significativas para a vida do aluno, permitindo tanto a aprendizagem do conteúdo ministrado pelo professor, como também da nova ferramenta pedagógica utilizada.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/634010.34117/bjdv6n1-266Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3742-3756Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3742-3756Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3742-37562525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340/5620Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Dayane Ribeiro SilvaSantos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão2020-03-19T17:44:02Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6340Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:48.355829Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application
title O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application
spellingShingle O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application
Lima, Dayane Ribeiro Silva
Smartphone
GeoGebra
Conhecimento Geométrico
Teorema de Pitágoras.
title_short O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application
title_full O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application
title_fullStr O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application
title_full_unstemmed O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application
title_sort O desenvolvimento de conceitos geométricos por meio do aplicativo geogebra/ The development of geometric concepts through the geogebra application
author Lima, Dayane Ribeiro Silva
author_facet Lima, Dayane Ribeiro Silva
Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
author_role author
author2 Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Dayane Ribeiro Silva
Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão
dc.subject.por.fl_str_mv Smartphone
GeoGebra
Conhecimento Geométrico
Teorema de Pitágoras.
topic Smartphone
GeoGebra
Conhecimento Geométrico
Teorema de Pitágoras.
description Sabe-se que, nos dias atuais, os alunos vivem em constante interação com recursos digitais, não se dando conta de que estes poderão influenciar significativamente na sua formação como cidadão. Com a expansão tecnológica, a tecnologia passou a adentrar nas instituições de ensino, sendo utilizada por diversas áreas do conhecimento. Muitos professores, especialmente de Matemática, estão adotando esse tipo de metodologia visando à construção do conhecimento dos seus alunos em conceitos específicos. Neste sentido, por meio do software GeoGebra, em aplicativo disponível para smartphone, aplicamos algumas atividades no intuito de investigar a construção do conhecimento geométrico nas aulas referentes ao Teorema de Pitágoras. Deste modo, no presente trabalho, buscamos responder o seguinte questionamento: Quais as contribuições das Tecnologias Digitais (TD) (smartphone e software GeoGebra) para a construção de conhecimentos geométricos visando à construção do Teorema de Pitágoras com alunos do 1º ano do Ensino Médio? A pesquisa foi desenvolvida em uma escola pública estadual da cidade de Barra de Santa Rosa-PB com 18 alunos de uma turma do 1º ano do Ensino Médio. Entendemos que uso da tecnologia está longe de ser uma solução para os problemas enfrentados pelas escolas, mas percebemos que elas trazem consigo considerações significativas para a vida do aluno, permitindo tanto a aprendizagem do conteúdo ministrado pelo professor, como também da nova ferramenta pedagógica utilizada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340
10.34117/bjdv6n1-266
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6340/5620
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 3742-3756
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 3742-3756
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 3742-3756
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645437634084864