Processo de mercantilização no ensino superior privado brasileiro e formação de professores no curso de pedagogia/ The process of mercantilization in Brazilian private higher education and teacher training in the pedagogy course

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fernando Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45345
Resumo: Os dados quantitativos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), demonstram que o ensino superior brasileiro está concentrado no setor privado, onde também é realizada, majoritariamente, a formação de pedagogos. Possui ainda características mercantilizadas, sobretudo, nas instituições privadas com fins lucrativos. Assim, a partir desses levantamentos e da importância da formação que acontece nesse nível de ensino, onde são diplomados os profissionais que atuam na educação infantil e nas séries iniciais da educação básica no Brasil, a pesquisa ainda em andamento investiga quais as características do professor universitário formado em instituição de ensino superior (IES) privada com fins lucrativos, e como ele avalia seu trabalho como formador de professores no curso de Pedagogia, em instituição com as mesmas características. A metodologia é empírica e o referencial teórico baseado em Bourdieu, Dubar, Apple e Harvey. Como resultado parcial, percebe-se características desses profissionais e a influência da mercantilização na sua autonomia docente, quando avaliam o seu trabalho de formador de professores para a educação básica.
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