Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49956 |
Resumo: | Um dos maiores desafios para os alunos do ensino médio durante as aulas de química é a dificuldade de conseguir assimilar o conteúdo, pois a Química ainda é vista por eles como algo incompreensível. Os jogos lúdicos colocam em prática o anseio de inovar e transformar, resultando em pontos positivos na aprendizagem do aluno. Ao reconhecer as dificuldades dos discentes no ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos optou-se por buscar ferramentas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo criar e utilizar o jogo lúdico “Orgame” de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio nas aulas de Química Orgânica. Após a análise das respostas dos questionários aplicados aos discentes, pôde-se verificar que houve melhora no desempenho dos alunos no conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, nas questões utilizadas no jogo lúdico, além de ter sido notório a motivação, a participação íntegra no jogo e interação entre os alunos. Portanto, o jogo “Orgame” mostrou-se eficaz no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na aula de funções oxigenadas. |
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