Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Aline Maria da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Santos, Emily Maria Sousa, da Silva, Laudimir Leonardo Walbert Veloso, Carvalho, Adonias Almeida, Melo, Flávia Maria Rocha, de Almeida, Buana Carvalho, Barros Filho, Bartholomeu Araújo, da Silva, Romézio Alves Carvalho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49956
Resumo: Um dos maiores desafios para os alunos do ensino médio durante as aulas de química é a dificuldade de conseguir assimilar o conteúdo, pois a Química ainda é vista por eles como algo incompreensível. Os jogos lúdicos colocam em prática o anseio de inovar e transformar, resultando em pontos positivos na aprendizagem do aluno. Ao reconhecer as dificuldades dos discentes no ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos optou-se por buscar ferramentas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo criar e utilizar o jogo lúdico “Orgame” de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio nas aulas de Química Orgânica. Após a análise das respostas dos questionários aplicados aos discentes, pôde-se verificar que houve melhora no desempenho dos alunos no conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, nas questões utilizadas no jogo lúdico, além de ter sido notório a motivação, a participação íntegra no jogo e interação entre os alunos. Portanto, o jogo “Orgame” mostrou-se eficaz no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na aula de funções oxigenadas.
id VERACRUZ-0_a148a8943789c3c98516cc7b7bd5d178
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49956
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functionsjogos lúdicosOrgameensino de química.Um dos maiores desafios para os alunos do ensino médio durante as aulas de química é a dificuldade de conseguir assimilar o conteúdo, pois a Química ainda é vista por eles como algo incompreensível. Os jogos lúdicos colocam em prática o anseio de inovar e transformar, resultando em pontos positivos na aprendizagem do aluno. Ao reconhecer as dificuldades dos discentes no ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos optou-se por buscar ferramentas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo criar e utilizar o jogo lúdico “Orgame” de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio nas aulas de Química Orgânica. Após a análise das respostas dos questionários aplicados aos discentes, pôde-se verificar que houve melhora no desempenho dos alunos no conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, nas questões utilizadas no jogo lúdico, além de ter sido notório a motivação, a participação íntegra no jogo e interação entre os alunos. Portanto, o jogo “Orgame” mostrou-se eficaz no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na aula de funções oxigenadas.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4995610.34117/bjdv8n7-051Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49448-49469Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49448-49469Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49448-494692525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49956/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessDuarte, Aline Maria da SilvaSantos, Emily Maria Sousada Silva, Laudimir Leonardo Walbert VelosoCarvalho, Adonias AlmeidaMelo, Flávia Maria Rochade Almeida, Buana CarvalhoBarros Filho, Bartholomeu Araújoda Silva, Romézio Alves Carvalho2022-07-27T18:34:30Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/49956Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:23:52.509890Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions
title Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions
spellingShingle Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions
Duarte, Aline Maria da Silva
jogos lúdicos
Orgame
ensino de química.
title_short Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions
title_full Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions
title_fullStr Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions
title_full_unstemmed Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions
title_sort Uso do jogo “Orgame” no processo de ensino e aprendizagem das funções oxigenadas / The use of the game (Orgame) in the teaching-learning processo of oxygenated functions
author Duarte, Aline Maria da Silva
author_facet Duarte, Aline Maria da Silva
Santos, Emily Maria Sousa
da Silva, Laudimir Leonardo Walbert Veloso
Carvalho, Adonias Almeida
Melo, Flávia Maria Rocha
de Almeida, Buana Carvalho
Barros Filho, Bartholomeu Araújo
da Silva, Romézio Alves Carvalho
author_role author
author2 Santos, Emily Maria Sousa
da Silva, Laudimir Leonardo Walbert Veloso
Carvalho, Adonias Almeida
Melo, Flávia Maria Rocha
de Almeida, Buana Carvalho
Barros Filho, Bartholomeu Araújo
da Silva, Romézio Alves Carvalho
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Aline Maria da Silva
Santos, Emily Maria Sousa
da Silva, Laudimir Leonardo Walbert Veloso
Carvalho, Adonias Almeida
Melo, Flávia Maria Rocha
de Almeida, Buana Carvalho
Barros Filho, Bartholomeu Araújo
da Silva, Romézio Alves Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv jogos lúdicos
Orgame
ensino de química.
topic jogos lúdicos
Orgame
ensino de química.
description Um dos maiores desafios para os alunos do ensino médio durante as aulas de química é a dificuldade de conseguir assimilar o conteúdo, pois a Química ainda é vista por eles como algo incompreensível. Os jogos lúdicos colocam em prática o anseio de inovar e transformar, resultando em pontos positivos na aprendizagem do aluno. Ao reconhecer as dificuldades dos discentes no ensino de nomenclatura dos compostos orgânicos optou-se por buscar ferramentas facilitadoras da aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas. Deste modo, o presente trabalho teve como objetivo criar e utilizar o jogo lúdico “Orgame” de forma a contribuir para o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio nas aulas de Química Orgânica. Após a análise das respostas dos questionários aplicados aos discentes, pôde-se verificar que houve melhora no desempenho dos alunos no conteúdo de funções orgânicas oxigenadas, nas questões utilizadas no jogo lúdico, além de ter sido notório a motivação, a participação íntegra no jogo e interação entre os alunos. Portanto, o jogo “Orgame” mostrou-se eficaz no processo de ensino e aprendizagem dos alunos na aula de funções oxigenadas.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49956
10.34117/bjdv8n7-051
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49956
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-051
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/49956/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 49448-49469
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 49448-49469
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 49448-49469
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645603991715840