Realidade virtual no ensino do procedimento de punção venosa periférica: revisão sistemática / Virtual reality in teaching peripheral venipuncture procedure: systematic review

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Lucas Costa Amaral de
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Silva, Cayo César da, Lorenzoni, Leonardo Afonso, Filho, Amadeu Sá de Campos, Souza, Claudinalle Farias Queiroz de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n4-520
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47066
Resumo: Avaliar evidências sobre o uso de simuladores de realidade virtual para treinamento de habilidades no procedimento de punção venosa periférica. Revisão sistemática realizada com cinco descritores em seis bases de dados, de publicações entre 2014 a 2019, nos idiomas português, inglês e espanhol. A partir de 340 resultados iniciais, 6 artigos foram incluídos. O assunto ainda é pouco pesquisado, os Estados Unidos possuem o maior número de publicações acerca do tema. A satisfação do aprendizado entre os usuários que utilizaram os simuladores é positiva. A prática da realidade virtual para o treinamento de habilidades na punção venosa é bastante indicada e mostra resultados satisfatórios quanto ao aprendizado, segurança na realização do procedimento e habilidades, evidenciados pela diminuição de dor, número de reinserção do catéter, realização do procedimento em tempo menor, evitando problemas como flebites e edemas no paciente.
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