Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ricardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasconcelos, Rogerio Silva de, Filho, Francisco Ferreira Dantas, Gomes, Jacqueline Pereira, Cunha, Jose Sergio da, Beuttenmuller, Zailton Frederico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648
Resumo: Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho.
id VERACRUZ-0_a4fafd66e178ad7b23366598e7d81dc1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47648
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workdayestressesíndrome de burnoutsaúde mental de professores.Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4764810.34117/bjdv8n5-136Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34730-34743Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34730-34743Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34730-347432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, RicardoVasconcelos, Rogerio Silva deFilho, Francisco Ferreira DantasGomes, Jacqueline PereiraCunha, Jose Sergio daBeuttenmuller, Zailton Frederico2022-06-01T11:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47648Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:59.637255Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
spellingShingle Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
Ferreira, Ricardo
estresse
síndrome de burnout
saúde mental de professores.
title_short Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title_full Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title_fullStr Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title_full_unstemmed Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title_sort Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
author Ferreira, Ricardo
author_facet Ferreira, Ricardo
Vasconcelos, Rogerio Silva de
Filho, Francisco Ferreira Dantas
Gomes, Jacqueline Pereira
Cunha, Jose Sergio da
Beuttenmuller, Zailton Frederico
author_role author
author2 Vasconcelos, Rogerio Silva de
Filho, Francisco Ferreira Dantas
Gomes, Jacqueline Pereira
Cunha, Jose Sergio da
Beuttenmuller, Zailton Frederico
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ricardo
Vasconcelos, Rogerio Silva de
Filho, Francisco Ferreira Dantas
Gomes, Jacqueline Pereira
Cunha, Jose Sergio da
Beuttenmuller, Zailton Frederico
dc.subject.por.fl_str_mv estresse
síndrome de burnout
saúde mental de professores.
topic estresse
síndrome de burnout
saúde mental de professores.
description Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648
10.34117/bjdv8n5-136
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34730-34743
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34730-34743
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34730-34743
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645596149415936