Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648 |
Resumo: | Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho. |
id |
VERACRUZ-0_a4fafd66e178ad7b23366598e7d81dc1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47648 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workdayestressesíndrome de burnoutsaúde mental de professores.Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4764810.34117/bjdv8n5-136Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34730-34743Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34730-34743Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34730-347432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, RicardoVasconcelos, Rogerio Silva deFilho, Francisco Ferreira DantasGomes, Jacqueline PereiraCunha, Jose Sergio daBeuttenmuller, Zailton Frederico2022-06-01T11:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47648Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:59.637255Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday |
title |
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday |
spellingShingle |
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday Ferreira, Ricardo estresse síndrome de burnout saúde mental de professores. |
title_short |
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday |
title_full |
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday |
title_fullStr |
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday |
title_full_unstemmed |
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday |
title_sort |
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday |
author |
Ferreira, Ricardo |
author_facet |
Ferreira, Ricardo Vasconcelos, Rogerio Silva de Filho, Francisco Ferreira Dantas Gomes, Jacqueline Pereira Cunha, Jose Sergio da Beuttenmuller, Zailton Frederico |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Rogerio Silva de Filho, Francisco Ferreira Dantas Gomes, Jacqueline Pereira Cunha, Jose Sergio da Beuttenmuller, Zailton Frederico |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Ricardo Vasconcelos, Rogerio Silva de Filho, Francisco Ferreira Dantas Gomes, Jacqueline Pereira Cunha, Jose Sergio da Beuttenmuller, Zailton Frederico |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estresse síndrome de burnout saúde mental de professores. |
topic |
estresse síndrome de burnout saúde mental de professores. |
description |
Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-05-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648 10.34117/bjdv8n5-136 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n5-136 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34730-34743 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34730-34743 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34730-34743 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645596149415936 |