Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n5-136 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648 |
Resumo: | Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho. |
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