Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Ricardo
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Vasconcelos, Rogerio Silva de, Filho, Francisco Ferreira Dantas, Gomes, Jacqueline Pereira, Cunha, Jose Sergio da, Beuttenmuller, Zailton Frederico
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n5-136
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648
Resumo: Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho.
id VERACRUZ-0_a4fafd66e178ad7b23366598e7d81dc1
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47648
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workdayestressesíndrome de burnoutsaúde mental de professores.Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-05-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4764810.34117/bjdv8n5-136Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34730-34743Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34730-34743Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34730-347432525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, RicardoVasconcelos, Rogerio Silva deFilho, Francisco Ferreira DantasGomes, Jacqueline PereiraCunha, Jose Sergio daBeuttenmuller, Zailton Frederico2022-06-01T11:49:42Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/47648Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:59.637255Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
spellingShingle Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
Ferreira, Ricardo
estresse
síndrome de burnout
saúde mental de professores.
Ferreira, Ricardo
estresse
síndrome de burnout
saúde mental de professores.
title_short Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title_full Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title_fullStr Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title_full_unstemmed Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
title_sort Docência e implicações ocasionadas pelo estresse na jornada de trabalho/ Teaching and implications caused by stress in the workday
author Ferreira, Ricardo
author_facet Ferreira, Ricardo
Ferreira, Ricardo
Vasconcelos, Rogerio Silva de
Filho, Francisco Ferreira Dantas
Gomes, Jacqueline Pereira
Cunha, Jose Sergio da
Beuttenmuller, Zailton Frederico
Vasconcelos, Rogerio Silva de
Filho, Francisco Ferreira Dantas
Gomes, Jacqueline Pereira
Cunha, Jose Sergio da
Beuttenmuller, Zailton Frederico
author_role author
author2 Vasconcelos, Rogerio Silva de
Filho, Francisco Ferreira Dantas
Gomes, Jacqueline Pereira
Cunha, Jose Sergio da
Beuttenmuller, Zailton Frederico
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Ricardo
Vasconcelos, Rogerio Silva de
Filho, Francisco Ferreira Dantas
Gomes, Jacqueline Pereira
Cunha, Jose Sergio da
Beuttenmuller, Zailton Frederico
dc.subject.por.fl_str_mv estresse
síndrome de burnout
saúde mental de professores.
topic estresse
síndrome de burnout
saúde mental de professores.
description Este artigo objetivou avaliar a presença de estresse entre professores universitários, e apresentar seus conhecimentos e consequências na vida educacional. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que foi realizada na Universidade Estadual, Campus I, Campina Grande, situada no Estado da Paraíba, a mesma contou com a colaboração de 30 professores. O instrumento de coleta de dados partiu da aplicação do Inventário de Maslach Burnout, que avaliava como o trabalhador vivencia o seu trabalho, é um questionário com 20 perguntas objetivas inserida em uma escala do tipo Likert, a qual varia de 0 a 6. Os professores também foram convidados a responder duas questões discursivas sobre a Síndrome de Burnout. As questões que compuseram o roteiro foram elaboradas conforme o modelo de Sackmann, e para investigações de fenômenos psicossociais utilizou-se da análise de conteúdo de Bardin. Diante dos resultados obtidos, foi possível compreender que é necessário o esforço de reunir pesquisas, reflexões e experiências que, compartilhadas por atores de diferentes instituições e entidades, podem estimular a discussão e a construção de políticas públicas que considerem a saúde do trabalhador, incluindo seus aspectos biológicos e psicossociais, no processo de desenvolvimento econômico e social de nosso país. Perante as reflexões, deixadas com a aplicação do instrumento de coleta de dados consideramos necessários novos estudos, que sejam capazes de romper com o silêncio diante das evidências do adoecimento docente e que, priorize ações em saúde do trabalhador e não retroceda à medicina do trabalho.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648
10.34117/bjdv8n5-136
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n5-136
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/47648/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 5 (2022); 34730-34743
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 5 (2022); 34730-34743
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 5 (2022); 34730-34743
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183677285629952
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n5-136