O desenvolvimento de um modelo matemático para a previsão da aprovação da disciplina de cálculo 1 utilizando regressão logística/ The development of a mathematical model for the forecast on approval in calculus 1 using logistic regression
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv5n10-352 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4184 |
Resumo: | Este estudo visa identificar quais fatores são significativos na aprovação dos calouros dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na disciplina de Cálculo 1, a qual possui um dos maiores índices de reprovação dentro das universidades. Utilizando o software IBM SPSS Statistics, pode-se criar um banco de dados de variáveis dicotômicas e com isso fazer a regressão logística que, por meio dela, obteve-se uma função que possui como entrada as variáveis categóricas e como saída a probabilidade de passar ou não em Calculo 1. Para tanto, entrevistou-se 281 discentes que já cursaram a disciplina, respondendo à 13 perguntas (variáveis categóricas) cada. Observou-se com este estudo que existem questões (variáveis de entrada) que são mais significativas que outras e concluiu-se que a aprovação em Cálculo 1 está fortemente relacionada ao interesse e gosto pelo estudo da matemática desde a fase pré-universidade dos alunos. |
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O desenvolvimento de um modelo matemático para a previsão da aprovação da disciplina de cálculo 1 utilizando regressão logística/ The development of a mathematical model for the forecast on approval in calculus 1 using logistic regressionCalculo 1.Variável Categórica. Regressão Logística.Este estudo visa identificar quais fatores são significativos na aprovação dos calouros dos cursos de engenharia da Universidade Federal do Pará (UFPA) na disciplina de Cálculo 1, a qual possui um dos maiores índices de reprovação dentro das universidades. Utilizando o software IBM SPSS Statistics, pode-se criar um banco de dados de variáveis dicotômicas e com isso fazer a regressão logística que, por meio dela, obteve-se uma função que possui como entrada as variáveis categóricas e como saída a probabilidade de passar ou não em Calculo 1. Para tanto, entrevistou-se 281 discentes que já cursaram a disciplina, respondendo à 13 perguntas (variáveis categóricas) cada. Observou-se com este estudo que existem questões (variáveis de entrada) que são mais significativas que outras e concluiu-se que a aprovação em Cálculo 1 está fortemente relacionada ao interesse e gosto pelo estudo da matemática desde a fase pré-universidade dos alunos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/418410.34117/bjdv5n10-352Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 10 (2019); 22245-22256Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 10 (2019); 22245-22256Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 10 (2019); 22245-222562525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4184/3950Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessNardi, Igor Rodrigues DeNascimento, Shirley Cristina CabralCosta, Jose Benicio da CruzSouza, Alessandra Macedo de2019-11-25T18:28:06Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/4184Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:03:41.593986Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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