A inclusão social: uma perspectiva da escola melvin jones, para pessoas com deficiência visual. / Social inclusion: a melvin jones school perspective, for people with visual disabilities

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Orrico, Helio Ferreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Costa, Carla Josiane dos Santos, Fernandes, Edicléa Mascarenhas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/33362
Resumo: O presente trabalho tem como princípio fundamentador o relato da prática extensionista Recursos, Adaptações e Tecnologias Assistivas para Educandos com Necessidades Especiais. O projeto é desenvolvido pelo Núcleo de Educação Especial Inclusiva (NEEI) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a prática desta ação acontece em parceria com a Organização Internacional Lions Clube de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, onde funciona a Escola Melvin Jones, para pessoas com deficiência visual, que não atende apenas ao seu município onde se localiza, mas também os municípios vizinhos. O Lions é uma organização não governamental, que atua como um clube de serviço que possui abrangência internacional. Está presente em mais de 210 países, atua em catástrofes, situações de calamidades e em apoio a populações carentes em torno do mundo. A Escola objetiva contribuir com procedimentos práticos e metodológicos para a inclusão social da pessoa com deficiência nas esferas sociais com o uso da informática seja no lazer ou até mesmo para a entrada ao mercado de trabalho. Demonstrando em seu currículo práticas pedagógicas que contemplem seus estudantes. O estudo faz uso da metodologia qualitativa exploratória e participante, sendo assim, os estudantes não são apenas estudados, mas são colocados em papel de fala e de construção do saber, temos esses como uma das bases para os funcionamentos essenciais da escola. Percebendo então a informática como um objeto de inclusão e de propagação do conhecimento. Embasaremos o nosso argumento utilizando os pressupostos de Fernandes e Orrico (2012), Gohn (2014), Vygotsky (1997 e 1988), Soto e Soares (2009) e Young (2013). 
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