A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Resende, Camila de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Flores, Layla Karoline Alves Teixeira, Resende, Pauliane Rodrigues, Costa, Vanderlei Balbino da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058
Resumo: A presente pesquisa se originou da nossa participação na disciplina Introdução a Educação Especial cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí-Go. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: como promover a inclusão das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum em uma escola, ainda caracterizada como seletista, excludente e conservadora?  Os objetivos do estudo foram: Apresentar alguns conceitos e características das deficiências múltiplas; Contribuir com a produção do conhecimento sobre a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais; Identificar e Descrever quais são as deficiências múltiplas presentes nas escolas; Apontar as necessidades educativas especiais das pessoas com deficiências múltiplas, bem como os recursos didáticos e as tecnologias assistivas que podem ser utilizados como forma de incluí-las na sala de aula comum. A opção para realizar a investigação foi pela pesquisa qualitativa (LUDKE E ANDRÉ, 1986); (SEVERINO, 2007); (PIANA, 2009). Os referenciais utilizados versaram sobre autores que discutem a educação especial das pessoas com deficiências múltiplas. Os resultados nos fizeram perceber que ainda é pequena a presença das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum. Nossas considerações, não conclusivas, levaram-nos a perceber que é necessário investimento na formação dos professores para atuar com esses novos sujeitos sociais na sala de aula comum.
id VERACRUZ-0_62e8aa57ed4e0be5ae32455680e5a0cf
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7058
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classroomsDeficiências Múltiplas. Formação de Professores. Inclusão escolar. Tecnologias assistivas. Atendimento Especializado.A presente pesquisa se originou da nossa participação na disciplina Introdução a Educação Especial cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí-Go. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: como promover a inclusão das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum em uma escola, ainda caracterizada como seletista, excludente e conservadora?  Os objetivos do estudo foram: Apresentar alguns conceitos e características das deficiências múltiplas; Contribuir com a produção do conhecimento sobre a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais; Identificar e Descrever quais são as deficiências múltiplas presentes nas escolas; Apontar as necessidades educativas especiais das pessoas com deficiências múltiplas, bem como os recursos didáticos e as tecnologias assistivas que podem ser utilizados como forma de incluí-las na sala de aula comum. A opção para realizar a investigação foi pela pesquisa qualitativa (LUDKE E ANDRÉ, 1986); (SEVERINO, 2007); (PIANA, 2009). Os referenciais utilizados versaram sobre autores que discutem a educação especial das pessoas com deficiências múltiplas. Os resultados nos fizeram perceber que ainda é pequena a presença das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum. Nossas considerações, não conclusivas, levaram-nos a perceber que é necessário investimento na formação dos professores para atuar com esses novos sujeitos sociais na sala de aula comum.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/705810.34117/bjdv6n2-234Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 8454-8461Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 8454-8461Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 8454-84612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058/6190Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Camila de OliveiraFlores, Layla Karoline Alves TeixeiraResende, Pauliane RodriguesCosta, Vanderlei Balbino da2020-03-18T16:24:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7058Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:11.666645Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms
title A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms
spellingShingle A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms
Resende, Camila de Oliveira
Deficiências Múltiplas. Formação de Professores. Inclusão escolar. Tecnologias assistivas. Atendimento Especializado.
title_short A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms
title_full A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms
title_fullStr A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms
title_full_unstemmed A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms
title_sort A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms
author Resende, Camila de Oliveira
author_facet Resende, Camila de Oliveira
Flores, Layla Karoline Alves Teixeira
Resende, Pauliane Rodrigues
Costa, Vanderlei Balbino da
author_role author
author2 Flores, Layla Karoline Alves Teixeira
Resende, Pauliane Rodrigues
Costa, Vanderlei Balbino da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Resende, Camila de Oliveira
Flores, Layla Karoline Alves Teixeira
Resende, Pauliane Rodrigues
Costa, Vanderlei Balbino da
dc.subject.por.fl_str_mv Deficiências Múltiplas. Formação de Professores. Inclusão escolar. Tecnologias assistivas. Atendimento Especializado.
topic Deficiências Múltiplas. Formação de Professores. Inclusão escolar. Tecnologias assistivas. Atendimento Especializado.
description A presente pesquisa se originou da nossa participação na disciplina Introdução a Educação Especial cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí-Go. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: como promover a inclusão das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum em uma escola, ainda caracterizada como seletista, excludente e conservadora?  Os objetivos do estudo foram: Apresentar alguns conceitos e características das deficiências múltiplas; Contribuir com a produção do conhecimento sobre a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais; Identificar e Descrever quais são as deficiências múltiplas presentes nas escolas; Apontar as necessidades educativas especiais das pessoas com deficiências múltiplas, bem como os recursos didáticos e as tecnologias assistivas que podem ser utilizados como forma de incluí-las na sala de aula comum. A opção para realizar a investigação foi pela pesquisa qualitativa (LUDKE E ANDRÉ, 1986); (SEVERINO, 2007); (PIANA, 2009). Os referenciais utilizados versaram sobre autores que discutem a educação especial das pessoas com deficiências múltiplas. Os resultados nos fizeram perceber que ainda é pequena a presença das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum. Nossas considerações, não conclusivas, levaram-nos a perceber que é necessário investimento na formação dos professores para atuar com esses novos sujeitos sociais na sala de aula comum.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-02-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058
10.34117/bjdv6n2-234
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n2-234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058/6190
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 8454-8461
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 8454-8461
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 8454-8461
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645440502988800