A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058 |
Resumo: | A presente pesquisa se originou da nossa participação na disciplina Introdução a Educação Especial cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí-Go. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: como promover a inclusão das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum em uma escola, ainda caracterizada como seletista, excludente e conservadora? Os objetivos do estudo foram: Apresentar alguns conceitos e características das deficiências múltiplas; Contribuir com a produção do conhecimento sobre a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais; Identificar e Descrever quais são as deficiências múltiplas presentes nas escolas; Apontar as necessidades educativas especiais das pessoas com deficiências múltiplas, bem como os recursos didáticos e as tecnologias assistivas que podem ser utilizados como forma de incluí-las na sala de aula comum. A opção para realizar a investigação foi pela pesquisa qualitativa (LUDKE E ANDRÉ, 1986); (SEVERINO, 2007); (PIANA, 2009). Os referenciais utilizados versaram sobre autores que discutem a educação especial das pessoas com deficiências múltiplas. Os resultados nos fizeram perceber que ainda é pequena a presença das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum. Nossas considerações, não conclusivas, levaram-nos a perceber que é necessário investimento na formação dos professores para atuar com esses novos sujeitos sociais na sala de aula comum. |
id |
VERACRUZ-0_62e8aa57ed4e0be5ae32455680e5a0cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7058 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classroomsDeficiências Múltiplas. Formação de Professores. Inclusão escolar. Tecnologias assistivas. Atendimento Especializado.A presente pesquisa se originou da nossa participação na disciplina Introdução a Educação Especial cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí-Go. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: como promover a inclusão das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum em uma escola, ainda caracterizada como seletista, excludente e conservadora? Os objetivos do estudo foram: Apresentar alguns conceitos e características das deficiências múltiplas; Contribuir com a produção do conhecimento sobre a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais; Identificar e Descrever quais são as deficiências múltiplas presentes nas escolas; Apontar as necessidades educativas especiais das pessoas com deficiências múltiplas, bem como os recursos didáticos e as tecnologias assistivas que podem ser utilizados como forma de incluí-las na sala de aula comum. A opção para realizar a investigação foi pela pesquisa qualitativa (LUDKE E ANDRÉ, 1986); (SEVERINO, 2007); (PIANA, 2009). Os referenciais utilizados versaram sobre autores que discutem a educação especial das pessoas com deficiências múltiplas. Os resultados nos fizeram perceber que ainda é pequena a presença das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum. Nossas considerações, não conclusivas, levaram-nos a perceber que é necessário investimento na formação dos professores para atuar com esses novos sujeitos sociais na sala de aula comum.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-02-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/705810.34117/bjdv6n2-234Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 8454-8461Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 8454-8461Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 8454-84612525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058/6190Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessResende, Camila de OliveiraFlores, Layla Karoline Alves TeixeiraResende, Pauliane RodriguesCosta, Vanderlei Balbino da2020-03-18T16:24:28Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7058Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:11.666645Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms |
title |
A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms |
spellingShingle |
A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms Resende, Camila de Oliveira Deficiências Múltiplas. Formação de Professores. Inclusão escolar. Tecnologias assistivas. Atendimento Especializado. |
title_short |
A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms |
title_full |
A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms |
title_fullStr |
A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms |
title_full_unstemmed |
A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms |
title_sort |
A inclusão escolar das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum / School inclusion of people with multiple disabilities in regular classrooms |
author |
Resende, Camila de Oliveira |
author_facet |
Resende, Camila de Oliveira Flores, Layla Karoline Alves Teixeira Resende, Pauliane Rodrigues Costa, Vanderlei Balbino da |
author_role |
author |
author2 |
Flores, Layla Karoline Alves Teixeira Resende, Pauliane Rodrigues Costa, Vanderlei Balbino da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Resende, Camila de Oliveira Flores, Layla Karoline Alves Teixeira Resende, Pauliane Rodrigues Costa, Vanderlei Balbino da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiências Múltiplas. Formação de Professores. Inclusão escolar. Tecnologias assistivas. Atendimento Especializado. |
topic |
Deficiências Múltiplas. Formação de Professores. Inclusão escolar. Tecnologias assistivas. Atendimento Especializado. |
description |
A presente pesquisa se originou da nossa participação na disciplina Introdução a Educação Especial cursada no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal de Jataí-Go. A questão de pesquisa que suleou essa investigação foi: como promover a inclusão das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum em uma escola, ainda caracterizada como seletista, excludente e conservadora? Os objetivos do estudo foram: Apresentar alguns conceitos e características das deficiências múltiplas; Contribuir com a produção do conhecimento sobre a inclusão das pessoas com necessidades educativas especiais; Identificar e Descrever quais são as deficiências múltiplas presentes nas escolas; Apontar as necessidades educativas especiais das pessoas com deficiências múltiplas, bem como os recursos didáticos e as tecnologias assistivas que podem ser utilizados como forma de incluí-las na sala de aula comum. A opção para realizar a investigação foi pela pesquisa qualitativa (LUDKE E ANDRÉ, 1986); (SEVERINO, 2007); (PIANA, 2009). Os referenciais utilizados versaram sobre autores que discutem a educação especial das pessoas com deficiências múltiplas. Os resultados nos fizeram perceber que ainda é pequena a presença das pessoas com deficiências múltiplas na sala de aula comum. Nossas considerações, não conclusivas, levaram-nos a perceber que é necessário investimento na formação dos professores para atuar com esses novos sujeitos sociais na sala de aula comum. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-02-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058 10.34117/bjdv6n2-234 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n2-234 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7058/6190 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 2 (2020); 8454-8461 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 2 (2020); 8454-8461 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 2 (2020); 8454-8461 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645440502988800 |