A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904 |
Resumo: | O trabalho trata sobre a aplicabilidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - criado para atender professores que já atuavam em sala de aula, no entanto sem a habilitação ou com formação inadequada para o nível educacional em que atuava. Objetiva-se apresentar uma prática pedagógica realizada no Município de Soure localizado na ilha do Marajó no estado do Pará durante o período em que uma disciplina do PARFOR foi aplicada nesta localidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e observou-se uma carência por parte dos professores da turma, no que diz respeito ao domínio das práticas pedagógicas, ocasionada pela lacuna nos seus conhecimentos pessoais, ou por uma formação híbrida, ou seja, sem uma qualificação adequada para atuação. Revelando-se a qualificação profissional proporcionada pelo PARFOR um aprimoramento e aprofundamento necessários dos saberes ao exercício da docência. |
id |
VERACRUZ-0_a68f268b5cb5d6bd110dcc45d8d06915 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11904 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PAPrática PedagógicaFormação DocentePARFOR.O trabalho trata sobre a aplicabilidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - criado para atender professores que já atuavam em sala de aula, no entanto sem a habilitação ou com formação inadequada para o nível educacional em que atuava. Objetiva-se apresentar uma prática pedagógica realizada no Município de Soure localizado na ilha do Marajó no estado do Pará durante o período em que uma disciplina do PARFOR foi aplicada nesta localidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e observou-se uma carência por parte dos professores da turma, no que diz respeito ao domínio das práticas pedagógicas, ocasionada pela lacuna nos seus conhecimentos pessoais, ou por uma formação híbrida, ou seja, sem uma qualificação adequada para atuação. Revelando-se a qualificação profissional proporcionada pelo PARFOR um aprimoramento e aprofundamento necessários dos saberes ao exercício da docência.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1190410.34117/bjdv6n6-444Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 39027-39031Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 39027-39031Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 39027-390312525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904/9958Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReschke, MonikaCampos, DaniellyMazzini, João LucioDourado, VivianeDamasceno, Alberto2020-07-21T19:01:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11904Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:24.339133Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA |
title |
A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA |
spellingShingle |
A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA Reschke, Monika Prática Pedagógica Formação Docente PARFOR. |
title_short |
A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA |
title_full |
A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA |
title_fullStr |
A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA |
title_full_unstemmed |
A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA |
title_sort |
A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA |
author |
Reschke, Monika |
author_facet |
Reschke, Monika Campos, Danielly Mazzini, João Lucio Dourado, Viviane Damasceno, Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Campos, Danielly Mazzini, João Lucio Dourado, Viviane Damasceno, Alberto |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reschke, Monika Campos, Danielly Mazzini, João Lucio Dourado, Viviane Damasceno, Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática Pedagógica Formação Docente PARFOR. |
topic |
Prática Pedagógica Formação Docente PARFOR. |
description |
O trabalho trata sobre a aplicabilidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - criado para atender professores que já atuavam em sala de aula, no entanto sem a habilitação ou com formação inadequada para o nível educacional em que atuava. Objetiva-se apresentar uma prática pedagógica realizada no Município de Soure localizado na ilha do Marajó no estado do Pará durante o período em que uma disciplina do PARFOR foi aplicada nesta localidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e observou-se uma carência por parte dos professores da turma, no que diz respeito ao domínio das práticas pedagógicas, ocasionada pela lacuna nos seus conhecimentos pessoais, ou por uma formação híbrida, ou seja, sem uma qualificação adequada para atuação. Revelando-se a qualificação profissional proporcionada pelo PARFOR um aprimoramento e aprofundamento necessários dos saberes ao exercício da docência. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904 10.34117/bjdv6n6-444 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n6-444 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904/9958 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 39027-39031 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 39027-39031 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 39027-39031 2525-8761 10.34117/bjd.v6i6 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645459033423872 |