A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reschke, Monika
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Campos, Danielly, Mazzini, João Lucio, Dourado, Viviane, Damasceno, Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904
Resumo: O trabalho trata sobre a aplicabilidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - criado para atender professores que já atuavam em sala de aula, no entanto sem a habilitação ou com formação inadequada para o nível educacional em que atuava. Objetiva-se apresentar uma prática pedagógica realizada no Município de Soure localizado na ilha do Marajó no estado do Pará durante o período em que uma disciplina do PARFOR foi aplicada nesta localidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e observou-se uma carência por parte dos professores da turma, no que diz respeito ao domínio das práticas pedagógicas, ocasionada pela lacuna nos seus conhecimentos pessoais, ou por uma formação híbrida, ou seja, sem uma qualificação adequada para atuação. Revelando-se a qualificação profissional proporcionada pelo PARFOR um aprimoramento e aprofundamento necessários dos saberes ao exercício da docência.
id VERACRUZ-0_a68f268b5cb5d6bd110dcc45d8d06915
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11904
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PAPrática PedagógicaFormação DocentePARFOR.O trabalho trata sobre a aplicabilidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - criado para atender professores que já atuavam em sala de aula, no entanto sem a habilitação ou com formação inadequada para o nível educacional em que atuava. Objetiva-se apresentar uma prática pedagógica realizada no Município de Soure localizado na ilha do Marajó no estado do Pará durante o período em que uma disciplina do PARFOR foi aplicada nesta localidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e observou-se uma carência por parte dos professores da turma, no que diz respeito ao domínio das práticas pedagógicas, ocasionada pela lacuna nos seus conhecimentos pessoais, ou por uma formação híbrida, ou seja, sem uma qualificação adequada para atuação. Revelando-se a qualificação profissional proporcionada pelo PARFOR um aprimoramento e aprofundamento necessários dos saberes ao exercício da docência.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-06-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1190410.34117/bjdv6n6-444Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 39027-39031Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 39027-39031Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 39027-390312525-876110.34117/bjd.v6i6reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904/9958Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessReschke, MonikaCampos, DaniellyMazzini, João LucioDourado, VivianeDamasceno, Alberto2020-07-21T19:01:16Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/11904Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:07:24.339133Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA
title A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA
spellingShingle A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA
Reschke, Monika
Prática Pedagógica
Formação Docente
PARFOR.
title_short A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA
title_full A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA
title_fullStr A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA
title_full_unstemmed A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA
title_sort A prática pedagógica na formação docente dos alunos do parfor pedagogia do município de Soure na ilha do Marajó-PA / The pedagogical practice in the teaching formation of the students of the parfor pedagogy of the municipality of Soure in the island of Marajó-PA
author Reschke, Monika
author_facet Reschke, Monika
Campos, Danielly
Mazzini, João Lucio
Dourado, Viviane
Damasceno, Alberto
author_role author
author2 Campos, Danielly
Mazzini, João Lucio
Dourado, Viviane
Damasceno, Alberto
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reschke, Monika
Campos, Danielly
Mazzini, João Lucio
Dourado, Viviane
Damasceno, Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Prática Pedagógica
Formação Docente
PARFOR.
topic Prática Pedagógica
Formação Docente
PARFOR.
description O trabalho trata sobre a aplicabilidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR - criado para atender professores que já atuavam em sala de aula, no entanto sem a habilitação ou com formação inadequada para o nível educacional em que atuava. Objetiva-se apresentar uma prática pedagógica realizada no Município de Soure localizado na ilha do Marajó no estado do Pará durante o período em que uma disciplina do PARFOR foi aplicada nesta localidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e observou-se uma carência por parte dos professores da turma, no que diz respeito ao domínio das práticas pedagógicas, ocasionada pela lacuna nos seus conhecimentos pessoais, ou por uma formação híbrida, ou seja, sem uma qualificação adequada para atuação. Revelando-se a qualificação profissional proporcionada pelo PARFOR um aprimoramento e aprofundamento necessários dos saberes ao exercício da docência.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904
10.34117/bjdv6n6-444
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n6-444
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/11904/9958
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 6 (2020); 39027-39031
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 6 (2020); 39027-39031
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 6 (2020); 39027-39031
2525-8761
10.34117/bjd.v6i6
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645459033423872