Estudo sociocognitivo da recategorização nas charges / Sociocognitive study of recategorization in charges

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Jorgelene de Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Dias, Nathália Maria Lopes, Ferreira, Carolina Silva, Queiroz, Valdívia Regina Medeiros, Lima, Jorgeanne de Sousa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/28698
Resumo: Este estudo objetivou discutir a recategorização nas charges a partir de uma investigação sociocognitiva, considerando ser este gênero textual envolto por elementos mistos, já que envolve, em geral, a linguagem verbal e imagética. Destacam-se neste processo as funções da recategorização em textos verbo-visuais, além da metáfora como degrau para a recategorização. Para tanto, utilizou-se o método descritivo, o qual permite a partir de uma abordagem qualitativa, entender o referido fenômeno nos textos em destaque. Foram selecionadas quatro charges retiradas de jornais de grande circulação na cidade de Teresina/PI produzidas entre 2010 e 2012, nas quais a recategorização se faz presente e cujo efeito irônico e cômico são acionados pelo referido processo. Ao final, as análises demonstraram que a recategorização contribui para o efeito cômico e irônico, atuando de modo mais peculiar neste último. As charges estudadas têm a recategorização construída por meio da imagem, que não é lida de forma linear, diferenciando-se, dessa forma, da recategorização em textos apenas com elementos verbais, em que a leitura ocorre de modo linear.
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