Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55480 |
Resumo: | O ensino remoto tornou-se realidade nas instituições de ensino públicas e privadas do Brasil, como uma das medidas preventivas decorrente do novo cenário pandêmico mundial imposto pelo novo Coronavírus. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as dificuldades enfrentadas em cursos de Medicina Veterinária de universidades públicas do Sudeste do Brasil diante desse novo molde educacional, segundo a opinião de discentes e docentes. A obtenção desses dados foi por meio de dois questionários elaborados na plataforma “Google Forms” e compartilhados por plataformas digitais (E-mail, Instagram, Facebook e WhatsApp), sendo que, ao final, foram coletadas 209 respostas (98,5% discentes e 1,5% coordenadores) de 16 universidades públicas. O questionário direcionado aos discentes buscou obter informações sobre identificação e impacto da pandemia na graduação, desempenho acadêmico, acessibilidade e apoio tecnológico, vida pessoal e saúde mental. Já o formulário direcionado aos coordenadores objetivou coletar informações sobre identificação e o impacto da pandemia na graduação, acessibilidade e apoio tecnológico e experiência como profissional. Os resultados demonstram que, na opinião do público-alvo, a pandemia afetou de forma negativa o ensino e vida pessoal, impactando áreas como aproveitamento acadêmico e saúde mental. Consequentemente, mesmo que os entrevistados tenham apontado obter melhores notas e médias ponderadas durante o ensino remoto, os mesmos julgaram que seu conhecimento e aprendizado decaíram e que houve preocupação com o prejuízo social e educacional em sua formação e futuro. |
id |
VERACRUZ-0_a7308955486b6878ee33c643b72fcaea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55480 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Braziladaptaçãodesempenho acadêmicoensino remotosaúde mentalO ensino remoto tornou-se realidade nas instituições de ensino públicas e privadas do Brasil, como uma das medidas preventivas decorrente do novo cenário pandêmico mundial imposto pelo novo Coronavírus. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as dificuldades enfrentadas em cursos de Medicina Veterinária de universidades públicas do Sudeste do Brasil diante desse novo molde educacional, segundo a opinião de discentes e docentes. A obtenção desses dados foi por meio de dois questionários elaborados na plataforma “Google Forms” e compartilhados por plataformas digitais (E-mail, Instagram, Facebook e WhatsApp), sendo que, ao final, foram coletadas 209 respostas (98,5% discentes e 1,5% coordenadores) de 16 universidades públicas. O questionário direcionado aos discentes buscou obter informações sobre identificação e impacto da pandemia na graduação, desempenho acadêmico, acessibilidade e apoio tecnológico, vida pessoal e saúde mental. Já o formulário direcionado aos coordenadores objetivou coletar informações sobre identificação e o impacto da pandemia na graduação, acessibilidade e apoio tecnológico e experiência como profissional. Os resultados demonstram que, na opinião do público-alvo, a pandemia afetou de forma negativa o ensino e vida pessoal, impactando áreas como aproveitamento acadêmico e saúde mental. Consequentemente, mesmo que os entrevistados tenham apontado obter melhores notas e médias ponderadas durante o ensino remoto, os mesmos julgaram que seu conhecimento e aprendizado decaíram e que houve preocupação com o prejuízo social e educacional em sua formação e futuro.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5548010.34117/bjdv8n12-185Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79596-79607Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79596-79607Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79596-796072525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55480/40847Copyright (c) 2022 Ana Paula Florentino, Beatriz Rosa Cravo, Caroline da Veiga Lima, Giovana Galvão Morandini, Guilherme Cardoso da Silva, Laura Meiken Morelli, Lorena Battistin, Maria Eduarda Borges Pivato, Max Sândalo Ferreira da Silva, Mayara de Sousa Canute, Mayara Ferreira Vieira, Pedro Caldeira de Araujo, Victória Ribeiro Silvestre, Miguel Sionti de Medeiros Paulino, Juliano Gonçalves Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessFlorentino, Ana PaulaCravo, Beatriz RosaLima, Caroline da VeigaMorandini, Giovana Galvãoda Silva, Guilherme CardosoMorelli, Laura MeikenBattistin, LorenaPivato, Maria Eduarda Borgesda Silva, Max Sândalo FerreiraCanute, Mayara de SousaVieira, Mayara Ferreirade Araujo, Pedro CaldeiraSilvestre, Victória RibeiroPaulino, Miguel Sionti de MedeirosPereira, Juliano Gonçalves2022-12-28T18:58:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/55480Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:45.009167Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil |
title |
Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil |
spellingShingle |
Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil Florentino, Ana Paula adaptação desempenho acadêmico ensino remoto saúde mental |
title_short |
Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil |
title_full |
Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil |
title_fullStr |
Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil |
title_full_unstemmed |
Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil |
title_sort |
Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil |
author |
Florentino, Ana Paula |
author_facet |
Florentino, Ana Paula Cravo, Beatriz Rosa Lima, Caroline da Veiga Morandini, Giovana Galvão da Silva, Guilherme Cardoso Morelli, Laura Meiken Battistin, Lorena Pivato, Maria Eduarda Borges da Silva, Max Sândalo Ferreira Canute, Mayara de Sousa Vieira, Mayara Ferreira de Araujo, Pedro Caldeira Silvestre, Victória Ribeiro Paulino, Miguel Sionti de Medeiros Pereira, Juliano Gonçalves |
author_role |
author |
author2 |
Cravo, Beatriz Rosa Lima, Caroline da Veiga Morandini, Giovana Galvão da Silva, Guilherme Cardoso Morelli, Laura Meiken Battistin, Lorena Pivato, Maria Eduarda Borges da Silva, Max Sândalo Ferreira Canute, Mayara de Sousa Vieira, Mayara Ferreira de Araujo, Pedro Caldeira Silvestre, Victória Ribeiro Paulino, Miguel Sionti de Medeiros Pereira, Juliano Gonçalves |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Florentino, Ana Paula Cravo, Beatriz Rosa Lima, Caroline da Veiga Morandini, Giovana Galvão da Silva, Guilherme Cardoso Morelli, Laura Meiken Battistin, Lorena Pivato, Maria Eduarda Borges da Silva, Max Sândalo Ferreira Canute, Mayara de Sousa Vieira, Mayara Ferreira de Araujo, Pedro Caldeira Silvestre, Victória Ribeiro Paulino, Miguel Sionti de Medeiros Pereira, Juliano Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
adaptação desempenho acadêmico ensino remoto saúde mental |
topic |
adaptação desempenho acadêmico ensino remoto saúde mental |
description |
O ensino remoto tornou-se realidade nas instituições de ensino públicas e privadas do Brasil, como uma das medidas preventivas decorrente do novo cenário pandêmico mundial imposto pelo novo Coronavírus. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as dificuldades enfrentadas em cursos de Medicina Veterinária de universidades públicas do Sudeste do Brasil diante desse novo molde educacional, segundo a opinião de discentes e docentes. A obtenção desses dados foi por meio de dois questionários elaborados na plataforma “Google Forms” e compartilhados por plataformas digitais (E-mail, Instagram, Facebook e WhatsApp), sendo que, ao final, foram coletadas 209 respostas (98,5% discentes e 1,5% coordenadores) de 16 universidades públicas. O questionário direcionado aos discentes buscou obter informações sobre identificação e impacto da pandemia na graduação, desempenho acadêmico, acessibilidade e apoio tecnológico, vida pessoal e saúde mental. Já o formulário direcionado aos coordenadores objetivou coletar informações sobre identificação e o impacto da pandemia na graduação, acessibilidade e apoio tecnológico e experiência como profissional. Os resultados demonstram que, na opinião do público-alvo, a pandemia afetou de forma negativa o ensino e vida pessoal, impactando áreas como aproveitamento acadêmico e saúde mental. Consequentemente, mesmo que os entrevistados tenham apontado obter melhores notas e médias ponderadas durante o ensino remoto, os mesmos julgaram que seu conhecimento e aprendizado decaíram e que houve preocupação com o prejuízo social e educacional em sua formação e futuro. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55480 10.34117/bjdv8n12-185 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55480 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n12-185 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55480/40847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 12 (2022); 79596-79607 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 12 (2022); 79596-79607 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 12 (2022); 79596-79607 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645622990864384 |