Impacto da pandemia de COVID-19 no ensino de medicina veterinária em universidades públicas da região sudeste do Brasil: Impact of the COVID-19 pandemic on veterinary medicine teaching in public universities in the southeast region of Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Florentino, Ana Paula
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Cravo, Beatriz Rosa, Lima, Caroline da Veiga, Morandini, Giovana Galvão, da Silva, Guilherme Cardoso, Morelli, Laura Meiken, Battistin, Lorena, Pivato, Maria Eduarda Borges, da Silva, Max Sândalo Ferreira, Canute, Mayara de Sousa, Vieira, Mayara Ferreira, de Araujo, Pedro Caldeira, Silvestre, Victória Ribeiro, Paulino, Miguel Sionti de Medeiros, Pereira, Juliano Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/55480
Resumo: O ensino remoto tornou-se realidade nas instituições de ensino públicas e privadas do Brasil, como uma das medidas preventivas decorrente do novo cenário pandêmico mundial imposto pelo novo Coronavírus. O presente trabalho teve como objetivo avaliar as dificuldades enfrentadas em cursos de Medicina Veterinária de universidades públicas do Sudeste do Brasil diante desse novo molde educacional, segundo a opinião de discentes e docentes. A obtenção desses dados foi por meio de dois questionários elaborados na plataforma “Google Forms” e compartilhados por plataformas digitais (E-mail, Instagram, Facebook e WhatsApp), sendo que, ao final, foram coletadas 209 respostas (98,5% discentes e 1,5% coordenadores) de 16 universidades públicas. O questionário direcionado aos discentes buscou obter informações sobre identificação e impacto da pandemia na graduação, desempenho acadêmico, acessibilidade e apoio tecnológico, vida pessoal e saúde mental. Já o formulário direcionado aos coordenadores objetivou coletar informações sobre identificação e o impacto da pandemia na graduação, acessibilidade e apoio tecnológico e experiência como profissional. Os resultados demonstram que, na opinião do público-alvo, a pandemia afetou de forma negativa o ensino e vida pessoal, impactando áreas como aproveitamento acadêmico e saúde mental. Consequentemente, mesmo que os entrevistados tenham apontado obter melhores notas e médias ponderadas durante o ensino remoto, os mesmos julgaram que seu conhecimento e aprendizado decaíram e que houve preocupação com o prejuízo social e educacional em sua formação e futuro.
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