A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) |
Texto Completo: | http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17967 |
Resumo: | Apoiando-me no paradigma indiciário, nos estudos de letramentos acadêmicos, na retomada da distinção entre sujeito empírico e discursivo proposta por Corrêa (2011) e nas noções de modo de enunciação de escrita e de gêneros textuais, procuro discutir e exemplificar gestos do escrevente em três artigos científicos de periódicos – estratos B1 e B3 (área Medicina Veterinária [MV], subárea Reprodução Bovina) – a fim de analisar se e como um processo de adscrição se evidencia na escrita acadêmica nessa disciplina. Concluo que o escrevente se distancia da noção de estabilidade do gênero do discurso e se insere, numa tensão produtiva, no jogo discursivo da área, desvelando, de certa forma, dimensões ocultas das práticas de letramento(s) da esfera discursiva em que o gênero circula. Réplicas e alusões ou remissões a outros trabalhos são estratégias para validação da própria pesquisa e insumo para promover o próprio trabalho e proporcionar que ele seja futuramente citado.PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação.Supporting myself in the evidential paradigm, in the studies of academic literacies, in the resumption of the distinction between empirical and discursive subject proposed by Corrêa (2011), and in the notions of the way of enunciation of writing and of textual genres, I try to discuss and exemplify the gestures of the writer in three scientific articles from journals – stratum B1 and B3 (Veterinary Medicine (VM) area, Bovine Reproduction sub-area) in order to analyze whether and how an additive process is evident in academic writing in this discipline. I conclude that the writer distances himself from the notion of stability of the discourse genre and inserts himself, in a productive tension, in the discursive game of the area, revealing, in a way, hidden dimensions of literacy practices of the discursive sphere in which the genre circulates. Replicas and allusions or references to other works are strategies for validating the research itself and input to promote the work itself and its future citation.KEYWORDS: academic literacies; textual genres; enunciation. |
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A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicineletramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação; academic literacies; textual genres; enunciation.Apoiando-me no paradigma indiciário, nos estudos de letramentos acadêmicos, na retomada da distinção entre sujeito empírico e discursivo proposta por Corrêa (2011) e nas noções de modo de enunciação de escrita e de gêneros textuais, procuro discutir e exemplificar gestos do escrevente em três artigos científicos de periódicos – estratos B1 e B3 (área Medicina Veterinária [MV], subárea Reprodução Bovina) – a fim de analisar se e como um processo de adscrição se evidencia na escrita acadêmica nessa disciplina. Concluo que o escrevente se distancia da noção de estabilidade do gênero do discurso e se insere, numa tensão produtiva, no jogo discursivo da área, desvelando, de certa forma, dimensões ocultas das práticas de letramento(s) da esfera discursiva em que o gênero circula. Réplicas e alusões ou remissões a outros trabalhos são estratégias para validação da própria pesquisa e insumo para promover o próprio trabalho e proporcionar que ele seja futuramente citado.PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação.Supporting myself in the evidential paradigm, in the studies of academic literacies, in the resumption of the distinction between empirical and discursive subject proposed by Corrêa (2011), and in the notions of the way of enunciation of writing and of textual genres, I try to discuss and exemplify the gestures of the writer in three scientific articles from journals – stratum B1 and B3 (Veterinary Medicine (VM) area, Bovine Reproduction sub-area) in order to analyze whether and how an additive process is evident in academic writing in this discipline. I conclude that the writer distances himself from the notion of stability of the discourse genre and inserts himself, in a productive tension, in the discursive game of the area, revealing, in a way, hidden dimensions of literacy practices of the discursive sphere in which the genre circulates. Replicas and allusions or references to other works are strategies for validating the research itself and input to promote the work itself and its future citation.KEYWORDS: academic literacies; textual genres; enunciation.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBorges, Rosângela Rodrigues2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17967Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 599-626Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 599-626Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 599-6261984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17967/2913/*ref*/BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011./*ref*/CORRÊA, M. 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