A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Borges, Rosângela Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
Texto Completo: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17967
Resumo: Apoiando-me no paradigma indiciário, nos estudos de letramentos acadêmicos, na retomada da distinção entre sujeito empírico e discursivo proposta por Corrêa (2011) e nas noções de modo de enunciação de escrita e de gêneros textuais, procuro discutir e exemplificar gestos do escrevente em três artigos científicos de periódicos – estratos B1 e B3 (área Medicina Veterinária [MV], subárea Reprodução Bovina) – a fim de analisar se e como um processo de adscrição se evidencia na escrita acadêmica nessa disciplina. Concluo que o escrevente se distancia da noção de estabilidade do gênero do discurso e se insere, numa tensão produtiva, no jogo discursivo da área, desvelando, de certa forma, dimensões ocultas das práticas de letramento(s) da esfera discursiva em que o gênero circula. Réplicas e alusões ou remissões a outros trabalhos são estratégias para validação da própria pesquisa e insumo para promover o próprio trabalho e proporcionar que ele seja futuramente citado.PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação.Supporting myself in the evidential paradigm, in the studies of academic literacies, in the resumption of the distinction between empirical and discursive subject proposed by Corrêa (2011), and in the notions of the way of enunciation of writing and of textual genres, I try to discuss and exemplify the gestures of the writer in three scientific articles from journals – stratum B1 and B3 (Veterinary Medicine (VM) area, Bovine Reproduction sub-area) in order to analyze whether and how an additive process is evident in academic writing in this discipline. I conclude that the writer distances himself from the notion of stability of the discourse genre and inserts himself, in a productive tension, in the discursive game of the area, revealing, in a way, hidden dimensions of literacy practices of the discursive sphere in which the genre circulates. Replicas and allusions or references to other works are strategies for validating the research itself and input to promote the work itself and its future citation.KEYWORDS: academic literacies; textual genres; enunciation.
id UFMG-7_b1b8387d9e1a061ec06b6be09db976e8
oai_identifier_str oai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17967
network_acronym_str UFMG-7
network_name_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository_id_str
spelling A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicineletramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação; academic literacies; textual genres; enunciation.Apoiando-me no paradigma indiciário, nos estudos de letramentos acadêmicos, na retomada da distinção entre sujeito empírico e discursivo proposta por Corrêa (2011) e nas noções de modo de enunciação de escrita e de gêneros textuais, procuro discutir e exemplificar gestos do escrevente em três artigos científicos de periódicos – estratos B1 e B3 (área Medicina Veterinária [MV], subárea Reprodução Bovina) – a fim de analisar se e como um processo de adscrição se evidencia na escrita acadêmica nessa disciplina. Concluo que o escrevente se distancia da noção de estabilidade do gênero do discurso e se insere, numa tensão produtiva, no jogo discursivo da área, desvelando, de certa forma, dimensões ocultas das práticas de letramento(s) da esfera discursiva em que o gênero circula. Réplicas e alusões ou remissões a outros trabalhos são estratégias para validação da própria pesquisa e insumo para promover o próprio trabalho e proporcionar que ele seja futuramente citado.PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação.Supporting myself in the evidential paradigm, in the studies of academic literacies, in the resumption of the distinction between empirical and discursive subject proposed by Corrêa (2011), and in the notions of the way of enunciation of writing and of textual genres, I try to discuss and exemplify the gestures of the writer in three scientific articles from journals – stratum B1 and B3 (Veterinary Medicine (VM) area, Bovine Reproduction sub-area) in order to analyze whether and how an additive process is evident in academic writing in this discipline. I conclude that the writer distances himself from the notion of stability of the discourse genre and inserts himself, in a productive tension, in the discursive game of the area, revealing, in a way, hidden dimensions of literacy practices of the discursive sphere in which the genre circulates. Replicas and allusions or references to other works are strategies for validating the research itself and input to promote the work itself and its future citation.KEYWORDS: academic literacies; textual genres; enunciation.Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas GeraisBorges, Rosângela Rodrigues2022-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17967Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 599-626Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 599-626Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 599-6261984-63981676-0786reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17967/2913/*ref*/BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011./*ref*/CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, Sergipe, v. 10, n. 4, p. 333-356, 2011./*ref*/CORRÊA, M. L. G. A heterogeneidade na constituição da escrita: complexidade enunciativa e paradigma indiciário. Cadernos da F.F.C., Marília, v. 6, n. 2, p. 165-185, 1997./*ref*/CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita.São Paulo: Martins Fontes, 2004./*ref*/CORRÊA, M. L. G. Relações intergenéricas na análise indiciária de textos escritos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 45, n. 2, p. 205-224, 2006./*ref*/GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1990./*ref*/LEA, M. R.; STREET, B. V. The “academic literacies” model: theory and applications. Theory into Practice, London, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006./*ref*/SOARES, M. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004./*ref*/STREET, B. V. “Hidden” features of academic paper writing. Working Papers in Educational Linguistics, Philadelphia, v. 24, n. 1, p. 1-17, 2007./*ref*/STREET, B. V. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, 2010./*ref*/SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva,Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 341-377, 2008./*ref*/TODOROV, T. Mikhail Bakhtine, le principe dialogique suivi de Ecrits du Cercle de Bakhtine. Paris: Seuil, 1981.Copyright (c) 2022 Rosângela Rodrigues Borgeshttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesspor2022-07-28T19:34:31Zoai:periodicos.letras.ufmg.br:article/17967Revistahttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/indexPUBhttp://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/oairblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com1984-63981676-0786opendoar:2022-07-28T19:34:31Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine
title A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine
spellingShingle A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine
Borges, Rosângela Rodrigues
letramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação; academic literacies; textual genres; enunciation.
title_short A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine
title_full A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine
title_fullStr A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine
title_full_unstemmed A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine
title_sort A escrita em Medicina Veterinária / Writing in Veterinary Medicine
author Borges, Rosângela Rodrigues
author_facet Borges, Rosângela Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Borges, Rosângela Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv letramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação; academic literacies; textual genres; enunciation.
topic letramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação; academic literacies; textual genres; enunciation.
description Apoiando-me no paradigma indiciário, nos estudos de letramentos acadêmicos, na retomada da distinção entre sujeito empírico e discursivo proposta por Corrêa (2011) e nas noções de modo de enunciação de escrita e de gêneros textuais, procuro discutir e exemplificar gestos do escrevente em três artigos científicos de periódicos – estratos B1 e B3 (área Medicina Veterinária [MV], subárea Reprodução Bovina) – a fim de analisar se e como um processo de adscrição se evidencia na escrita acadêmica nessa disciplina. Concluo que o escrevente se distancia da noção de estabilidade do gênero do discurso e se insere, numa tensão produtiva, no jogo discursivo da área, desvelando, de certa forma, dimensões ocultas das práticas de letramento(s) da esfera discursiva em que o gênero circula. Réplicas e alusões ou remissões a outros trabalhos são estratégias para validação da própria pesquisa e insumo para promover o próprio trabalho e proporcionar que ele seja futuramente citado.PALAVRAS-CHAVE: letramentos acadêmicos; gêneros textuais; enunciação.Supporting myself in the evidential paradigm, in the studies of academic literacies, in the resumption of the distinction between empirical and discursive subject proposed by Corrêa (2011), and in the notions of the way of enunciation of writing and of textual genres, I try to discuss and exemplify the gestures of the writer in three scientific articles from journals – stratum B1 and B3 (Veterinary Medicine (VM) area, Bovine Reproduction sub-area) in order to analyze whether and how an additive process is evident in academic writing in this discipline. I conclude that the writer distances himself from the notion of stability of the discourse genre and inserts himself, in a productive tension, in the discursive game of the area, revealing, in a way, hidden dimensions of literacy practices of the discursive sphere in which the genre circulates. Replicas and allusions or references to other works are strategies for validating the research itself and input to promote the work itself and its future citation.KEYWORDS: academic literacies; textual genres; enunciation.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17967
url http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/view/17967
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/rbla/article/downloadSuppFile/17967/2913
/*ref*/BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
/*ref*/CORRÊA, M. L. G. As perspectivas etnográfica e discursiva no ensino da escrita: o exemplo de textos de pré-universitários. Revista da ABRALIN, Sergipe, v. 10, n. 4, p. 333-356, 2011.
/*ref*/CORRÊA, M. L. G. A heterogeneidade na constituição da escrita: complexidade enunciativa e paradigma indiciário. Cadernos da F.F.C., Marília, v. 6, n. 2, p. 165-185, 1997.
/*ref*/CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita.São Paulo: Martins Fontes, 2004.
/*ref*/CORRÊA, M. L. G. Relações intergenéricas na análise indiciária de textos escritos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 45, n. 2, p. 205-224, 2006.
/*ref*/GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
/*ref*/LEA, M. R.; STREET, B. V. The “academic literacies” model: theory and applications. Theory into Practice, London, v. 45, n. 4, p. 368-377, 2006.
/*ref*/SOARES, M. Alfabetização e letramento. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
/*ref*/STREET, B. V. “Hidden” features of academic paper writing. Working Papers in Educational Linguistics, Philadelphia, v. 24, n. 1, p. 1-17, 2007.
/*ref*/STREET, B. V. Dimensões “Escondidas” na Escrita de Artigos Acadêmicos. Perspectiva, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 541-567, 2010.
/*ref*/SUASSUNA, L. Pesquisa qualitativa em Educação e Linguagem: histórico e validação do paradigma indiciário. Perspectiva,Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 341-377, 2008.
/*ref*/TODOROV, T. Mikhail Bakhtine, le principe dialogique suivi de Ecrits du Cercle de Bakhtine. Paris: Seuil, 1981.
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Rosângela Rodrigues Borges
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Rosângela Rodrigues Borges
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Letras - Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 599-626
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 599-626
Revista Brasileira de Linguística Aplicada; Vol 22, No 2 (2022); 599-626
1984-6398
1676-0786
reponame:Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
collection Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Lingüística Aplicada (Online) - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv rblasecretaria@gmail.com||periodicosfaleufmg@gmail.com
_version_ 1799711101059858432