Marketing social e ambiental e sua relação com as certificações e selos socioambientais / Social and environmental marketing and its relation to social and environmental certifications

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: França, Isabela Kronemberger Mantelli
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Moraes, Clauciana Schmidt Bueno de, Gavira, Muriel de Oliveira, Cunha, Christiano França da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2863
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o uso do marketing social e ambiental e sua relação com os selos e certificações socioambientais. Foi realizado um diagnóstico e análise das principais certificações e selos socioambientais utilizados, promovendo uma análise comparativa, avaliando seus objetivos, abrangência, esferas abordadas, métodos e processos avaliativos e pontos positivos e negativos. Foi possível observar que os selos e certificações atuam em diferentes esferas, tais como manejo florestal, construção civil, sistemas de gestão ambiental, produtos agropecuários, entre outros. Possuem diferentes métodos de avaliação, considerando critérios gerais e específicos próprios avaliados por auditorias documentais e presenciais. De modo geral, apresentam benefícios em comum, tais como aumento da vantagem competitiva, melhoria de imagem, reconhecimento do mercado, valorização do produto e visam, em diferentes níveis, a mitigação dos impactos sociais ambientais e gerenciamento adequado dos recursos naturais. Por fim, foi realizada uma pesquisa para analisar o perfil de percepção ambiental dos consumidores frente aos conceitos referentes a este tema, onde foi possível observar um grande reconhecimento de termos frequentes na mídia, tais como sustentabilidade e produto verde, porém, revelou-se desconhecimento de termos específicos como marketing e maquiagem verdes. Notou-se que muitos participantes realizam ações ambientais, como reciclagem e reuso, estão dispostos a pagar mais por produtos que apresentam aspectos ambientais e deixariam de consumir em empresas que possam causar danos ao meio ambiente. Paradoxalmente, tais consumidores não pesquisam sobre as empresas aonde consomem, nem buscam informações ambientais nos rótulos dos produtos que compram, demonstrando a necessidade de maior informação nesta esfera. O estudo do marketing social e ambiental, como instrumento administrativo, e sua relação com as principais certificações e selos socioambientais utilizadas demonstrou-se um importante fator como subsídio para políticas públicas e empresariais, bem como base para possíveis ações frente a melhorias das questões sociais e ambientais. 
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