Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Tarcileide Maria Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401
Resumo: Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado em curso, que tem como objetivo analisar as concepções e as práticas docentes de professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, utiliza-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observações. Têm-se, como sujeitos, 12 professores universitários. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. O recorte que deu origem a esse trabalho consistiu em um levantamento bibliográfico que objetivou detectar a existência ou não de pesquisas nos campos da Educação Especial e/ou Inclusiva que focam na prática docente do professor universitário. O estudo foi realizado via internet, utilizando as seguintes bases de pesquisa: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) – GT nº 15 e os Repositórios de teses e dissertações das Universidades Federais UFRN e UFSCar. Os descritores utilizados foram: Inclusão no Ensino Superior; Professor, inclusão; Pessoa com deficiência; Ensino Superior; Professor; ensino superior; deficiência. O levantamento realizado até o presente momento aponta, como resultados preliminares, que as pesquisas sobre a inclusão no ensino superior focam, em sua maioria, no ingresso, nas dificuldades, na permanência e na conclusão da graduação pelos estudantes com deficiência, e que são poucos, ainda, os estudos que protagonizam sobre a docência no ensino superior.
id VERACRUZ-0_a91bf1ee26a7a6a7c5b1620e7e31e9b5
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10401
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case studyDocênciaUniversidadeEstudanteDeficiência.Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado em curso, que tem como objetivo analisar as concepções e as práticas docentes de professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, utiliza-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observações. Têm-se, como sujeitos, 12 professores universitários. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. O recorte que deu origem a esse trabalho consistiu em um levantamento bibliográfico que objetivou detectar a existência ou não de pesquisas nos campos da Educação Especial e/ou Inclusiva que focam na prática docente do professor universitário. O estudo foi realizado via internet, utilizando as seguintes bases de pesquisa: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) – GT nº 15 e os Repositórios de teses e dissertações das Universidades Federais UFRN e UFSCar. Os descritores utilizados foram: Inclusão no Ensino Superior; Professor, inclusão; Pessoa com deficiência; Ensino Superior; Professor; ensino superior; deficiência. O levantamento realizado até o presente momento aponta, como resultados preliminares, que as pesquisas sobre a inclusão no ensino superior focam, em sua maioria, no ingresso, nas dificuldades, na permanência e na conclusão da graduação pelos estudantes com deficiência, e que são poucos, ainda, os estudos que protagonizam sobre a docência no ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1040110.34117/bjdv6n5-427Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29673-29680Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29673-29680Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29673-296802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401/8693Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Tarcileide Maria CostaMagalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva2020-06-09T13:25:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10401Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:43.397498Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study
title Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study
spellingShingle Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study
Bezerra, Tarcileide Maria Costa
Docência
Universidade
Estudante
Deficiência.
title_short Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study
title_full Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study
title_fullStr Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study
title_full_unstemmed Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study
title_sort Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study
author Bezerra, Tarcileide Maria Costa
author_facet Bezerra, Tarcileide Maria Costa
Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
author_role author
author2 Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Tarcileide Maria Costa
Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva
dc.subject.por.fl_str_mv Docência
Universidade
Estudante
Deficiência.
topic Docência
Universidade
Estudante
Deficiência.
description Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado em curso, que tem como objetivo analisar as concepções e as práticas docentes de professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, utiliza-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observações. Têm-se, como sujeitos, 12 professores universitários. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. O recorte que deu origem a esse trabalho consistiu em um levantamento bibliográfico que objetivou detectar a existência ou não de pesquisas nos campos da Educação Especial e/ou Inclusiva que focam na prática docente do professor universitário. O estudo foi realizado via internet, utilizando as seguintes bases de pesquisa: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) – GT nº 15 e os Repositórios de teses e dissertações das Universidades Federais UFRN e UFSCar. Os descritores utilizados foram: Inclusão no Ensino Superior; Professor, inclusão; Pessoa com deficiência; Ensino Superior; Professor; ensino superior; deficiência. O levantamento realizado até o presente momento aponta, como resultados preliminares, que as pesquisas sobre a inclusão no ensino superior focam, em sua maioria, no ingresso, nas dificuldades, na permanência e na conclusão da graduação pelos estudantes com deficiência, e que são poucos, ainda, os estudos que protagonizam sobre a docência no ensino superior.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401
10.34117/bjdv6n5-427
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n5-427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401/8693
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29673-29680
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29673-29680
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29673-29680
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645453341753344