Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401 |
Resumo: | Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado em curso, que tem como objetivo analisar as concepções e as práticas docentes de professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, utiliza-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observações. Têm-se, como sujeitos, 12 professores universitários. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. O recorte que deu origem a esse trabalho consistiu em um levantamento bibliográfico que objetivou detectar a existência ou não de pesquisas nos campos da Educação Especial e/ou Inclusiva que focam na prática docente do professor universitário. O estudo foi realizado via internet, utilizando as seguintes bases de pesquisa: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) – GT nº 15 e os Repositórios de teses e dissertações das Universidades Federais UFRN e UFSCar. Os descritores utilizados foram: Inclusão no Ensino Superior; Professor, inclusão; Pessoa com deficiência; Ensino Superior; Professor; ensino superior; deficiência. O levantamento realizado até o presente momento aponta, como resultados preliminares, que as pesquisas sobre a inclusão no ensino superior focam, em sua maioria, no ingresso, nas dificuldades, na permanência e na conclusão da graduação pelos estudantes com deficiência, e que são poucos, ainda, os estudos que protagonizam sobre a docência no ensino superior. |
id |
VERACRUZ-0_a91bf1ee26a7a6a7c5b1620e7e31e9b5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10401 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case studyDocênciaUniversidadeEstudanteDeficiência.Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado em curso, que tem como objetivo analisar as concepções e as práticas docentes de professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, utiliza-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observações. Têm-se, como sujeitos, 12 professores universitários. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. O recorte que deu origem a esse trabalho consistiu em um levantamento bibliográfico que objetivou detectar a existência ou não de pesquisas nos campos da Educação Especial e/ou Inclusiva que focam na prática docente do professor universitário. O estudo foi realizado via internet, utilizando as seguintes bases de pesquisa: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) – GT nº 15 e os Repositórios de teses e dissertações das Universidades Federais UFRN e UFSCar. Os descritores utilizados foram: Inclusão no Ensino Superior; Professor, inclusão; Pessoa com deficiência; Ensino Superior; Professor; ensino superior; deficiência. O levantamento realizado até o presente momento aponta, como resultados preliminares, que as pesquisas sobre a inclusão no ensino superior focam, em sua maioria, no ingresso, nas dificuldades, na permanência e na conclusão da graduação pelos estudantes com deficiência, e que são poucos, ainda, os estudos que protagonizam sobre a docência no ensino superior.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1040110.34117/bjdv6n5-427Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29673-29680Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29673-29680Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29673-296802525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401/8693Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, Tarcileide Maria CostaMagalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva2020-06-09T13:25:21Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10401Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:43.397498Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study |
title |
Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study |
spellingShingle |
Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study Bezerra, Tarcileide Maria Costa Docência Universidade Estudante Deficiência. |
title_short |
Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study |
title_full |
Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study |
title_fullStr |
Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study |
title_full_unstemmed |
Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study |
title_sort |
Docência no ensino superior e o estudante com deficiência: preliminares de um estudo de caso/ Teaching in higher education and the disabled student: preliminaries of a case study |
author |
Bezerra, Tarcileide Maria Costa |
author_facet |
Bezerra, Tarcileide Maria Costa Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva |
author_role |
author |
author2 |
Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Tarcileide Maria Costa Magalhães, Rita de Cássia Barbosa Paiva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Docência Universidade Estudante Deficiência. |
topic |
Docência Universidade Estudante Deficiência. |
description |
Este trabalho consiste em um recorte de uma pesquisa de doutorado em curso, que tem como objetivo analisar as concepções e as práticas docentes de professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), localizada na cidade de Fortaleza. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa. Para a coleta de dados, utiliza-se questionários, entrevistas semiestruturadas e observações. Têm-se, como sujeitos, 12 professores universitários. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo de Bardin. O recorte que deu origem a esse trabalho consistiu em um levantamento bibliográfico que objetivou detectar a existência ou não de pesquisas nos campos da Educação Especial e/ou Inclusiva que focam na prática docente do professor universitário. O estudo foi realizado via internet, utilizando as seguintes bases de pesquisa: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Scientific Electronic Library Online (Scielo), Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) – GT nº 15 e os Repositórios de teses e dissertações das Universidades Federais UFRN e UFSCar. Os descritores utilizados foram: Inclusão no Ensino Superior; Professor, inclusão; Pessoa com deficiência; Ensino Superior; Professor; ensino superior; deficiência. O levantamento realizado até o presente momento aponta, como resultados preliminares, que as pesquisas sobre a inclusão no ensino superior focam, em sua maioria, no ingresso, nas dificuldades, na permanência e na conclusão da graduação pelos estudantes com deficiência, e que são poucos, ainda, os estudos que protagonizam sobre a docência no ensino superior. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401 10.34117/bjdv6n5-427 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n5-427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10401/8693 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 29673-29680 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 29673-29680 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 29673-29680 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645453341753344 |