Um relato sobre a educação do campo em Rio Bonito do Iguaçu/PR/ A report on field education in Rio Bonito do Iguaçu / PR
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10735 |
Resumo: | Este texto é uma apresentação reflexiva sobre uma ação ocorrida – um estudo de pós-graduação – e que versa sobre a História da Educação do Campo na Região Oeste do Paraná. O objetivo do trabalho foi evidenciar o contexto histórico da educação do campo, diferenças entre as vivências no campo e na cidade, identificando seus percursos, tendo presente o surgimento dos chamados novos movimentos sociais do campo. Este trabalho utilizou-se da pesquisa qualitativa como procedimento metodológico, entrevista semi-estruturada e pesquisa documental. O percurso realizado é um relato histórico da educação de/no campo de Rio Bonito do Iguaçu (de 1980 a 2007), pela qual se conclui que o MST repensa o seu meio e se torna agente de sua transformação, podendo contribuir para promover as mudanças necessárias do quadro social. |
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Um relato sobre a educação do campo em Rio Bonito do Iguaçu/PR/ A report on field education in Rio Bonito do Iguaçu / PREducação do Campo. Educação Brasileira. Rio Bonito do Iguaçu. Saberes.Este texto é uma apresentação reflexiva sobre uma ação ocorrida – um estudo de pós-graduação – e que versa sobre a História da Educação do Campo na Região Oeste do Paraná. O objetivo do trabalho foi evidenciar o contexto histórico da educação do campo, diferenças entre as vivências no campo e na cidade, identificando seus percursos, tendo presente o surgimento dos chamados novos movimentos sociais do campo. Este trabalho utilizou-se da pesquisa qualitativa como procedimento metodológico, entrevista semi-estruturada e pesquisa documental. O percurso realizado é um relato histórico da educação de/no campo de Rio Bonito do Iguaçu (de 1980 a 2007), pela qual se conclui que o MST repensa o seu meio e se torna agente de sua transformação, podendo contribuir para promover as mudanças necessárias do quadro social.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-05-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1073510.34117/bjdv6n5-568Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 5 (2020); 31615-31625Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 5 (2020); 31615-31625Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 5 (2020); 31615-316252525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10735/8959Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaese, Cláudia ReginaCavalcante, Ana Lucy Martins2020-06-09T13:25:24Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/10735Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:06:52.164971Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
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