Um relato sobre a educação do campo em Rio Bonito do Iguaçu/PR/ A report on field education in Rio Bonito do Iguaçu / PR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paese, Cláudia Regina
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cavalcante, Ana Lucy Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/10735
Resumo: Este texto é uma apresentação reflexiva sobre uma ação ocorrida – um estudo de pós-graduação – e que versa sobre a História da Educação do Campo na Região Oeste do Paraná. O objetivo do trabalho foi evidenciar o contexto histórico da educação do campo, diferenças entre as vivências no campo e na cidade, identificando seus percursos, tendo presente o surgimento dos chamados novos movimentos sociais do campo. Este trabalho utilizou-se da pesquisa qualitativa como procedimento metodológico, entrevista semi-estruturada e pesquisa documental. O percurso realizado é um relato histórico da educação de/no campo de Rio Bonito do Iguaçu (de 1980 a 2007), pela qual se conclui que o MST repensa o seu meio e se torna agente de sua transformação, podendo contribuir para promover as mudanças necessárias do quadro social.
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