Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Sarayane Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: da Silva, Antonio Sebastião Rodrigues, Lobato, Maria Izabel Pontes Rodrigues, Gomes, Daniele Rodrigues, Gomes, Adriana Dolores da Silva, Souza, Josiane de Carvalho, Costa, José Francisco da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n7-254
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472
Resumo: Este estudo conduz a uma reflexão sobre os valores éticos nos anos iniciais do ensino fundamental e como esse processo é desafiador para o docente. Nessa perspectiva, precisa-se de mais comprometimento por parte de toda a comunidade escolar com a prática dos valores éticos no cotidiano, objetivando o desenvolvimento de novas práxis metodológicas e reflexivas que visam a participação dos alunos em situações que os direcionem ao uso constante dos valores éticos em sua realidade. Destacando a influência que o espaço educacional tem no aprendizado e na criação dos valores éticos nos educandos. Para almejar os objetivos, cabe aos professores junto a família, serem inovadores para que os encontros em sala de aula sejam mais criativos em atividades e instigar a aprendizagem dos discentes. Salientando, a inclusão de toda a comunidade escolar neste processo junto aos valores por ela defendidos. Sendo assim, faz-se necessário toda a comunidade escolar, governo e sociedade agirem em harmonia para promover uma educação de qualidade e de valores.
id VERACRUZ-0_a9f71161252093d58294d2d25ead0ef2
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50472
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challengeeducaçãoeducaçãoaprendizagem de discenteaprendizagem de discentevalores éticos.valores éticos.Este estudo conduz a uma reflexão sobre os valores éticos nos anos iniciais do ensino fundamental e como esse processo é desafiador para o docente. Nessa perspectiva, precisa-se de mais comprometimento por parte de toda a comunidade escolar com a prática dos valores éticos no cotidiano, objetivando o desenvolvimento de novas práxis metodológicas e reflexivas que visam a participação dos alunos em situações que os direcionem ao uso constante dos valores éticos em sua realidade. Destacando a influência que o espaço educacional tem no aprendizado e na criação dos valores éticos nos educandos. Para almejar os objetivos, cabe aos professores junto a família, serem inovadores para que os encontros em sala de aula sejam mais criativos em atividades e instigar a aprendizagem dos discentes. Salientando, a inclusão de toda a comunidade escolar neste processo junto aos valores por ela defendidos. Sendo assim, faz-se necessário toda a comunidade escolar, governo e sociedade agirem em harmonia para promover uma educação de qualidade e de valores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5047210.34117/bjdv8n7-254Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52498-52524Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52498-52524Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52498-525242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Sarayane Rodriguesda Silva, Antonio Sebastião RodriguesLobato, Maria Izabel Pontes RodriguesGomes, Daniele RodriguesGomes, Adriana Dolores da SilvaSouza, Josiane de CarvalhoCosta, José Francisco da Silva2022-07-27T18:38:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50472Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:04.504345Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
title Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
spellingShingle Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
Pereira, Sarayane Rodrigues
educação
educação
aprendizagem de discente
aprendizagem de discente
valores éticos.
valores éticos.
Pereira, Sarayane Rodrigues
educação
educação
aprendizagem de discente
aprendizagem de discente
valores éticos.
valores éticos.
title_short Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
title_full Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
title_fullStr Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
title_full_unstemmed Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
title_sort Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
author Pereira, Sarayane Rodrigues
author_facet Pereira, Sarayane Rodrigues
Pereira, Sarayane Rodrigues
da Silva, Antonio Sebastião Rodrigues
Lobato, Maria Izabel Pontes Rodrigues
Gomes, Daniele Rodrigues
Gomes, Adriana Dolores da Silva
Souza, Josiane de Carvalho
Costa, José Francisco da Silva
da Silva, Antonio Sebastião Rodrigues
Lobato, Maria Izabel Pontes Rodrigues
Gomes, Daniele Rodrigues
Gomes, Adriana Dolores da Silva
Souza, Josiane de Carvalho
Costa, José Francisco da Silva
author_role author
author2 da Silva, Antonio Sebastião Rodrigues
Lobato, Maria Izabel Pontes Rodrigues
Gomes, Daniele Rodrigues
Gomes, Adriana Dolores da Silva
Souza, Josiane de Carvalho
Costa, José Francisco da Silva
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Sarayane Rodrigues
da Silva, Antonio Sebastião Rodrigues
Lobato, Maria Izabel Pontes Rodrigues
Gomes, Daniele Rodrigues
Gomes, Adriana Dolores da Silva
Souza, Josiane de Carvalho
Costa, José Francisco da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv educação
educação
aprendizagem de discente
aprendizagem de discente
valores éticos.
valores éticos.
topic educação
educação
aprendizagem de discente
aprendizagem de discente
valores éticos.
valores éticos.
description Este estudo conduz a uma reflexão sobre os valores éticos nos anos iniciais do ensino fundamental e como esse processo é desafiador para o docente. Nessa perspectiva, precisa-se de mais comprometimento por parte de toda a comunidade escolar com a prática dos valores éticos no cotidiano, objetivando o desenvolvimento de novas práxis metodológicas e reflexivas que visam a participação dos alunos em situações que os direcionem ao uso constante dos valores éticos em sua realidade. Destacando a influência que o espaço educacional tem no aprendizado e na criação dos valores éticos nos educandos. Para almejar os objetivos, cabe aos professores junto a família, serem inovadores para que os encontros em sala de aula sejam mais criativos em atividades e instigar a aprendizagem dos discentes. Salientando, a inclusão de toda a comunidade escolar neste processo junto aos valores por ela defendidos. Sendo assim, faz-se necessário toda a comunidade escolar, governo e sociedade agirem em harmonia para promover uma educação de qualidade e de valores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472
10.34117/bjdv8n7-254
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n7-254
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52498-52524
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52498-52524
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52498-52524
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183690479861760
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n7-254