Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n7-254 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472 |
Resumo: | Este estudo conduz a uma reflexão sobre os valores éticos nos anos iniciais do ensino fundamental e como esse processo é desafiador para o docente. Nessa perspectiva, precisa-se de mais comprometimento por parte de toda a comunidade escolar com a prática dos valores éticos no cotidiano, objetivando o desenvolvimento de novas práxis metodológicas e reflexivas que visam a participação dos alunos em situações que os direcionem ao uso constante dos valores éticos em sua realidade. Destacando a influência que o espaço educacional tem no aprendizado e na criação dos valores éticos nos educandos. Para almejar os objetivos, cabe aos professores junto a família, serem inovadores para que os encontros em sala de aula sejam mais criativos em atividades e instigar a aprendizagem dos discentes. Salientando, a inclusão de toda a comunidade escolar neste processo junto aos valores por ela defendidos. Sendo assim, faz-se necessário toda a comunidade escolar, governo e sociedade agirem em harmonia para promover uma educação de qualidade e de valores. |
id |
VERACRUZ-0_a9f71161252093d58294d2d25ead0ef2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50472 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challengeeducaçãoeducaçãoaprendizagem de discenteaprendizagem de discentevalores éticos.valores éticos.Este estudo conduz a uma reflexão sobre os valores éticos nos anos iniciais do ensino fundamental e como esse processo é desafiador para o docente. Nessa perspectiva, precisa-se de mais comprometimento por parte de toda a comunidade escolar com a prática dos valores éticos no cotidiano, objetivando o desenvolvimento de novas práxis metodológicas e reflexivas que visam a participação dos alunos em situações que os direcionem ao uso constante dos valores éticos em sua realidade. Destacando a influência que o espaço educacional tem no aprendizado e na criação dos valores éticos nos educandos. Para almejar os objetivos, cabe aos professores junto a família, serem inovadores para que os encontros em sala de aula sejam mais criativos em atividades e instigar a aprendizagem dos discentes. Salientando, a inclusão de toda a comunidade escolar neste processo junto aos valores por ela defendidos. Sendo assim, faz-se necessário toda a comunidade escolar, governo e sociedade agirem em harmonia para promover uma educação de qualidade e de valores.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5047210.34117/bjdv8n7-254Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52498-52524Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52498-52524Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52498-525242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Sarayane Rodriguesda Silva, Antonio Sebastião RodriguesLobato, Maria Izabel Pontes RodriguesGomes, Daniele RodriguesGomes, Adriana Dolores da SilvaSouza, Josiane de CarvalhoCosta, José Francisco da Silva2022-07-27T18:38:14Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/50472Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:24:04.504345Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge |
title |
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge |
spellingShingle |
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge Pereira, Sarayane Rodrigues educação educação aprendizagem de discente aprendizagem de discente valores éticos. valores éticos. Pereira, Sarayane Rodrigues educação educação aprendizagem de discente aprendizagem de discente valores éticos. valores éticos. |
title_short |
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge |
title_full |
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge |
title_fullStr |
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge |
title_full_unstemmed |
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge |
title_sort |
Valores éticos para os anos iniciais do ensino fundamental: reflexão no desafio docente / Ethical values for the early years of elementary school: reflection on the teaching challenge |
author |
Pereira, Sarayane Rodrigues |
author_facet |
Pereira, Sarayane Rodrigues Pereira, Sarayane Rodrigues da Silva, Antonio Sebastião Rodrigues Lobato, Maria Izabel Pontes Rodrigues Gomes, Daniele Rodrigues Gomes, Adriana Dolores da Silva Souza, Josiane de Carvalho Costa, José Francisco da Silva da Silva, Antonio Sebastião Rodrigues Lobato, Maria Izabel Pontes Rodrigues Gomes, Daniele Rodrigues Gomes, Adriana Dolores da Silva Souza, Josiane de Carvalho Costa, José Francisco da Silva |
author_role |
author |
author2 |
da Silva, Antonio Sebastião Rodrigues Lobato, Maria Izabel Pontes Rodrigues Gomes, Daniele Rodrigues Gomes, Adriana Dolores da Silva Souza, Josiane de Carvalho Costa, José Francisco da Silva |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Sarayane Rodrigues da Silva, Antonio Sebastião Rodrigues Lobato, Maria Izabel Pontes Rodrigues Gomes, Daniele Rodrigues Gomes, Adriana Dolores da Silva Souza, Josiane de Carvalho Costa, José Francisco da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educação educação aprendizagem de discente aprendizagem de discente valores éticos. valores éticos. |
topic |
educação educação aprendizagem de discente aprendizagem de discente valores éticos. valores éticos. |
description |
Este estudo conduz a uma reflexão sobre os valores éticos nos anos iniciais do ensino fundamental e como esse processo é desafiador para o docente. Nessa perspectiva, precisa-se de mais comprometimento por parte de toda a comunidade escolar com a prática dos valores éticos no cotidiano, objetivando o desenvolvimento de novas práxis metodológicas e reflexivas que visam a participação dos alunos em situações que os direcionem ao uso constante dos valores éticos em sua realidade. Destacando a influência que o espaço educacional tem no aprendizado e na criação dos valores éticos nos educandos. Para almejar os objetivos, cabe aos professores junto a família, serem inovadores para que os encontros em sala de aula sejam mais criativos em atividades e instigar a aprendizagem dos discentes. Salientando, a inclusão de toda a comunidade escolar neste processo junto aos valores por ela defendidos. Sendo assim, faz-se necessário toda a comunidade escolar, governo e sociedade agirem em harmonia para promover uma educação de qualidade e de valores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472 10.34117/bjdv8n7-254 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-254 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/50472/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 7 (2022); 52498-52524 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 7 (2022); 52498-52524 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 7 (2022); 52498-52524 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183690479861760 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n7-254 |