A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Carla Rênes de Alencar
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Sousa, Dayse Pereira Barbosa, Silva, Gisele Cantalice Salomão da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n2-371
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44481
Resumo: O desenvolvimento sustentável é um tema potencial para a aprendizagem significativa em ciências da natureza, visto que pode ser tratado de forma transdisciplinar, perpassando por todas as áreas do conhecimento. Assim, este trabalho visa apresentar um relato de experiência de aprendizagem utilizando a abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA), alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 4 e 6, referentes aos temas Educação de Qualidade e Água Potável e Saneamento, respectivamente. A atividade didático-pedagógica foi realizada por meio da análise de estudo de caso, envolvendo a poluição hídrica e a mobilização de conhecimentos científicos para a resolução de problemas. Os estudos de caso apresentavam informações sobre a poluição causada por diferentes tipos de efluentes: têxtil, esgoto doméstico e indústria do petróleo, ilustradas por dados quantitativos sobre parâmetros indicadores de poluição, tais como turbidez, sólidos dissolvidos, demanda química de oxigênio e oxigênio dissolvido. A partir dos parâmetros, os estudantes identificaram o impacto causado no ambiente e propuseram soluções para o controle da poluição, indicando técnicas de tratamento da poluição hídrica. A proposta do uso de estudo de caso envolvendo uma situção-problema, apresentou-se como uma estratégia pedagógica exitosa para a articulação entre conhecimento científico teórico e sua aplicação em situações reais do cotidiano, promovendo a alfabetização científica e o desenvolvendo de habilidades cognitivas e sociais para avida em sociedade.
id VERACRUZ-0_aa2d9dc0582b3d716446f09da801d3b0
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44481
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatmentpoluição hídricaensino de químicaestudo de casotratamento de efluentesdesenvolvimento sustentável.O desenvolvimento sustentável é um tema potencial para a aprendizagem significativa em ciências da natureza, visto que pode ser tratado de forma transdisciplinar, perpassando por todas as áreas do conhecimento. Assim, este trabalho visa apresentar um relato de experiência de aprendizagem utilizando a abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA), alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 4 e 6, referentes aos temas Educação de Qualidade e Água Potável e Saneamento, respectivamente. A atividade didático-pedagógica foi realizada por meio da análise de estudo de caso, envolvendo a poluição hídrica e a mobilização de conhecimentos científicos para a resolução de problemas. Os estudos de caso apresentavam informações sobre a poluição causada por diferentes tipos de efluentes: têxtil, esgoto doméstico e indústria do petróleo, ilustradas por dados quantitativos sobre parâmetros indicadores de poluição, tais como turbidez, sólidos dissolvidos, demanda química de oxigênio e oxigênio dissolvido. A partir dos parâmetros, os estudantes identificaram o impacto causado no ambiente e propuseram soluções para o controle da poluição, indicando técnicas de tratamento da poluição hídrica. A proposta do uso de estudo de caso envolvendo uma situção-problema, apresentou-se como uma estratégia pedagógica exitosa para a articulação entre conhecimento científico teórico e sua aplicação em situações reais do cotidiano, promovendo a alfabetização científica e o desenvolvendo de habilidades cognitivas e sociais para avida em sociedade.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4448110.34117/bjdv8n2-371Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 14115-14122Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 14115-14122Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 14115-141222525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44481/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Carla Rênes de AlencarSousa, Dayse Pereira BarbosaSilva, Gisele Cantalice Salomão da2022-03-02T14:26:00Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/44481Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:44.507973Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
title A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
spellingShingle A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
Machado, Carla Rênes de Alencar
poluição hídrica
ensino de química
estudo de caso
tratamento de efluentes
desenvolvimento sustentável.
Machado, Carla Rênes de Alencar
poluição hídrica
ensino de química
estudo de caso
tratamento de efluentes
desenvolvimento sustentável.
title_short A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
title_full A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
title_fullStr A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
title_full_unstemmed A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
title_sort A busca por soluções para a poluição hídrica: um estudo de caso sobre tratamento de efluentes / The search for solutions to water pollution: a case study on wastewater treatment
author Machado, Carla Rênes de Alencar
author_facet Machado, Carla Rênes de Alencar
Machado, Carla Rênes de Alencar
Sousa, Dayse Pereira Barbosa
Silva, Gisele Cantalice Salomão da
Sousa, Dayse Pereira Barbosa
Silva, Gisele Cantalice Salomão da
author_role author
author2 Sousa, Dayse Pereira Barbosa
Silva, Gisele Cantalice Salomão da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Carla Rênes de Alencar
Sousa, Dayse Pereira Barbosa
Silva, Gisele Cantalice Salomão da
dc.subject.por.fl_str_mv poluição hídrica
ensino de química
estudo de caso
tratamento de efluentes
desenvolvimento sustentável.
topic poluição hídrica
ensino de química
estudo de caso
tratamento de efluentes
desenvolvimento sustentável.
description O desenvolvimento sustentável é um tema potencial para a aprendizagem significativa em ciências da natureza, visto que pode ser tratado de forma transdisciplinar, perpassando por todas as áreas do conhecimento. Assim, este trabalho visa apresentar um relato de experiência de aprendizagem utilizando a abordagem Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA), alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável 4 e 6, referentes aos temas Educação de Qualidade e Água Potável e Saneamento, respectivamente. A atividade didático-pedagógica foi realizada por meio da análise de estudo de caso, envolvendo a poluição hídrica e a mobilização de conhecimentos científicos para a resolução de problemas. Os estudos de caso apresentavam informações sobre a poluição causada por diferentes tipos de efluentes: têxtil, esgoto doméstico e indústria do petróleo, ilustradas por dados quantitativos sobre parâmetros indicadores de poluição, tais como turbidez, sólidos dissolvidos, demanda química de oxigênio e oxigênio dissolvido. A partir dos parâmetros, os estudantes identificaram o impacto causado no ambiente e propuseram soluções para o controle da poluição, indicando técnicas de tratamento da poluição hídrica. A proposta do uso de estudo de caso envolvendo uma situção-problema, apresentou-se como uma estratégia pedagógica exitosa para a articulação entre conhecimento científico teórico e sua aplicação em situações reais do cotidiano, promovendo a alfabetização científica e o desenvolvendo de habilidades cognitivas e sociais para avida em sociedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44481
10.34117/bjdv8n2-371
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44481
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-371
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/44481/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 14115-14122
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 14115-14122
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 14115-14122
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183689962913792
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n2-371