Nível básico de conhecimento do profissional de educação física sobre treinamento para hipertensos / Basic level of knowledge professional physical education on hypertense training
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n11-591 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/20545 |
Resumo: | A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco para desenvolvimento de doenças cardiovasculares e atinge grande parte da população brasileira. O exercício físico é um dos tratamentos não farmacológicos mais utilizados para essa doença e o professor de Educação Física é o responsável por esta intervenção. O objetivo deste estudo foi identificar o nível de informação acerca da avaliação física e prescrição de treinamento para hipertensos. Trata-se de uma pesquisa do tipo observacional, quantitativa, descritiva com corte transversal. Foram entrevistados 45 profissionais sendo 65 homens 33.4 (±5.9) anos e 30 mulheres 30.9 (±4.3) anos. Participaram desse estudo profissionais que atuavam em academias da região norte de Natal/RN com no mínimo 5.2 (±4.9) anos de atuação. Para a análise dos dados foi utilizada a média, assim como o percentual das respostas. Foram incluídos no estudo profissionais devidamente registrados no CREF16/RN. O estudo apresentou resultados onde 80% trabalhavam com hipertensos e que 72% sabiam apenas um critério para aferição da pressão arterial de acordo com a VII Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial. Ainda, apenas 51% conheciam os critérios para hipertensos não iniciarem o exercício naquele dia e sobre medicamentos apenas 49% não informaram o nome de pelo menos 1 desses medicamentos na hipertensão. Conclui-se, portanto que o conhecimento desses profissionais para este público foi considerado insuficiente de acordo com as recomendações da VII Diretriz Brasileira Hipertensão arterial e ciência sobre treinamento para grupos especiais com risco cardiovascular. Sugere-se que mais estudos sejam realizados para se obter dados que auxiliem na elaboração de programas voltados para a atuação profissional, frente a alunos com hipertensão arterial. |
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