Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696 |
Resumo: | Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado em Ciências da Educação, realizado na Universidad Interamericana. Para tanto, este trabalho tem por intuito realizar uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem, e, para isso, utilizamos uma escola pública para formar um escopo suficiente para esta pesquisa. Somando-se a isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos um questionário com professores e gestores, no intuito de embasar nossas assertivas neste trabalho, ao qual foi desenvolvido de acordo com normas éticas de privacidade e confidencialidade para com os pesquisados, o que enaltecemos ser uma observação, um relato de experiência. Esta pesquisa nos mostrou que uma gestão democrática participativa se soma bastante para o bom funcionamento geral de uma escola, desde a administração, quanto aos professores e alunos. Em suma, a liderança na gestão é um mecanismo que demonstra a diferença que pode haver na importância devida que se dá ao conjunto: escola, administração, professores, alunos e pais, com isso, o que nos mostra que há êxito quanto ao processo final de ensino-aprendizagem. |
id |
VERACRUZ-0_ad9ba1b5d6217a67352192bd36e9b7a6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43696 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning processGestão escolarGestão democrática e participativaEnsino- aprendizagem.Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado em Ciências da Educação, realizado na Universidad Interamericana. Para tanto, este trabalho tem por intuito realizar uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem, e, para isso, utilizamos uma escola pública para formar um escopo suficiente para esta pesquisa. Somando-se a isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos um questionário com professores e gestores, no intuito de embasar nossas assertivas neste trabalho, ao qual foi desenvolvido de acordo com normas éticas de privacidade e confidencialidade para com os pesquisados, o que enaltecemos ser uma observação, um relato de experiência. Esta pesquisa nos mostrou que uma gestão democrática participativa se soma bastante para o bom funcionamento geral de uma escola, desde a administração, quanto aos professores e alunos. Em suma, a liderança na gestão é um mecanismo que demonstra a diferença que pode haver na importância devida que se dá ao conjunto: escola, administração, professores, alunos e pais, com isso, o que nos mostra que há êxito quanto ao processo final de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4369610.34117/bjdv8n2-050Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 9152-9170Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 9152-9170Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 9152-91702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeitão, Maria do Socorro GonçalvesPordeus, Marcel Pereira2022-03-02T14:26:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43696Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:25.177175Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process |
title |
Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process |
spellingShingle |
Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process Leitão, Maria do Socorro Gonçalves Gestão escolar Gestão democrática e participativa Ensino- aprendizagem. |
title_short |
Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process |
title_full |
Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process |
title_fullStr |
Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process |
title_full_unstemmed |
Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process |
title_sort |
Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process |
author |
Leitão, Maria do Socorro Gonçalves |
author_facet |
Leitão, Maria do Socorro Gonçalves Pordeus, Marcel Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Pordeus, Marcel Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, Maria do Socorro Gonçalves Pordeus, Marcel Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão escolar Gestão democrática e participativa Ensino- aprendizagem. |
topic |
Gestão escolar Gestão democrática e participativa Ensino- aprendizagem. |
description |
Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado em Ciências da Educação, realizado na Universidad Interamericana. Para tanto, este trabalho tem por intuito realizar uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem, e, para isso, utilizamos uma escola pública para formar um escopo suficiente para esta pesquisa. Somando-se a isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos um questionário com professores e gestores, no intuito de embasar nossas assertivas neste trabalho, ao qual foi desenvolvido de acordo com normas éticas de privacidade e confidencialidade para com os pesquisados, o que enaltecemos ser uma observação, um relato de experiência. Esta pesquisa nos mostrou que uma gestão democrática participativa se soma bastante para o bom funcionamento geral de uma escola, desde a administração, quanto aos professores e alunos. Em suma, a liderança na gestão é um mecanismo que demonstra a diferença que pode haver na importância devida que se dá ao conjunto: escola, administração, professores, alunos e pais, com isso, o que nos mostra que há êxito quanto ao processo final de ensino-aprendizagem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696 10.34117/bjdv8n2-050 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n2-050 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 9152-9170 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 9152-9170 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 9152-9170 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645581588889600 |