Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leitão, Maria do Socorro Gonçalves
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pordeus, Marcel Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696
Resumo: Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado em Ciências da Educação, realizado na Universidad Interamericana. Para tanto, este trabalho tem por intuito realizar uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem, e, para isso, utilizamos uma escola pública para formar um escopo suficiente para esta pesquisa. Somando-se a isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos um questionário com professores e gestores, no intuito de embasar nossas assertivas neste trabalho, ao qual foi desenvolvido de acordo com normas éticas de privacidade e confidencialidade para com os pesquisados, o que enaltecemos ser uma observação, um relato de experiência. Esta pesquisa nos mostrou que uma gestão democrática participativa se soma bastante para o bom funcionamento geral de uma escola, desde a administração, quanto aos professores e alunos. Em suma,        a liderança na gestão é um mecanismo que demonstra a diferença que pode haver na importância devida que se dá ao conjunto: escola, administração, professores, alunos e pais, com isso, o que nos mostra que há êxito quanto ao processo final de ensino-aprendizagem.
id VERACRUZ-0_ad9ba1b5d6217a67352192bd36e9b7a6
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43696
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning processGestão escolarGestão democrática e participativaEnsino- aprendizagem.Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado em Ciências da Educação, realizado na Universidad Interamericana. Para tanto, este trabalho tem por intuito realizar uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem, e, para isso, utilizamos uma escola pública para formar um escopo suficiente para esta pesquisa. Somando-se a isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos um questionário com professores e gestores, no intuito de embasar nossas assertivas neste trabalho, ao qual foi desenvolvido de acordo com normas éticas de privacidade e confidencialidade para com os pesquisados, o que enaltecemos ser uma observação, um relato de experiência. Esta pesquisa nos mostrou que uma gestão democrática participativa se soma bastante para o bom funcionamento geral de uma escola, desde a administração, quanto aos professores e alunos. Em suma,        a liderança na gestão é um mecanismo que demonstra a diferença que pode haver na importância devida que se dá ao conjunto: escola, administração, professores, alunos e pais, com isso, o que nos mostra que há êxito quanto ao processo final de ensino-aprendizagem.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-02-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4369610.34117/bjdv8n2-050Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 9152-9170Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 9152-9170Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 9152-91702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeitão, Maria do Socorro GonçalvesPordeus, Marcel Pereira2022-03-02T14:26:05Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/43696Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:21:25.177175Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process
title Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process
spellingShingle Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process
Leitão, Maria do Socorro Gonçalves
Gestão escolar
Gestão democrática e participativa
Ensino- aprendizagem.
title_short Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process
title_full Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process
title_fullStr Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process
title_full_unstemmed Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process
title_sort Uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem / An observation of leadership in participatory school management for the teaching-learning process
author Leitão, Maria do Socorro Gonçalves
author_facet Leitão, Maria do Socorro Gonçalves
Pordeus, Marcel Pereira
author_role author
author2 Pordeus, Marcel Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leitão, Maria do Socorro Gonçalves
Pordeus, Marcel Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão escolar
Gestão democrática e participativa
Ensino- aprendizagem.
topic Gestão escolar
Gestão democrática e participativa
Ensino- aprendizagem.
description Este artigo é um recorte da minha dissertação de mestrado em Ciências da Educação, realizado na Universidad Interamericana. Para tanto, este trabalho tem por intuito realizar uma observação da liderança na gestão escolar participativa para o processo de ensino-aprendizagem, e, para isso, utilizamos uma escola pública para formar um escopo suficiente para esta pesquisa. Somando-se a isso, fizemos uma pesquisa bibliográfica e aplicamos um questionário com professores e gestores, no intuito de embasar nossas assertivas neste trabalho, ao qual foi desenvolvido de acordo com normas éticas de privacidade e confidencialidade para com os pesquisados, o que enaltecemos ser uma observação, um relato de experiência. Esta pesquisa nos mostrou que uma gestão democrática participativa se soma bastante para o bom funcionamento geral de uma escola, desde a administração, quanto aos professores e alunos. Em suma,        a liderança na gestão é um mecanismo que demonstra a diferença que pode haver na importância devida que se dá ao conjunto: escola, administração, professores, alunos e pais, com isso, o que nos mostra que há êxito quanto ao processo final de ensino-aprendizagem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696
10.34117/bjdv8n2-050
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n2-050
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/43696/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 2 (2022); 9152-9170
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 2 (2022); 9152-9170
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 2 (2022); 9152-9170
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645581588889600