Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Aline Simões
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Siqueira, Andreia Cristina, Gomes, Patrícia da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411
Resumo: A escola regular é um espaço de integração e socialização, o qual permite que os indivíduos com deficiência participem do processo de aprendizagem, tendo atendidas suas necessidades especiais. A educação é dever do Estado e direito de todos. Porém, não se formam professores capacitados para um trabalho eficiente junto a esses alunos. Esses profissionais têm chegado às escolas despreparados diante das diversas necessidades educacionais especiais que ali encontram. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência advinda da oferta do curso básico de Libras que visou capacitar professores para atuar junto aos alunos surdos ou com deficiência auditiva. O curso, com duração de sessenta horas, foi dividido em uma parte teórica e uma parte prática, e contou com quarenta participantes. A metodologia qualitativa foi usada para relatar as percepções e análises. Como resultado, ficou evidente que é indispensável a oferta de cursos de formação continuada, de modo que os novos conhecimentos produzidos levem o professor a refletir sobre sua postura e buscar novas estratégias que oportunize a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).
id VERACRUZ-0_af1b229c6e629c149a8a9429abc026bd
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35411
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience reportFormação Continuada. Inclusão. Eirunepé-AM.A escola regular é um espaço de integração e socialização, o qual permite que os indivíduos com deficiência participem do processo de aprendizagem, tendo atendidas suas necessidades especiais. A educação é dever do Estado e direito de todos. Porém, não se formam professores capacitados para um trabalho eficiente junto a esses alunos. Esses profissionais têm chegado às escolas despreparados diante das diversas necessidades educacionais especiais que ali encontram. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência advinda da oferta do curso básico de Libras que visou capacitar professores para atuar junto aos alunos surdos ou com deficiência auditiva. O curso, com duração de sessenta horas, foi dividido em uma parte teórica e uma parte prática, e contou com quarenta participantes. A metodologia qualitativa foi usada para relatar as percepções e análises. Como resultado, ficou evidente que é indispensável a oferta de cursos de formação continuada, de modo que os novos conhecimentos produzidos levem o professor a refletir sobre sua postura e buscar novas estratégias que oportunize a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3541110.34117/bjdv7n9-029Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 86727-86734Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 86727-86734Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 86727-867342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Aline SimõesSiqueira, Andreia CristinaGomes, Patrícia da Silva2022-06-02T12:31:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35411Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:28.580225Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report
title Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report
spellingShingle Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report
Aguiar, Aline Simões
Formação Continuada. Inclusão. Eirunepé-AM.
title_short Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report
title_full Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report
title_fullStr Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report
title_full_unstemmed Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report
title_sort Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report
author Aguiar, Aline Simões
author_facet Aguiar, Aline Simões
Siqueira, Andreia Cristina
Gomes, Patrícia da Silva
author_role author
author2 Siqueira, Andreia Cristina
Gomes, Patrícia da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Aline Simões
Siqueira, Andreia Cristina
Gomes, Patrícia da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada. Inclusão. Eirunepé-AM.
topic Formação Continuada. Inclusão. Eirunepé-AM.
description A escola regular é um espaço de integração e socialização, o qual permite que os indivíduos com deficiência participem do processo de aprendizagem, tendo atendidas suas necessidades especiais. A educação é dever do Estado e direito de todos. Porém, não se formam professores capacitados para um trabalho eficiente junto a esses alunos. Esses profissionais têm chegado às escolas despreparados diante das diversas necessidades educacionais especiais que ali encontram. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência advinda da oferta do curso básico de Libras que visou capacitar professores para atuar junto aos alunos surdos ou com deficiência auditiva. O curso, com duração de sessenta horas, foi dividido em uma parte teórica e uma parte prática, e contou com quarenta participantes. A metodologia qualitativa foi usada para relatar as percepções e análises. Como resultado, ficou evidente que é indispensável a oferta de cursos de formação continuada, de modo que os novos conhecimentos produzidos levem o professor a refletir sobre sua postura e buscar novas estratégias que oportunize a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411
10.34117/bjdv7n9-029
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n9-029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 86727-86734
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 86727-86734
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 86727-86734
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645555875708928