Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411 |
Resumo: | A escola regular é um espaço de integração e socialização, o qual permite que os indivíduos com deficiência participem do processo de aprendizagem, tendo atendidas suas necessidades especiais. A educação é dever do Estado e direito de todos. Porém, não se formam professores capacitados para um trabalho eficiente junto a esses alunos. Esses profissionais têm chegado às escolas despreparados diante das diversas necessidades educacionais especiais que ali encontram. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência advinda da oferta do curso básico de Libras que visou capacitar professores para atuar junto aos alunos surdos ou com deficiência auditiva. O curso, com duração de sessenta horas, foi dividido em uma parte teórica e uma parte prática, e contou com quarenta participantes. A metodologia qualitativa foi usada para relatar as percepções e análises. Como resultado, ficou evidente que é indispensável a oferta de cursos de formação continuada, de modo que os novos conhecimentos produzidos levem o professor a refletir sobre sua postura e buscar novas estratégias que oportunize a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). |
id |
VERACRUZ-0_af1b229c6e629c149a8a9429abc026bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35411 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience reportFormação Continuada. Inclusão. Eirunepé-AM.A escola regular é um espaço de integração e socialização, o qual permite que os indivíduos com deficiência participem do processo de aprendizagem, tendo atendidas suas necessidades especiais. A educação é dever do Estado e direito de todos. Porém, não se formam professores capacitados para um trabalho eficiente junto a esses alunos. Esses profissionais têm chegado às escolas despreparados diante das diversas necessidades educacionais especiais que ali encontram. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência advinda da oferta do curso básico de Libras que visou capacitar professores para atuar junto aos alunos surdos ou com deficiência auditiva. O curso, com duração de sessenta horas, foi dividido em uma parte teórica e uma parte prática, e contou com quarenta participantes. A metodologia qualitativa foi usada para relatar as percepções e análises. Como resultado, ficou evidente que é indispensável a oferta de cursos de formação continuada, de modo que os novos conhecimentos produzidos levem o professor a refletir sobre sua postura e buscar novas estratégias que oportunize a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/3541110.34117/bjdv7n9-029Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 86727-86734Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 86727-86734Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 86727-867342525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAguiar, Aline SimõesSiqueira, Andreia CristinaGomes, Patrícia da Silva2022-06-02T12:31:07Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/35411Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:18:28.580225Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report |
title |
Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report |
spellingShingle |
Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report Aguiar, Aline Simões Formação Continuada. Inclusão. Eirunepé-AM. |
title_short |
Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report |
title_full |
Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report |
title_fullStr |
Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report |
title_full_unstemmed |
Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report |
title_sort |
Curso de formação continuada docente e o impacto na aprendizagem do aluno surdo do IFAM/campus Eirunepé: Relato de experiência / Teacher continuing education course and the impact on learning of deaf student of IFAM/campus Eirunepé: Experience report |
author |
Aguiar, Aline Simões |
author_facet |
Aguiar, Aline Simões Siqueira, Andreia Cristina Gomes, Patrícia da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Siqueira, Andreia Cristina Gomes, Patrícia da Silva |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Aline Simões Siqueira, Andreia Cristina Gomes, Patrícia da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada. Inclusão. Eirunepé-AM. |
topic |
Formação Continuada. Inclusão. Eirunepé-AM. |
description |
A escola regular é um espaço de integração e socialização, o qual permite que os indivíduos com deficiência participem do processo de aprendizagem, tendo atendidas suas necessidades especiais. A educação é dever do Estado e direito de todos. Porém, não se formam professores capacitados para um trabalho eficiente junto a esses alunos. Esses profissionais têm chegado às escolas despreparados diante das diversas necessidades educacionais especiais que ali encontram. Assim, o presente artigo tem como objetivo relatar a experiência advinda da oferta do curso básico de Libras que visou capacitar professores para atuar junto aos alunos surdos ou com deficiência auditiva. O curso, com duração de sessenta horas, foi dividido em uma parte teórica e uma parte prática, e contou com quarenta participantes. A metodologia qualitativa foi usada para relatar as percepções e análises. Como resultado, ficou evidente que é indispensável a oferta de cursos de formação continuada, de modo que os novos conhecimentos produzidos levem o professor a refletir sobre sua postura e buscar novas estratégias que oportunize a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411 10.34117/bjdv7n9-029 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv7n9-029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/35411/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 9 (2021); 86727-86734 Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 9 (2021); 86727-86734 Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 9 (2021); 86727-86734 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645555875708928 |