Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Amanda de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Almeida, Juliano da Silva Martins de, José, Patrícia Ramino Carlos, Oliveira, Anne Caroline da Silva Duarte, Pimentel, Fernando Campos, Júnio, Jonas Lemos Rocha, Diniz, Valdete Franscisca, Passos, Regina Rodrigues dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146
Resumo: As dificuldades encontradas na prática docente e os saberes necessários à formação inicial, não são desconhecidos. Os saberes adquiridos durante a formação inicial, são a base fundamental para uma melhor formação ética, social, cultural e histórica do futuro professor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar quais são as principais dificuldades enfrentadas na atuação docente dos egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Campus Iporá, bem como os saberes essenciais à prática docente. O trabalho que apresenta uma abordagem qualitativa, contou com a participação de 10 egressos do curso de Licenciatura em Química do IFGoiano, Campus Iporá, que concluíram a graduação entre os anos de 2014 e 2017 e que atuam como professores na Educação Básica e no Ensino Superior no município de Iporá-GO e região. A coleta de dados, deu-se medidante preenchimento de questionário online, elaborado na Plataforma Google. Para a análise dos dados, adotou-se a análise do discurso dos participantes. Os resultados indicaram como principais dificuldades enfrentadas pelos egressos, a falta de tempo, planejamento de atividades curriculares, desinteresse dos alunos e a falta de relação entre a formação teórica e a prática docente. Sobre os saberes docentes, os resultados evidenciaram a importância dos saberes exeperiencial e cultural na prática docente dos egressos, sendo reforçado ainda, na fala de alguns participantes a importância dos saberes como um todo.
id VERACRUZ-0_af702347ca0992e7078042ae43c3e28b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46146
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporáformação docentesaberes docentesegressoslicenciatura em química.As dificuldades encontradas na prática docente e os saberes necessários à formação inicial, não são desconhecidos. Os saberes adquiridos durante a formação inicial, são a base fundamental para uma melhor formação ética, social, cultural e histórica do futuro professor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar quais são as principais dificuldades enfrentadas na atuação docente dos egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Campus Iporá, bem como os saberes essenciais à prática docente. O trabalho que apresenta uma abordagem qualitativa, contou com a participação de 10 egressos do curso de Licenciatura em Química do IFGoiano, Campus Iporá, que concluíram a graduação entre os anos de 2014 e 2017 e que atuam como professores na Educação Básica e no Ensino Superior no município de Iporá-GO e região. A coleta de dados, deu-se medidante preenchimento de questionário online, elaborado na Plataforma Google. Para a análise dos dados, adotou-se a análise do discurso dos participantes. Os resultados indicaram como principais dificuldades enfrentadas pelos egressos, a falta de tempo, planejamento de atividades curriculares, desinteresse dos alunos e a falta de relação entre a formação teórica e a prática docente. Sobre os saberes docentes, os resultados evidenciaram a importância dos saberes exeperiencial e cultural na prática docente dos egressos, sendo reforçado ainda, na fala de alguns participantes a importância dos saberes como um todo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4614610.34117/bjdv8n4-108Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24357-24368Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24357-24368Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24357-243682525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amanda de OliveiraAlmeida, Juliano da Silva Martins deJosé, Patrícia Ramino CarlosOliveira, Anne Caroline da Silva DuartePimentel, Fernando CamposJúnio, Jonas Lemos RochaDiniz, Valdete FransciscaPassos, Regina Rodrigues dos2022-06-22T19:38:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46146Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:21.370229Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá
title Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá
spellingShingle Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá
Souza, Amanda de Oliveira
formação docente
saberes docentes
egressos
licenciatura em química.
title_short Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá
title_full Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá
title_fullStr Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá
title_full_unstemmed Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá
title_sort Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá
author Souza, Amanda de Oliveira
author_facet Souza, Amanda de Oliveira
Almeida, Juliano da Silva Martins de
José, Patrícia Ramino Carlos
Oliveira, Anne Caroline da Silva Duarte
Pimentel, Fernando Campos
Júnio, Jonas Lemos Rocha
Diniz, Valdete Franscisca
Passos, Regina Rodrigues dos
author_role author
author2 Almeida, Juliano da Silva Martins de
José, Patrícia Ramino Carlos
Oliveira, Anne Caroline da Silva Duarte
Pimentel, Fernando Campos
Júnio, Jonas Lemos Rocha
Diniz, Valdete Franscisca
Passos, Regina Rodrigues dos
author2_role author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Amanda de Oliveira
Almeida, Juliano da Silva Martins de
José, Patrícia Ramino Carlos
Oliveira, Anne Caroline da Silva Duarte
Pimentel, Fernando Campos
Júnio, Jonas Lemos Rocha
Diniz, Valdete Franscisca
Passos, Regina Rodrigues dos
dc.subject.por.fl_str_mv formação docente
saberes docentes
egressos
licenciatura em química.
topic formação docente
saberes docentes
egressos
licenciatura em química.
description As dificuldades encontradas na prática docente e os saberes necessários à formação inicial, não são desconhecidos. Os saberes adquiridos durante a formação inicial, são a base fundamental para uma melhor formação ética, social, cultural e histórica do futuro professor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar quais são as principais dificuldades enfrentadas na atuação docente dos egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Campus Iporá, bem como os saberes essenciais à prática docente. O trabalho que apresenta uma abordagem qualitativa, contou com a participação de 10 egressos do curso de Licenciatura em Química do IFGoiano, Campus Iporá, que concluíram a graduação entre os anos de 2014 e 2017 e que atuam como professores na Educação Básica e no Ensino Superior no município de Iporá-GO e região. A coleta de dados, deu-se medidante preenchimento de questionário online, elaborado na Plataforma Google. Para a análise dos dados, adotou-se a análise do discurso dos participantes. Os resultados indicaram como principais dificuldades enfrentadas pelos egressos, a falta de tempo, planejamento de atividades curriculares, desinteresse dos alunos e a falta de relação entre a formação teórica e a prática docente. Sobre os saberes docentes, os resultados evidenciaram a importância dos saberes exeperiencial e cultural na prática docente dos egressos, sendo reforçado ainda, na fala de alguns participantes a importância dos saberes como um todo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146
10.34117/bjdv8n4-108
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24357-24368
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24357-24368
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24357-24368
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645590618177536