Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146 |
Resumo: | As dificuldades encontradas na prática docente e os saberes necessários à formação inicial, não são desconhecidos. Os saberes adquiridos durante a formação inicial, são a base fundamental para uma melhor formação ética, social, cultural e histórica do futuro professor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar quais são as principais dificuldades enfrentadas na atuação docente dos egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Campus Iporá, bem como os saberes essenciais à prática docente. O trabalho que apresenta uma abordagem qualitativa, contou com a participação de 10 egressos do curso de Licenciatura em Química do IFGoiano, Campus Iporá, que concluíram a graduação entre os anos de 2014 e 2017 e que atuam como professores na Educação Básica e no Ensino Superior no município de Iporá-GO e região. A coleta de dados, deu-se medidante preenchimento de questionário online, elaborado na Plataforma Google. Para a análise dos dados, adotou-se a análise do discurso dos participantes. Os resultados indicaram como principais dificuldades enfrentadas pelos egressos, a falta de tempo, planejamento de atividades curriculares, desinteresse dos alunos e a falta de relação entre a formação teórica e a prática docente. Sobre os saberes docentes, os resultados evidenciaram a importância dos saberes exeperiencial e cultural na prática docente dos egressos, sendo reforçado ainda, na fala de alguns participantes a importância dos saberes como um todo. |
id |
VERACRUZ-0_af702347ca0992e7078042ae43c3e28b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46146 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporáformação docentesaberes docentesegressoslicenciatura em química.As dificuldades encontradas na prática docente e os saberes necessários à formação inicial, não são desconhecidos. Os saberes adquiridos durante a formação inicial, são a base fundamental para uma melhor formação ética, social, cultural e histórica do futuro professor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar quais são as principais dificuldades enfrentadas na atuação docente dos egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Campus Iporá, bem como os saberes essenciais à prática docente. O trabalho que apresenta uma abordagem qualitativa, contou com a participação de 10 egressos do curso de Licenciatura em Química do IFGoiano, Campus Iporá, que concluíram a graduação entre os anos de 2014 e 2017 e que atuam como professores na Educação Básica e no Ensino Superior no município de Iporá-GO e região. A coleta de dados, deu-se medidante preenchimento de questionário online, elaborado na Plataforma Google. Para a análise dos dados, adotou-se a análise do discurso dos participantes. Os resultados indicaram como principais dificuldades enfrentadas pelos egressos, a falta de tempo, planejamento de atividades curriculares, desinteresse dos alunos e a falta de relação entre a formação teórica e a prática docente. Sobre os saberes docentes, os resultados evidenciaram a importância dos saberes exeperiencial e cultural na prática docente dos egressos, sendo reforçado ainda, na fala de alguns participantes a importância dos saberes como um todo.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4614610.34117/bjdv8n4-108Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24357-24368Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24357-24368Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24357-243682525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Amanda de OliveiraAlmeida, Juliano da Silva Martins deJosé, Patrícia Ramino CarlosOliveira, Anne Caroline da Silva DuartePimentel, Fernando CamposJúnio, Jonas Lemos RochaDiniz, Valdete FransciscaPassos, Regina Rodrigues dos2022-06-22T19:38:44Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46146Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:21.370229Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá |
title |
Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá |
spellingShingle |
Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá Souza, Amanda de Oliveira formação docente saberes docentes egressos licenciatura em química. |
title_short |
Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá |
title_full |
Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá |
title_fullStr |
Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá |
title_full_unstemmed |
Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá |
title_sort |
Dificuldades na atuação docente e os saberes essenciais à prática: concepções dos egressos do curso de licenciatura em química do ifgoiano, campus Iporá / Difficulties in teaching and the knowledge essential to the practice: conceptions of graduates of the undergraduate course in chemistry of ifgoiano, campus Iporá |
author |
Souza, Amanda de Oliveira |
author_facet |
Souza, Amanda de Oliveira Almeida, Juliano da Silva Martins de José, Patrícia Ramino Carlos Oliveira, Anne Caroline da Silva Duarte Pimentel, Fernando Campos Júnio, Jonas Lemos Rocha Diniz, Valdete Franscisca Passos, Regina Rodrigues dos |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Juliano da Silva Martins de José, Patrícia Ramino Carlos Oliveira, Anne Caroline da Silva Duarte Pimentel, Fernando Campos Júnio, Jonas Lemos Rocha Diniz, Valdete Franscisca Passos, Regina Rodrigues dos |
author2_role |
author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Amanda de Oliveira Almeida, Juliano da Silva Martins de José, Patrícia Ramino Carlos Oliveira, Anne Caroline da Silva Duarte Pimentel, Fernando Campos Júnio, Jonas Lemos Rocha Diniz, Valdete Franscisca Passos, Regina Rodrigues dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
formação docente saberes docentes egressos licenciatura em química. |
topic |
formação docente saberes docentes egressos licenciatura em química. |
description |
As dificuldades encontradas na prática docente e os saberes necessários à formação inicial, não são desconhecidos. Os saberes adquiridos durante a formação inicial, são a base fundamental para uma melhor formação ética, social, cultural e histórica do futuro professor. Nesse contexto, o presente trabalho buscou verificar quais são as principais dificuldades enfrentadas na atuação docente dos egressos do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia, Campus Iporá, bem como os saberes essenciais à prática docente. O trabalho que apresenta uma abordagem qualitativa, contou com a participação de 10 egressos do curso de Licenciatura em Química do IFGoiano, Campus Iporá, que concluíram a graduação entre os anos de 2014 e 2017 e que atuam como professores na Educação Básica e no Ensino Superior no município de Iporá-GO e região. A coleta de dados, deu-se medidante preenchimento de questionário online, elaborado na Plataforma Google. Para a análise dos dados, adotou-se a análise do discurso dos participantes. Os resultados indicaram como principais dificuldades enfrentadas pelos egressos, a falta de tempo, planejamento de atividades curriculares, desinteresse dos alunos e a falta de relação entre a formação teórica e a prática docente. Sobre os saberes docentes, os resultados evidenciaram a importância dos saberes exeperiencial e cultural na prática docente dos egressos, sendo reforçado ainda, na fala de alguns participantes a importância dos saberes como um todo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146 10.34117/bjdv8n4-108 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46146/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24357-24368 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24357-24368 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24357-24368 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645590618177536 |