A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senra, Vanessa Braz Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Maria Silene da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o momento atual da educação no período de quarentena pela pandemia da COVID-19, colocando em reflexão a nova conjuntura política e escolar, os métodos e recursos utilizados para o desenvolvimento das aulas, assim como as consequências e implicações desses modelos de ensino e aprendizado para estudantes, docentes e sociedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo bibliográfico com a pesquisa de artigos em revistas e bases de dados virtuais, sendo elas: O portal de periódicos CAPES/MEC, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google acadêmico, e sites de notícias jornalísticas. Os resultados apontaram que as legislações por vezes não consideram as especificidades dos estudantes e as demandas de mudanças de hábito, advindas da pandemia no ambiente familiar e social. Apontam-se as limitações e implicações do ensino emergencial e os efeitos no processo de ensino e aprendizagem para escola, discentes e docentes, referindo aspectos de sua saúde, e o interesse de empresas internacionais na venda de soluções educacionais. Sugere-se que se desenvolvam estudos que dialoguem a real percepção de discentes e docentes no período pós quarentena, a fim de se avaliar o ensino desenvolvido e criar horizontes para o retorno das atividades presenciais.  
id VERACRUZ-0_af7ec043d3fdaf8197dfa6daa1d0c861
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22114
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequencesEducaçãoensino remotopandemiaCovid-19.O presente artigo tem como objetivo analisar o momento atual da educação no período de quarentena pela pandemia da COVID-19, colocando em reflexão a nova conjuntura política e escolar, os métodos e recursos utilizados para o desenvolvimento das aulas, assim como as consequências e implicações desses modelos de ensino e aprendizado para estudantes, docentes e sociedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo bibliográfico com a pesquisa de artigos em revistas e bases de dados virtuais, sendo elas: O portal de periódicos CAPES/MEC, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google acadêmico, e sites de notícias jornalísticas. Os resultados apontaram que as legislações por vezes não consideram as especificidades dos estudantes e as demandas de mudanças de hábito, advindas da pandemia no ambiente familiar e social. Apontam-se as limitações e implicações do ensino emergencial e os efeitos no processo de ensino e aprendizagem para escola, discentes e docentes, referindo aspectos de sua saúde, e o interesse de empresas internacionais na venda de soluções educacionais. Sugere-se que se desenvolvam estudos que dialoguem a real percepção de discentes e docentes no período pós quarentena, a fim de se avaliar o ensino desenvolvido e criar horizontes para o retorno das atividades presenciais.  Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2211410.34117/bjdv6n12-608Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 101771-101785Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 101771-101785Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 101771-1017852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114/1765910.34117/%Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSenra, Vanessa Braz CostaSilva, Maria Silene da2021-06-07T20:46:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22114Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:14.840273Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences
title A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences
spellingShingle A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences
Senra, Vanessa Braz Costa
Educação
ensino remoto
pandemia
Covid-19.
title_short A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences
title_full A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences
title_fullStr A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences
title_full_unstemmed A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences
title_sort A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences
author Senra, Vanessa Braz Costa
author_facet Senra, Vanessa Braz Costa
Silva, Maria Silene da
author_role author
author2 Silva, Maria Silene da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Senra, Vanessa Braz Costa
Silva, Maria Silene da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
ensino remoto
pandemia
Covid-19.
topic Educação
ensino remoto
pandemia
Covid-19.
description O presente artigo tem como objetivo analisar o momento atual da educação no período de quarentena pela pandemia da COVID-19, colocando em reflexão a nova conjuntura política e escolar, os métodos e recursos utilizados para o desenvolvimento das aulas, assim como as consequências e implicações desses modelos de ensino e aprendizado para estudantes, docentes e sociedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo bibliográfico com a pesquisa de artigos em revistas e bases de dados virtuais, sendo elas: O portal de periódicos CAPES/MEC, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google acadêmico, e sites de notícias jornalísticas. Os resultados apontaram que as legislações por vezes não consideram as especificidades dos estudantes e as demandas de mudanças de hábito, advindas da pandemia no ambiente familiar e social. Apontam-se as limitações e implicações do ensino emergencial e os efeitos no processo de ensino e aprendizagem para escola, discentes e docentes, referindo aspectos de sua saúde, e o interesse de empresas internacionais na venda de soluções educacionais. Sugere-se que se desenvolvam estudos que dialoguem a real percepção de discentes e docentes no período pós quarentena, a fim de se avaliar o ensino desenvolvido e criar horizontes para o retorno das atividades presenciais.  
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114
10.34117/bjdv6n12-608
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114/17659
10.34117/%
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 101771-101785
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 101771-101785
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 101771-101785
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645500908306432