A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo analisar o momento atual da educação no período de quarentena pela pandemia da COVID-19, colocando em reflexão a nova conjuntura política e escolar, os métodos e recursos utilizados para o desenvolvimento das aulas, assim como as consequências e implicações desses modelos de ensino e aprendizado para estudantes, docentes e sociedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo bibliográfico com a pesquisa de artigos em revistas e bases de dados virtuais, sendo elas: O portal de periódicos CAPES/MEC, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google acadêmico, e sites de notícias jornalísticas. Os resultados apontaram que as legislações por vezes não consideram as especificidades dos estudantes e as demandas de mudanças de hábito, advindas da pandemia no ambiente familiar e social. Apontam-se as limitações e implicações do ensino emergencial e os efeitos no processo de ensino e aprendizagem para escola, discentes e docentes, referindo aspectos de sua saúde, e o interesse de empresas internacionais na venda de soluções educacionais. Sugere-se que se desenvolvam estudos que dialoguem a real percepção de discentes e docentes no período pós quarentena, a fim de se avaliar o ensino desenvolvido e criar horizontes para o retorno das atividades presenciais. |
id |
VERACRUZ-0_af7ec043d3fdaf8197dfa6daa1d0c861 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22114 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequencesEducaçãoensino remotopandemiaCovid-19.O presente artigo tem como objetivo analisar o momento atual da educação no período de quarentena pela pandemia da COVID-19, colocando em reflexão a nova conjuntura política e escolar, os métodos e recursos utilizados para o desenvolvimento das aulas, assim como as consequências e implicações desses modelos de ensino e aprendizado para estudantes, docentes e sociedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo bibliográfico com a pesquisa de artigos em revistas e bases de dados virtuais, sendo elas: O portal de periódicos CAPES/MEC, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google acadêmico, e sites de notícias jornalísticas. Os resultados apontaram que as legislações por vezes não consideram as especificidades dos estudantes e as demandas de mudanças de hábito, advindas da pandemia no ambiente familiar e social. Apontam-se as limitações e implicações do ensino emergencial e os efeitos no processo de ensino e aprendizagem para escola, discentes e docentes, referindo aspectos de sua saúde, e o interesse de empresas internacionais na venda de soluções educacionais. Sugere-se que se desenvolvam estudos que dialoguem a real percepção de discentes e docentes no período pós quarentena, a fim de se avaliar o ensino desenvolvido e criar horizontes para o retorno das atividades presenciais. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2211410.34117/bjdv6n12-608Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 101771-101785Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 101771-101785Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 101771-1017852525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114/1765910.34117/%Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSenra, Vanessa Braz CostaSilva, Maria Silene da2021-06-07T20:46:19Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/22114Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:12:14.840273Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences |
title |
A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences |
spellingShingle |
A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences Senra, Vanessa Braz Costa Educação ensino remoto pandemia Covid-19. |
title_short |
A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences |
title_full |
A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences |
title_fullStr |
A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences |
title_full_unstemmed |
A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences |
title_sort |
A educação frente à pandemia de COVID-19: atual conjuntura, limites e consequências / Education in front of the COVID-19 pandemic: current conjuncture, limits and consequences |
author |
Senra, Vanessa Braz Costa |
author_facet |
Senra, Vanessa Braz Costa Silva, Maria Silene da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Maria Silene da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Senra, Vanessa Braz Costa Silva, Maria Silene da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ensino remoto pandemia Covid-19. |
topic |
Educação ensino remoto pandemia Covid-19. |
description |
O presente artigo tem como objetivo analisar o momento atual da educação no período de quarentena pela pandemia da COVID-19, colocando em reflexão a nova conjuntura política e escolar, os métodos e recursos utilizados para o desenvolvimento das aulas, assim como as consequências e implicações desses modelos de ensino e aprendizado para estudantes, docentes e sociedade. Para isso, desenvolveu-se um estudo bibliográfico com a pesquisa de artigos em revistas e bases de dados virtuais, sendo elas: O portal de periódicos CAPES/MEC, Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Google acadêmico, e sites de notícias jornalísticas. Os resultados apontaram que as legislações por vezes não consideram as especificidades dos estudantes e as demandas de mudanças de hábito, advindas da pandemia no ambiente familiar e social. Apontam-se as limitações e implicações do ensino emergencial e os efeitos no processo de ensino e aprendizagem para escola, discentes e docentes, referindo aspectos de sua saúde, e o interesse de empresas internacionais na venda de soluções educacionais. Sugere-se que se desenvolvam estudos que dialoguem a real percepção de discentes e docentes no período pós quarentena, a fim de se avaliar o ensino desenvolvido e criar horizontes para o retorno das atividades presenciais. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114 10.34117/bjdv6n12-608 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-608 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/22114/17659 10.34117/% |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 101771-101785 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 101771-101785 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 101771-101785 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645500908306432 |