A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086 |
Resumo: | O artigo a partir dos dizeres dos docentes e tutores visa analisar os desafios que virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina – Brasil. A sociedade contemporânea é marcada por grandes transformações, de um lado, nota-se o desenvolvimento gradativo do uso das tecnologias num ritmo cada vez mais acelerado, de outro lado o docente e o tutor que atuam no Ensino Superior. Diante dessa realidade da virtualização surgem debates acerca das modalidades de ensino: presencial, EAD, semipresencial, híbrido, terminologias, que fazem parte do cotidiano da educação e o do ensino superior como um todo. Ao longo das últimas décadas tem-se observado o crescimento na oferta e procura pelos cursos a distância no Brasil, constituindo-se numa formação diferenciada se comparados a modalidade de ensino presencial. Diante desse cenário de formação superior, apresentou-se para docentes e tutores como forma de questionamento o tópico guia: “Desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor no curso de administração”. O questionamento se justifica pelo fato da educação independentemente da modalidade de ensino, deve ter o compromisso de pensar o trabalho docente diante da realidade tecnológica apresentada para o ensino contemporâneo. Motivado pela possibilidade de que um estudo deste contexto pode contribuir para reflexões que levem a mudanças, realizou-se pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevista individual semiestruturada aplicada 4 professores e 7 tutores curso de Administração. Os dados foram analisados, sobretudo em: Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2005), Veiga e Castanho (2000) Berhrens(1996). Os resultados apontam como principais desafios a: mudança de paradigmas no sentido do docente e tutor compreender a realidade contemporânea do ensino superior; importância das relações interpessoais no processo de ensino aprendizagem com vistas a cativar e motivar os alunos; busca constante de outras ferramentas e estratégias de ensino; administração do tempo e a aprendizagem continuada acerca de novas plataformas e ferramentas de ensino, constituem-se como sendo desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente ou do tutor no curso de administração. |
id |
VERACRUZ-0_afc164a2bdff512ae54ae02073f050ac |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46086 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutorstrabalhodocente e tutorvirtualizaçãodesafiosensino superior.O artigo a partir dos dizeres dos docentes e tutores visa analisar os desafios que virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina – Brasil. A sociedade contemporânea é marcada por grandes transformações, de um lado, nota-se o desenvolvimento gradativo do uso das tecnologias num ritmo cada vez mais acelerado, de outro lado o docente e o tutor que atuam no Ensino Superior. Diante dessa realidade da virtualização surgem debates acerca das modalidades de ensino: presencial, EAD, semipresencial, híbrido, terminologias, que fazem parte do cotidiano da educação e o do ensino superior como um todo. Ao longo das últimas décadas tem-se observado o crescimento na oferta e procura pelos cursos a distância no Brasil, constituindo-se numa formação diferenciada se comparados a modalidade de ensino presencial. Diante desse cenário de formação superior, apresentou-se para docentes e tutores como forma de questionamento o tópico guia: “Desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor no curso de administração”. O questionamento se justifica pelo fato da educação independentemente da modalidade de ensino, deve ter o compromisso de pensar o trabalho docente diante da realidade tecnológica apresentada para o ensino contemporâneo. Motivado pela possibilidade de que um estudo deste contexto pode contribuir para reflexões que levem a mudanças, realizou-se pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevista individual semiestruturada aplicada 4 professores e 7 tutores curso de Administração. Os dados foram analisados, sobretudo em: Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2005), Veiga e Castanho (2000) Berhrens(1996). Os resultados apontam como principais desafios a: mudança de paradigmas no sentido do docente e tutor compreender a realidade contemporânea do ensino superior; importância das relações interpessoais no processo de ensino aprendizagem com vistas a cativar e motivar os alunos; busca constante de outras ferramentas e estratégias de ensino; administração do tempo e a aprendizagem continuada acerca de novas plataformas e ferramentas de ensino, constituem-se como sendo desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente ou do tutor no curso de administração. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4608610.34117/bjdv8n4-091Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24125-24136Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24125-24136Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24125-241362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeyer, MarcelSenff, Gerson2022-06-22T19:38:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46086Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:19.850196Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors |
title |
A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors |
spellingShingle |
A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors Meyer, Marcel trabalho docente e tutor virtualização desafios ensino superior. |
title_short |
A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors |
title_full |
A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors |
title_fullStr |
A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors |
title_full_unstemmed |
A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors |
title_sort |
A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors |
author |
Meyer, Marcel |
author_facet |
Meyer, Marcel Senff, Gerson |
author_role |
author |
author2 |
Senff, Gerson |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Meyer, Marcel Senff, Gerson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
trabalho docente e tutor virtualização desafios ensino superior. |
topic |
trabalho docente e tutor virtualização desafios ensino superior. |
description |
O artigo a partir dos dizeres dos docentes e tutores visa analisar os desafios que virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina – Brasil. A sociedade contemporânea é marcada por grandes transformações, de um lado, nota-se o desenvolvimento gradativo do uso das tecnologias num ritmo cada vez mais acelerado, de outro lado o docente e o tutor que atuam no Ensino Superior. Diante dessa realidade da virtualização surgem debates acerca das modalidades de ensino: presencial, EAD, semipresencial, híbrido, terminologias, que fazem parte do cotidiano da educação e o do ensino superior como um todo. Ao longo das últimas décadas tem-se observado o crescimento na oferta e procura pelos cursos a distância no Brasil, constituindo-se numa formação diferenciada se comparados a modalidade de ensino presencial. Diante desse cenário de formação superior, apresentou-se para docentes e tutores como forma de questionamento o tópico guia: “Desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor no curso de administração”. O questionamento se justifica pelo fato da educação independentemente da modalidade de ensino, deve ter o compromisso de pensar o trabalho docente diante da realidade tecnológica apresentada para o ensino contemporâneo. Motivado pela possibilidade de que um estudo deste contexto pode contribuir para reflexões que levem a mudanças, realizou-se pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevista individual semiestruturada aplicada 4 professores e 7 tutores curso de Administração. Os dados foram analisados, sobretudo em: Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2005), Veiga e Castanho (2000) Berhrens(1996). Os resultados apontam como principais desafios a: mudança de paradigmas no sentido do docente e tutor compreender a realidade contemporânea do ensino superior; importância das relações interpessoais no processo de ensino aprendizagem com vistas a cativar e motivar os alunos; busca constante de outras ferramentas e estratégias de ensino; administração do tempo e a aprendizagem continuada acerca de novas plataformas e ferramentas de ensino, constituem-se como sendo desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente ou do tutor no curso de administração. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-04-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086 10.34117/bjdv8n4-091 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n4-091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24125-24136 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24125-24136 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24125-24136 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645590562603008 |