A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meyer, Marcel
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Senff, Gerson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086
Resumo: O artigo a partir dos dizeres dos docentes e tutores visa analisar os desafios que virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina – Brasil. A sociedade contemporânea é marcada por grandes transformações, de um lado, nota-se o desenvolvimento gradativo do uso das tecnologias num ritmo cada vez mais acelerado, de outro lado o docente e o tutor que atuam no Ensino Superior. Diante dessa realidade da virtualização   surgem debates acerca das modalidades de ensino: presencial, EAD, semipresencial, híbrido, terminologias, que fazem parte do cotidiano da educação e o do ensino superior como um todo. Ao longo das últimas décadas tem-se observado o crescimento na oferta e procura pelos cursos a distância no Brasil, constituindo-se numa formação diferenciada se comparados a modalidade de ensino presencial. Diante desse cenário de formação superior, apresentou-se para docentes e tutores como forma de questionamento o tópico guia: “Desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor no curso de administração”. O questionamento se justifica pelo fato da educação independentemente da modalidade de ensino, deve ter o compromisso de pensar o trabalho docente diante da realidade tecnológica apresentada para o ensino contemporâneo. Motivado pela possibilidade de que um estudo deste contexto pode contribuir para reflexões que levem a mudanças, realizou-se pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevista individual semiestruturada aplicada 4 professores e 7 tutores curso de Administração. Os dados foram analisados, sobretudo em: Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2005), Veiga e Castanho (2000) Berhrens(1996). Os resultados apontam como principais desafios a: mudança de paradigmas no sentido do docente e tutor compreender a realidade contemporânea do ensino superior; importância das relações interpessoais no processo de ensino aprendizagem com vistas a cativar e motivar os alunos; busca constante de outras ferramentas e estratégias de ensino; administração do tempo e a aprendizagem continuada acerca de novas plataformas e ferramentas de ensino, constituem-se como sendo desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente ou do tutor no curso de administração. 
id VERACRUZ-0_afc164a2bdff512ae54ae02073f050ac
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46086
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutorstrabalhodocente e tutorvirtualizaçãodesafiosensino superior.O artigo a partir dos dizeres dos docentes e tutores visa analisar os desafios que virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina – Brasil. A sociedade contemporânea é marcada por grandes transformações, de um lado, nota-se o desenvolvimento gradativo do uso das tecnologias num ritmo cada vez mais acelerado, de outro lado o docente e o tutor que atuam no Ensino Superior. Diante dessa realidade da virtualização   surgem debates acerca das modalidades de ensino: presencial, EAD, semipresencial, híbrido, terminologias, que fazem parte do cotidiano da educação e o do ensino superior como um todo. Ao longo das últimas décadas tem-se observado o crescimento na oferta e procura pelos cursos a distância no Brasil, constituindo-se numa formação diferenciada se comparados a modalidade de ensino presencial. Diante desse cenário de formação superior, apresentou-se para docentes e tutores como forma de questionamento o tópico guia: “Desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor no curso de administração”. O questionamento se justifica pelo fato da educação independentemente da modalidade de ensino, deve ter o compromisso de pensar o trabalho docente diante da realidade tecnológica apresentada para o ensino contemporâneo. Motivado pela possibilidade de que um estudo deste contexto pode contribuir para reflexões que levem a mudanças, realizou-se pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevista individual semiestruturada aplicada 4 professores e 7 tutores curso de Administração. Os dados foram analisados, sobretudo em: Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2005), Veiga e Castanho (2000) Berhrens(1996). Os resultados apontam como principais desafios a: mudança de paradigmas no sentido do docente e tutor compreender a realidade contemporânea do ensino superior; importância das relações interpessoais no processo de ensino aprendizagem com vistas a cativar e motivar os alunos; busca constante de outras ferramentas e estratégias de ensino; administração do tempo e a aprendizagem continuada acerca de novas plataformas e ferramentas de ensino, constituem-se como sendo desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente ou do tutor no curso de administração. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-04-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4608610.34117/bjdv8n4-091Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24125-24136Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24125-24136Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24125-241362525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessMeyer, MarcelSenff, Gerson2022-06-22T19:38:26Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/46086Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:19.850196Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors
title A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors
spellingShingle A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors
Meyer, Marcel
trabalho
docente e tutor
virtualização
desafios
ensino superior.
title_short A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors
title_full A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors
title_fullStr A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors
title_full_unstemmed A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors
title_sort A virtualização do ensino superior e os desafios para o trabalho do docente e do tutor/ The virtualization of higher education and the challenges for the work of teachers and tutors
author Meyer, Marcel
author_facet Meyer, Marcel
Senff, Gerson
author_role author
author2 Senff, Gerson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meyer, Marcel
Senff, Gerson
dc.subject.por.fl_str_mv trabalho
docente e tutor
virtualização
desafios
ensino superior.
topic trabalho
docente e tutor
virtualização
desafios
ensino superior.
description O artigo a partir dos dizeres dos docentes e tutores visa analisar os desafios que virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior localizada em Santa Catarina – Brasil. A sociedade contemporânea é marcada por grandes transformações, de um lado, nota-se o desenvolvimento gradativo do uso das tecnologias num ritmo cada vez mais acelerado, de outro lado o docente e o tutor que atuam no Ensino Superior. Diante dessa realidade da virtualização   surgem debates acerca das modalidades de ensino: presencial, EAD, semipresencial, híbrido, terminologias, que fazem parte do cotidiano da educação e o do ensino superior como um todo. Ao longo das últimas décadas tem-se observado o crescimento na oferta e procura pelos cursos a distância no Brasil, constituindo-se numa formação diferenciada se comparados a modalidade de ensino presencial. Diante desse cenário de formação superior, apresentou-se para docentes e tutores como forma de questionamento o tópico guia: “Desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente e do tutor no curso de administração”. O questionamento se justifica pelo fato da educação independentemente da modalidade de ensino, deve ter o compromisso de pensar o trabalho docente diante da realidade tecnológica apresentada para o ensino contemporâneo. Motivado pela possibilidade de que um estudo deste contexto pode contribuir para reflexões que levem a mudanças, realizou-se pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevista individual semiestruturada aplicada 4 professores e 7 tutores curso de Administração. Os dados foram analisados, sobretudo em: Tardif (2002), Pimenta e Anastasiou (2005), Veiga e Castanho (2000) Berhrens(1996). Os resultados apontam como principais desafios a: mudança de paradigmas no sentido do docente e tutor compreender a realidade contemporânea do ensino superior; importância das relações interpessoais no processo de ensino aprendizagem com vistas a cativar e motivar os alunos; busca constante de outras ferramentas e estratégias de ensino; administração do tempo e a aprendizagem continuada acerca de novas plataformas e ferramentas de ensino, constituem-se como sendo desafios que a virtualização traz para o trabalho do docente ou do tutor no curso de administração. 
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-04-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086
10.34117/bjdv8n4-091
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n4-091
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/46086/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 4 (2022); 24125-24136
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 4 (2022); 24125-24136
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 4 (2022); 24125-24136
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645590562603008