As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342 |
Resumo: | Este estudo tem por objetivo identificar quais são os desafios e as expectativas para o tutor no Ensino Superior, a partir da percepção dos tutores que trabalham em Universidades públicas e privadas das regiões do Brasil. Compreende um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo de um estudo de caso com 112 tutores, realizado entre os meses de março e abril de 2020, via questionário semiestruturado, compartilhado em um grupo fechado dentro de uma rede social profissional, contendo cinco perguntas fechadas e três perguntas abertas. Temas como a educação a distância no contexto do ensino híbrido, transformações tecnológicas na educação, o papel da tutoria no contexto da EaD e competências para o tutor, constituíram o embasamento teórico desenvolvido. Autores como Moore e Kearsley (2013), Horn e Staker (2015), Mattar (2012), Bacich,e Moran e Bacich (2018), Gonzalez (2005), Imbernón (2006) e Perrenoud (2000) entre outros, com suas contribuições, proporcionaram ao estudo de caso um embasamento importante para o resultado deste. Achados deste estudo reportam como desafios a falta de valorização da profissão, falta de comprometimento do aluno, o tempo destinado ao preparo do material para estar em aula e as competências como proficiência tecnológica, domínio de conteúdo, disponibilidade fora do ambiente escolar para responder as mensagens, rotinas administrativas e acadêmicas compreendem como essenciais para quem deseja seguir esta profissão. |
id |
VERACRUZ-0_03d37c59ecabcb467d40478f486e4e5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21342 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of BrazilTutorEducação a DistânciaDesafios profissionaisDocência.Este estudo tem por objetivo identificar quais são os desafios e as expectativas para o tutor no Ensino Superior, a partir da percepção dos tutores que trabalham em Universidades públicas e privadas das regiões do Brasil. Compreende um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo de um estudo de caso com 112 tutores, realizado entre os meses de março e abril de 2020, via questionário semiestruturado, compartilhado em um grupo fechado dentro de uma rede social profissional, contendo cinco perguntas fechadas e três perguntas abertas. Temas como a educação a distância no contexto do ensino híbrido, transformações tecnológicas na educação, o papel da tutoria no contexto da EaD e competências para o tutor, constituíram o embasamento teórico desenvolvido. Autores como Moore e Kearsley (2013), Horn e Staker (2015), Mattar (2012), Bacich,e Moran e Bacich (2018), Gonzalez (2005), Imbernón (2006) e Perrenoud (2000) entre outros, com suas contribuições, proporcionaram ao estudo de caso um embasamento importante para o resultado deste. Achados deste estudo reportam como desafios a falta de valorização da profissão, falta de comprometimento do aluno, o tempo destinado ao preparo do material para estar em aula e as competências como proficiência tecnológica, domínio de conteúdo, disponibilidade fora do ambiente escolar para responder as mensagens, rotinas administrativas e acadêmicas compreendem como essenciais para quem deseja seguir esta profissão. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2134210.34117/bjdv6n12-228Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96524-96537Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96524-96537Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96524-965372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342/17037Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGottschalck, Diana Raquel Schneider2021-06-07T20:45:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21342Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:51.658381Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil |
title |
As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil |
spellingShingle |
As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil Gottschalck, Diana Raquel Schneider Tutor Educação a Distância Desafios profissionais Docência. |
title_short |
As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil |
title_full |
As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil |
title_fullStr |
As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil |
title_full_unstemmed |
As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil |
title_sort |
As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil |
author |
Gottschalck, Diana Raquel Schneider |
author_facet |
Gottschalck, Diana Raquel Schneider |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gottschalck, Diana Raquel Schneider |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tutor Educação a Distância Desafios profissionais Docência. |
topic |
Tutor Educação a Distância Desafios profissionais Docência. |
description |
Este estudo tem por objetivo identificar quais são os desafios e as expectativas para o tutor no Ensino Superior, a partir da percepção dos tutores que trabalham em Universidades públicas e privadas das regiões do Brasil. Compreende um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo de um estudo de caso com 112 tutores, realizado entre os meses de março e abril de 2020, via questionário semiestruturado, compartilhado em um grupo fechado dentro de uma rede social profissional, contendo cinco perguntas fechadas e três perguntas abertas. Temas como a educação a distância no contexto do ensino híbrido, transformações tecnológicas na educação, o papel da tutoria no contexto da EaD e competências para o tutor, constituíram o embasamento teórico desenvolvido. Autores como Moore e Kearsley (2013), Horn e Staker (2015), Mattar (2012), Bacich,e Moran e Bacich (2018), Gonzalez (2005), Imbernón (2006) e Perrenoud (2000) entre outros, com suas contribuições, proporcionaram ao estudo de caso um embasamento importante para o resultado deste. Achados deste estudo reportam como desafios a falta de valorização da profissão, falta de comprometimento do aluno, o tempo destinado ao preparo do material para estar em aula e as competências como proficiência tecnológica, domínio de conteúdo, disponibilidade fora do ambiente escolar para responder as mensagens, rotinas administrativas e acadêmicas compreendem como essenciais para quem deseja seguir esta profissão. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342 10.34117/bjdv6n12-228 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n12-228 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342/17037 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96524-96537 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96524-96537 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96524-96537 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645497358876672 |