As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gottschalck, Diana Raquel Schneider
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342
Resumo: Este estudo tem por objetivo identificar quais são os desafios e as expectativas para o tutor no Ensino Superior, a partir da percepção dos tutores que trabalham em Universidades públicas e privadas das regiões do Brasil. Compreende um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo de um estudo de caso com 112 tutores, realizado entre os meses de março e abril de 2020, via questionário semiestruturado, compartilhado em um grupo fechado dentro de uma rede social profissional, contendo cinco perguntas fechadas e três perguntas abertas. Temas como a educação a distância no contexto do ensino híbrido, transformações tecnológicas na educação, o papel da tutoria no contexto da EaD e competências para o tutor, constituíram o embasamento teórico desenvolvido. Autores como Moore e Kearsley (2013), Horn e Staker (2015), Mattar (2012), Bacich,e Moran e Bacich (2018), Gonzalez (2005), Imbernón (2006) e Perrenoud (2000) entre outros, com suas contribuições, proporcionaram ao estudo de caso um embasamento importante para o resultado deste. Achados deste estudo reportam como desafios a falta de valorização da profissão, falta de comprometimento do aluno, o tempo destinado ao preparo do material para estar em aula e as competências como proficiência tecnológica, domínio de conteúdo, disponibilidade fora do ambiente escolar para responder as mensagens, rotinas administrativas e acadêmicas compreendem como essenciais para quem deseja seguir esta profissão. 
id VERACRUZ-0_03d37c59ecabcb467d40478f486e4e5e
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21342
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of BrazilTutorEducação a DistânciaDesafios profissionaisDocência.Este estudo tem por objetivo identificar quais são os desafios e as expectativas para o tutor no Ensino Superior, a partir da percepção dos tutores que trabalham em Universidades públicas e privadas das regiões do Brasil. Compreende um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo de um estudo de caso com 112 tutores, realizado entre os meses de março e abril de 2020, via questionário semiestruturado, compartilhado em um grupo fechado dentro de uma rede social profissional, contendo cinco perguntas fechadas e três perguntas abertas. Temas como a educação a distância no contexto do ensino híbrido, transformações tecnológicas na educação, o papel da tutoria no contexto da EaD e competências para o tutor, constituíram o embasamento teórico desenvolvido. Autores como Moore e Kearsley (2013), Horn e Staker (2015), Mattar (2012), Bacich,e Moran e Bacich (2018), Gonzalez (2005), Imbernón (2006) e Perrenoud (2000) entre outros, com suas contribuições, proporcionaram ao estudo de caso um embasamento importante para o resultado deste. Achados deste estudo reportam como desafios a falta de valorização da profissão, falta de comprometimento do aluno, o tempo destinado ao preparo do material para estar em aula e as competências como proficiência tecnológica, domínio de conteúdo, disponibilidade fora do ambiente escolar para responder as mensagens, rotinas administrativas e acadêmicas compreendem como essenciais para quem deseja seguir esta profissão. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/2134210.34117/bjdv6n12-228Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96524-96537Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96524-96537Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96524-965372525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342/17037Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessGottschalck, Diana Raquel Schneider2021-06-07T20:45:37Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/21342Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:11:51.658381Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil
title As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil
spellingShingle As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil
Gottschalck, Diana Raquel Schneider
Tutor
Educação a Distância
Desafios profissionais
Docência.
title_short As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil
title_full As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil
title_fullStr As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil
title_full_unstemmed As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil
title_sort As expectativas do tutor em relação à profissão docente: um estudo de caso com tutores de diversas regiões do Brasil / The expectations of the tutor in relation to the teaching profession: a case study with tutors from different regions of Brazil
author Gottschalck, Diana Raquel Schneider
author_facet Gottschalck, Diana Raquel Schneider
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gottschalck, Diana Raquel Schneider
dc.subject.por.fl_str_mv Tutor
Educação a Distância
Desafios profissionais
Docência.
topic Tutor
Educação a Distância
Desafios profissionais
Docência.
description Este estudo tem por objetivo identificar quais são os desafios e as expectativas para o tutor no Ensino Superior, a partir da percepção dos tutores que trabalham em Universidades públicas e privadas das regiões do Brasil. Compreende um estudo qualitativo-quantitativo, exploratório-descritivo de um estudo de caso com 112 tutores, realizado entre os meses de março e abril de 2020, via questionário semiestruturado, compartilhado em um grupo fechado dentro de uma rede social profissional, contendo cinco perguntas fechadas e três perguntas abertas. Temas como a educação a distância no contexto do ensino híbrido, transformações tecnológicas na educação, o papel da tutoria no contexto da EaD e competências para o tutor, constituíram o embasamento teórico desenvolvido. Autores como Moore e Kearsley (2013), Horn e Staker (2015), Mattar (2012), Bacich,e Moran e Bacich (2018), Gonzalez (2005), Imbernón (2006) e Perrenoud (2000) entre outros, com suas contribuições, proporcionaram ao estudo de caso um embasamento importante para o resultado deste. Achados deste estudo reportam como desafios a falta de valorização da profissão, falta de comprometimento do aluno, o tempo destinado ao preparo do material para estar em aula e as competências como proficiência tecnológica, domínio de conteúdo, disponibilidade fora do ambiente escolar para responder as mensagens, rotinas administrativas e acadêmicas compreendem como essenciais para quem deseja seguir esta profissão. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342
10.34117/bjdv6n12-228
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n12-228
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/21342/17037
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 12 (2020); 96524-96537
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 12 (2020); 96524-96537
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 12 (2020); 96524-96537
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645497358876672