Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv8n3-441 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área. |
id |
VERACRUZ-0_b0b6f59a2250043d5fb217b4e334d68f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45866 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher trainingestado do conhecimentoformação de professoresnecessidades formativaseducação infantil.O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4586610.34117/bjdv8n3-441Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22453-22473Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22453-22473Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22453-224732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXimenes, Priscilla de Andrade Silva2022-05-12T18:42:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45866Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:14.416Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training |
title |
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training |
spellingShingle |
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training Ximenes, Priscilla de Andrade Silva estado do conhecimento formação de professores necessidades formativas educação infantil. Ximenes, Priscilla de Andrade Silva estado do conhecimento formação de professores necessidades formativas educação infantil. |
title_short |
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training |
title_full |
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training |
title_fullStr |
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training |
title_full_unstemmed |
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training |
title_sort |
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training |
author |
Ximenes, Priscilla de Andrade Silva |
author_facet |
Ximenes, Priscilla de Andrade Silva Ximenes, Priscilla de Andrade Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ximenes, Priscilla de Andrade Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
estado do conhecimento formação de professores necessidades formativas educação infantil. |
topic |
estado do conhecimento formação de professores necessidades formativas educação infantil. |
description |
O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866 10.34117/bjdv8n3-441 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-441 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22453-22473 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22453-22473 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22453-22473 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822246609405083648 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv8n3-441 |