Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área. |
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