Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área.
id VERACRUZ-0_b0b6f59a2250043d5fb217b4e334d68f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45866
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher trainingestado do conhecimentoformação de professoresnecessidades formativaseducação infantil.O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4586610.34117/bjdv8n3-441Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22453-22473Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22453-22473Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22453-224732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXimenes, Priscilla de Andrade Silva2022-05-12T18:42:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45866Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:14.416Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
spellingShingle Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
estado do conhecimento
formação de professores
necessidades formativas
educação infantil.
title_short Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title_full Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title_fullStr Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title_full_unstemmed Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title_sort Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
author Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
author_facet Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
dc.subject.por.fl_str_mv estado do conhecimento
formação de professores
necessidades formativas
educação infantil.
topic estado do conhecimento
formação de professores
necessidades formativas
educação infantil.
description O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866
10.34117/bjdv8n3-441
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22453-22473
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22453-22473
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22453-22473
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645589661876224