Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv8n3-441
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área.
id VERACRUZ-0_b0b6f59a2250043d5fb217b4e334d68f
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45866
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher trainingestado do conhecimentoformação de professoresnecessidades formativaseducação infantil.O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4586610.34117/bjdv8n3-441Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22453-22473Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22453-22473Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22453-224732525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866/pdfCopyright (c) 2022 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessXimenes, Priscilla de Andrade Silva2022-05-12T18:42:25Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/45866Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:22:14.416Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
spellingShingle Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
estado do conhecimento
formação de professores
necessidades formativas
educação infantil.
Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
estado do conhecimento
formação de professores
necessidades formativas
educação infantil.
title_short Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title_full Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title_fullStr Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title_full_unstemmed Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
title_sort Estado do conhecimento da produção científica sobre formação de professores da educação infantil / Status of knowledge of scientific production on early child education teacher training
author Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
author_facet Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ximenes, Priscilla de Andrade Silva
dc.subject.por.fl_str_mv estado do conhecimento
formação de professores
necessidades formativas
educação infantil.
topic estado do conhecimento
formação de professores
necessidades formativas
educação infantil.
description O objetivo deste artigo é discutir os dados de um estado do conhecimento sobre a formação de professores da Educação Infantil a partir de um recorte referente aos dados das pesquisas sobre à temática que se filiaram ao estudo das necessidades formativas como possibilidade para uma nova tessitura nos processos formativos de docentes. O estudo foi desenvolvido por meio de levantamento e análise das produções acadêmicas brasileiras cadastradas na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses identificadas a partir dos descritores: “formação de professores”, “educação infantil” “necessidades formativas” “Rede de ensino Goiânia”, vinculados a “assunto” no campo de busca do repositório. Foram encontrados e analisados 34 trabalhos e, após leitura dos textos na íntegra, o corpus analítico considerou informações sobre a temática, os referenciais epistemológicos e metodológicos das pesquisas e principais resultados apresentados pelos pesquisadores. Conclui-se que existe uma pluralidade quanto aos fundamentos epistemológicos e metodológicos predominantes nas pesquisas, com destaque aos ligados à pedagogia da infância, sociologia da infância e psicologia histórico-cultural. Destaca-se, ainda, que os resultados apontam para uma ênfase na escolha de metodologias da pesquisa de campo e estudos de caso pelos pesquisadores da área.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866
10.34117/bjdv8n3-441
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n3-441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/45866/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 3 (2022); 22453-22473
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 3 (2022); 22453-22473
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 3 (2022); 22453-22473
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822246609405083648
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv8n3-441