Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Fronteiras (Dourados. Online) |
Texto Completo: | https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5467 |
Resumo: | As reflexões contidas neste texto são resultantes de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito do Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Profissionais da Educação – CNPq/UFMT, a qual buscou identificar a representação de necessidades que professoras da Educação Infantil têm acerca da construção de saberes históricos junto as crianças. O tema em questão foi escolhido em função da emergência de conhecimentos sobre a perspectiva do ensino e de práticas pedagógicas relacionadas a construção de saberes históricos junto as crianças bem como de precisar necessidades formativas a partir da voz dos sujeitos. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa de cunho empírico assenta-se no método de Discrepância utilizado para analisar necessidades formativas, o qual consiste em evidenciar discrepâncias entre o real e o ideal. A análise dos dados permite afirmar que a pluralidade existente na formação dos saberes docentes interfere na concepção de História das docentes, induzindo suas práticas pedagógicas. Apontamos a conscientização das lacunas e carências evidenciadas como condição para promover práticas educativas experienciais, voltadas à construção de conhecimentos históricos, condizentes com a aprendizagem na infância. |
id |
UFGD-6_65d579e605f1e06ae3cb2bd0f4b42a0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5467 |
network_acronym_str |
UFGD-6 |
network_name_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository_id_str |
http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai |
spelling |
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidadesNecessidades Formativas de professoras. Saberes Históricos. Educação infantil.As reflexões contidas neste texto são resultantes de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito do Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Profissionais da Educação – CNPq/UFMT, a qual buscou identificar a representação de necessidades que professoras da Educação Infantil têm acerca da construção de saberes históricos junto as crianças. O tema em questão foi escolhido em função da emergência de conhecimentos sobre a perspectiva do ensino e de práticas pedagógicas relacionadas a construção de saberes históricos junto as crianças bem como de precisar necessidades formativas a partir da voz dos sujeitos. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa de cunho empírico assenta-se no método de Discrepância utilizado para analisar necessidades formativas, o qual consiste em evidenciar discrepâncias entre o real e o ideal. A análise dos dados permite afirmar que a pluralidade existente na formação dos saberes docentes interfere na concepção de História das docentes, induzindo suas práticas pedagógicas. Apontamos a conscientização das lacunas e carências evidenciadas como condição para promover práticas educativas experienciais, voltadas à construção de conhecimentos históricos, condizentes com a aprendizagem na infância.Editora da Universidade Federal da Grande Dourados2016-07-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5467Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 257 - 2752175-0742reponame:Fronteiras (Dourados. Online)instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)instacron:UFGDporhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5467/2812Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de Históriainfo:eu-repo/semantics/openAccessTeodoro, Cristiane Aparecida ZambolinGalindo, Camila José2019-09-24T17:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5467Revistahttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRASPUBhttps://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oairevistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br2175-07421517-9265opendoar:http://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oaihttp://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/oai2019-09-24T17:15:23Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades |
title |
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades |
spellingShingle |
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades Teodoro, Cristiane Aparecida Zambolin Necessidades Formativas de professoras. Saberes Históricos. Educação infantil. |
title_short |
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades |
title_full |
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades |
title_fullStr |
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades |
title_full_unstemmed |
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades |
title_sort |
Saberes históricos na educação infantil: alguns apontamentos e necessidades |
author |
Teodoro, Cristiane Aparecida Zambolin |
author_facet |
Teodoro, Cristiane Aparecida Zambolin Galindo, Camila José |
author_role |
author |
author2 |
Galindo, Camila José |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teodoro, Cristiane Aparecida Zambolin Galindo, Camila José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Necessidades Formativas de professoras. Saberes Históricos. Educação infantil. |
topic |
Necessidades Formativas de professoras. Saberes Históricos. Educação infantil. |
description |
As reflexões contidas neste texto são resultantes de uma pesquisa que se desenvolveu no âmbito do Grupo de Investigação sobre o Ensino e as Necessidades Formativas de Profissionais da Educação – CNPq/UFMT, a qual buscou identificar a representação de necessidades que professoras da Educação Infantil têm acerca da construção de saberes históricos junto as crianças. O tema em questão foi escolhido em função da emergência de conhecimentos sobre a perspectiva do ensino e de práticas pedagógicas relacionadas a construção de saberes históricos junto as crianças bem como de precisar necessidades formativas a partir da voz dos sujeitos. A metodologia utilizada para a realização da pesquisa de cunho empírico assenta-se no método de Discrepância utilizado para analisar necessidades formativas, o qual consiste em evidenciar discrepâncias entre o real e o ideal. A análise dos dados permite afirmar que a pluralidade existente na formação dos saberes docentes interfere na concepção de História das docentes, induzindo suas práticas pedagógicas. Apontamos a conscientização das lacunas e carências evidenciadas como condição para promover práticas educativas experienciais, voltadas à construção de conhecimentos históricos, condizentes com a aprendizagem na infância. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5467 |
url |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5467 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/5467/2812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 FRONTEIRAS: Revista de História |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da Universidade Federal da Grande Dourados |
dc.source.none.fl_str_mv |
Fronteiras; v. 18 n. 31 (2016): Dossiê 09: territórios e fronteiras do ensino de História - II; 257 - 275 2175-0742 reponame:Fronteiras (Dourados. Online) instname:Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) instacron:UFGD |
instname_str |
Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
instacron_str |
UFGD |
institution |
UFGD |
reponame_str |
Fronteiras (Dourados. Online) |
collection |
Fronteiras (Dourados. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Fronteiras (Dourados. Online) - Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistafronteirasufgd@gmail.com||editora.suporte@ufgd.edu.br |
_version_ |
1797231668568784896 |