O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusion

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Soraya Gonçalves Celestino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sena, Fábia de Souza, de Alfredo, Jocielle Sousa, Santos, Rubeny Ramalho, de Sena, Flávia Sousa, de Faria, Evangelina Maria Brito, Cavalcante, Marianne C. B.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40660
Resumo: O presente artigo tem como objetivo traçar um panorama de inclusão ou exclusão dos alunos público-alvo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) das redes municipais de ensino de Paulista, Olinda e Recife em Pernambuco, durante as atividades no Ensino Remoto no ano de 2020, devido à Pandemia da COVID-19. O estudo foi conduzido com base em uma pesquisa qualitativa e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário aplicado com onze (11) professores do AEE dos municípios supracitados. A análise qualitativa do questionário foi realizada a partir de quatros categorias que compreendem: 1) quantitativo para o AEE de alunos deficientes em 2020; 2) quantos foram contemplados com o ensino remoto; 3) que recursos tecnológicos foram empregados na mediação remota e 4) a efetividade do serviço de atendimento na promoção da inclusão através desse ensino. Concluimos que o esforço dos professores para manter o contato com esses alunos foi imenso devido a, principalmente, duas dificuldades: a falta de acesso à tecnologia por parte do alunado; dificuldade de acompanhamento pela família e/ou responsável. Quanto à efetividade da inclusão na aprendizagem do ensino remoto, percebemos que o AEE trabalha com estimulação para superar as barreiras dos aspectos da funcionalidade nos estudantes que apresentam maoires dificuldades. Ademais, alguns aspectos deixaram de ser atendidos e impossibilitados de serem avaliados, reforçando a exclusão desses alunos. 
id VERACRUZ-0_b2cd05531979490f1f79344ffc3e4fcb
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40660
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusionO presente artigo tem como objetivo traçar um panorama de inclusão ou exclusão dos alunos público-alvo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) das redes municipais de ensino de Paulista, Olinda e Recife em Pernambuco, durante as atividades no Ensino Remoto no ano de 2020, devido à Pandemia da COVID-19. O estudo foi conduzido com base em uma pesquisa qualitativa e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário aplicado com onze (11) professores do AEE dos municípios supracitados. A análise qualitativa do questionário foi realizada a partir de quatros categorias que compreendem: 1) quantitativo para o AEE de alunos deficientes em 2020; 2) quantos foram contemplados com o ensino remoto; 3) que recursos tecnológicos foram empregados na mediação remota e 4) a efetividade do serviço de atendimento na promoção da inclusão através desse ensino. Concluimos que o esforço dos professores para manter o contato com esses alunos foi imenso devido a, principalmente, duas dificuldades: a falta de acesso à tecnologia por parte do alunado; dificuldade de acompanhamento pela família e/ou responsável. Quanto à efetividade da inclusão na aprendizagem do ensino remoto, percebemos que o AEE trabalha com estimulação para superar as barreiras dos aspectos da funcionalidade nos estudantes que apresentam maoires dificuldades. Ademais, alguns aspectos deixaram de ser atendidos e impossibilitados de serem avaliados, reforçando a exclusão desses alunos. Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2021-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/4066010.34117/bjdv7n12-107Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111629-111638Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111629-111638Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111629-1116382525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40660/pdfCopyright (c) 2021 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Soraya Gonçalves CelestinoSena, Fábia de Souzade Alfredo, Jocielle SousaSantos, Rubeny Ramalhode Sena, Flávia Sousade Faria, Evangelina Maria BritoCavalcante, Marianne C. B.2022-04-12T00:05:45Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/40660Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:20:09.019952Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusion
title O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusion
spellingShingle O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusion
da Silva, Soraya Gonçalves Celestino
title_short O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusion
title_full O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusion
title_fullStr O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusion
title_full_unstemmed O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusion
title_sort O Ensino Remoto para alunos do Atendimento Educacional Especializado: Inclusão x exclusão / Remote Teaching for Specialized Educational Attendance students: Inclusion x exclusion
author da Silva, Soraya Gonçalves Celestino
author_facet da Silva, Soraya Gonçalves Celestino
Sena, Fábia de Souza
de Alfredo, Jocielle Sousa
Santos, Rubeny Ramalho
de Sena, Flávia Sousa
de Faria, Evangelina Maria Brito
Cavalcante, Marianne C. B.
author_role author
author2 Sena, Fábia de Souza
de Alfredo, Jocielle Sousa
Santos, Rubeny Ramalho
de Sena, Flávia Sousa
de Faria, Evangelina Maria Brito
Cavalcante, Marianne C. B.
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Soraya Gonçalves Celestino
Sena, Fábia de Souza
de Alfredo, Jocielle Sousa
Santos, Rubeny Ramalho
de Sena, Flávia Sousa
de Faria, Evangelina Maria Brito
Cavalcante, Marianne C. B.
description O presente artigo tem como objetivo traçar um panorama de inclusão ou exclusão dos alunos público-alvo no Atendimento Educacional Especializado (AEE) das redes municipais de ensino de Paulista, Olinda e Recife em Pernambuco, durante as atividades no Ensino Remoto no ano de 2020, devido à Pandemia da COVID-19. O estudo foi conduzido com base em uma pesquisa qualitativa e o instrumento utilizado para coleta de dados foi um questionário aplicado com onze (11) professores do AEE dos municípios supracitados. A análise qualitativa do questionário foi realizada a partir de quatros categorias que compreendem: 1) quantitativo para o AEE de alunos deficientes em 2020; 2) quantos foram contemplados com o ensino remoto; 3) que recursos tecnológicos foram empregados na mediação remota e 4) a efetividade do serviço de atendimento na promoção da inclusão através desse ensino. Concluimos que o esforço dos professores para manter o contato com esses alunos foi imenso devido a, principalmente, duas dificuldades: a falta de acesso à tecnologia por parte do alunado; dificuldade de acompanhamento pela família e/ou responsável. Quanto à efetividade da inclusão na aprendizagem do ensino remoto, percebemos que o AEE trabalha com estimulação para superar as barreiras dos aspectos da funcionalidade nos estudantes que apresentam maoires dificuldades. Ademais, alguns aspectos deixaram de ser atendidos e impossibilitados de serem avaliados, reforçando a exclusão desses alunos. 
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40660
10.34117/bjdv7n12-107
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40660
identifier_str_mv 10.34117/bjdv7n12-107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/40660/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 7 No. 12 (2021); 111629-111638
Brazilian Journal of Development; Vol. 7 Núm. 12 (2021); 111629-111638
Brazilian Journal of Development; v. 7 n. 12 (2021); 111629-111638
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645570297823232