Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Celene Silva de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Santana, Eliane Bezerra de Souza, Oliveira, Margarete Maria Tabosa de, Souza, Maria Jose Alves de, Coutinho, Diogenes Jose Gusmao
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105
Resumo: A presente pesquisa propõe investigar, como os profissionais do ensino fundamental anos iniciais e anos finais da educação regular da rede pública municipal, localizada no agreste de Pernambuco, vêem o Atendimento Educacional Especializado. De forma específica verificar se existe formação continuada, bem como refletir sobre a relação da metodologia utilizada na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado – AEE. Tratar-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a observação e aplicação de um questionário. Os resultados da pesquisa apontam, uma escassez de informações e debates sobre este tema, uma visão destorcida das salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado, bem como, falta de diálogo, entre sala regular e atendimento educacional especializado e principalmente falta de formação continuada. Diante do exposto percebemos que estamos distantes da verdadeira inclusão.
id VERACRUZ-0_10d32e04c30ee0766be1fdaf1babc00b
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5105
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understandingSala de RecursosAtendimento Educacional EspecializadoFormação Continuada.A presente pesquisa propõe investigar, como os profissionais do ensino fundamental anos iniciais e anos finais da educação regular da rede pública municipal, localizada no agreste de Pernambuco, vêem o Atendimento Educacional Especializado. De forma específica verificar se existe formação continuada, bem como refletir sobre a relação da metodologia utilizada na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado – AEE. Tratar-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a observação e aplicação de um questionário. Os resultados da pesquisa apontam, uma escassez de informações e debates sobre este tema, uma visão destorcida das salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado, bem como, falta de diálogo, entre sala regular e atendimento educacional especializado e principalmente falta de formação continuada. Diante do exposto percebemos que estamos distantes da verdadeira inclusão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/510510.34117/bjdv5n12-025Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28416-28439Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28416-28439Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28416-284392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105/4667Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Celene Silva deSantana, Eliane Bezerra de SouzaOliveira, Margarete Maria Tabosa deSouza, Maria Jose Alves deCoutinho, Diogenes Jose Gusmao2021-07-15T20:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5105Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:09.339378Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding
title Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding
spellingShingle Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding
Azevedo, Celene Silva de
Sala de Recursos
Atendimento Educacional Especializado
Formação Continuada.
title_short Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding
title_full Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding
title_fullStr Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding
title_full_unstemmed Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding
title_sort Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding
author Azevedo, Celene Silva de
author_facet Azevedo, Celene Silva de
Santana, Eliane Bezerra de Souza
Oliveira, Margarete Maria Tabosa de
Souza, Maria Jose Alves de
Coutinho, Diogenes Jose Gusmao
author_role author
author2 Santana, Eliane Bezerra de Souza
Oliveira, Margarete Maria Tabosa de
Souza, Maria Jose Alves de
Coutinho, Diogenes Jose Gusmao
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Celene Silva de
Santana, Eliane Bezerra de Souza
Oliveira, Margarete Maria Tabosa de
Souza, Maria Jose Alves de
Coutinho, Diogenes Jose Gusmao
dc.subject.por.fl_str_mv Sala de Recursos
Atendimento Educacional Especializado
Formação Continuada.
topic Sala de Recursos
Atendimento Educacional Especializado
Formação Continuada.
description A presente pesquisa propõe investigar, como os profissionais do ensino fundamental anos iniciais e anos finais da educação regular da rede pública municipal, localizada no agreste de Pernambuco, vêem o Atendimento Educacional Especializado. De forma específica verificar se existe formação continuada, bem como refletir sobre a relação da metodologia utilizada na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado – AEE. Tratar-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a observação e aplicação de um questionário. Os resultados da pesquisa apontam, uma escassez de informações e debates sobre este tema, uma visão destorcida das salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado, bem como, falta de diálogo, entre sala regular e atendimento educacional especializado e principalmente falta de formação continuada. Diante do exposto percebemos que estamos distantes da verdadeira inclusão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105
10.34117/bjdv5n12-025
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105
identifier_str_mv 10.34117/bjdv5n12-025
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105/4667
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28416-28439
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28416-28439
Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28416-28439
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645431871111168