Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105 |
Resumo: | A presente pesquisa propõe investigar, como os profissionais do ensino fundamental anos iniciais e anos finais da educação regular da rede pública municipal, localizada no agreste de Pernambuco, vêem o Atendimento Educacional Especializado. De forma específica verificar se existe formação continuada, bem como refletir sobre a relação da metodologia utilizada na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado – AEE. Tratar-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a observação e aplicação de um questionário. Os resultados da pesquisa apontam, uma escassez de informações e debates sobre este tema, uma visão destorcida das salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado, bem como, falta de diálogo, entre sala regular e atendimento educacional especializado e principalmente falta de formação continuada. Diante do exposto percebemos que estamos distantes da verdadeira inclusão. |
id |
VERACRUZ-0_10d32e04c30ee0766be1fdaf1babc00b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5105 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understandingSala de RecursosAtendimento Educacional EspecializadoFormação Continuada.A presente pesquisa propõe investigar, como os profissionais do ensino fundamental anos iniciais e anos finais da educação regular da rede pública municipal, localizada no agreste de Pernambuco, vêem o Atendimento Educacional Especializado. De forma específica verificar se existe formação continuada, bem como refletir sobre a relação da metodologia utilizada na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado – AEE. Tratar-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a observação e aplicação de um questionário. Os resultados da pesquisa apontam, uma escassez de informações e debates sobre este tema, uma visão destorcida das salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado, bem como, falta de diálogo, entre sala regular e atendimento educacional especializado e principalmente falta de formação continuada. Diante do exposto percebemos que estamos distantes da verdadeira inclusão.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2019-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/510510.34117/bjdv5n12-025Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28416-28439Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28416-28439Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28416-284392525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105/4667Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessAzevedo, Celene Silva deSantana, Eliane Bezerra de SouzaOliveira, Margarete Maria Tabosa deSouza, Maria Jose Alves deCoutinho, Diogenes Jose Gusmao2021-07-15T20:44:46Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/5105Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:09.339378Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding |
title |
Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding |
spellingShingle |
Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding Azevedo, Celene Silva de Sala de Recursos Atendimento Educacional Especializado Formação Continuada. |
title_short |
Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding |
title_full |
Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding |
title_fullStr |
Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding |
title_full_unstemmed |
Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding |
title_sort |
Atendimento educacional especializado: desafios ao entendimento/ Specialized educational care: challenges to understanding |
author |
Azevedo, Celene Silva de |
author_facet |
Azevedo, Celene Silva de Santana, Eliane Bezerra de Souza Oliveira, Margarete Maria Tabosa de Souza, Maria Jose Alves de Coutinho, Diogenes Jose Gusmao |
author_role |
author |
author2 |
Santana, Eliane Bezerra de Souza Oliveira, Margarete Maria Tabosa de Souza, Maria Jose Alves de Coutinho, Diogenes Jose Gusmao |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Celene Silva de Santana, Eliane Bezerra de Souza Oliveira, Margarete Maria Tabosa de Souza, Maria Jose Alves de Coutinho, Diogenes Jose Gusmao |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sala de Recursos Atendimento Educacional Especializado Formação Continuada. |
topic |
Sala de Recursos Atendimento Educacional Especializado Formação Continuada. |
description |
A presente pesquisa propõe investigar, como os profissionais do ensino fundamental anos iniciais e anos finais da educação regular da rede pública municipal, localizada no agreste de Pernambuco, vêem o Atendimento Educacional Especializado. De forma específica verificar se existe formação continuada, bem como refletir sobre a relação da metodologia utilizada na sala de aula comum e no atendimento educacional especializado – AEE. Tratar-se de uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento a observação e aplicação de um questionário. Os resultados da pesquisa apontam, uma escassez de informações e debates sobre este tema, uma visão destorcida das salas de recursos multifuncionais para o atendimento educacional especializado, bem como, falta de diálogo, entre sala regular e atendimento educacional especializado e principalmente falta de formação continuada. Diante do exposto percebemos que estamos distantes da verdadeira inclusão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105 10.34117/bjdv5n12-025 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv5n12-025 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5105/4667 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 5 No. 12 (2019); 28416-28439 Brazilian Journal of Development; Vol. 5 Núm. 12 (2019); 28416-28439 Brazilian Journal of Development; v. 5 n. 12 (2019); 28416-28439 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645431871111168 |