A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Alana Fernandes Nascimento
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Montezeli, Juliana Helena, Gastaldi, Andréia Bendine, Garanhani, Mara Lúcia, Milhorini, Carolina Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
DOI: 10.34117/bjdv6n1-182
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163
Resumo: A discussão ética tem caráter dinâmico, haja vista que os valores são mutáveis e acompanham a evolução histórica e se encontram inseridos no contexto sociocultural, político e econômico, sendo que em suas relações diárias o homem se confronta com a necessidade (intrínseca) de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e entendidas como obrigatórias. Considerando a dinamicidade no processo formativo do enfermeiro, surge a necessidade da realização de uma investigação, cujo fio condutor é centrado no seguinte objetivo: descrever a inserção da bioética nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos de formação do enfermeiro em um currículo integrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa. As informações necessárias para o alcance do objetivo proposto foram adquiridas por meio dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos do currículo integrado do curso em estudo. A análise dos cadernos permitiu identificar como o tema transversal bioética é trabalhado durante a graduação. Para uma melhor análise dos dados, foi elaborada uma planilha específica onde foram anotados os achados durante a busca documental que foi preenchida no ato da análise. A partir deste ponto foi levantada a problematização da inserção da bioética como seiva do currículo integrado, identificando onde a mesma se encontra implícita ou explicita durante o ensino da educação em saúde. Os resultados mostraram que ainda que outras seivas sejam importantes na construção do conhecimento do futuro enfermeiro, necessita-se rever as redações dos cadernos de módulo com a intenção de contemplar mais amplamente a bioética durante o seu desenvolvimento.
id VERACRUZ-0_b340272f428c9b911c92a9bd415d8a46
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6163
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
spelling A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysisEnfermagemBioéticaCurrículo IntegradoFormação Acadêmica. abstractA discussão ética tem caráter dinâmico, haja vista que os valores são mutáveis e acompanham a evolução histórica e se encontram inseridos no contexto sociocultural, político e econômico, sendo que em suas relações diárias o homem se confronta com a necessidade (intrínseca) de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e entendidas como obrigatórias. Considerando a dinamicidade no processo formativo do enfermeiro, surge a necessidade da realização de uma investigação, cujo fio condutor é centrado no seguinte objetivo: descrever a inserção da bioética nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos de formação do enfermeiro em um currículo integrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa. As informações necessárias para o alcance do objetivo proposto foram adquiridas por meio dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos do currículo integrado do curso em estudo. A análise dos cadernos permitiu identificar como o tema transversal bioética é trabalhado durante a graduação. Para uma melhor análise dos dados, foi elaborada uma planilha específica onde foram anotados os achados durante a busca documental que foi preenchida no ato da análise. A partir deste ponto foi levantada a problematização da inserção da bioética como seiva do currículo integrado, identificando onde a mesma se encontra implícita ou explicita durante o ensino da educação em saúde. Os resultados mostraram que ainda que outras seivas sejam importantes na construção do conhecimento do futuro enfermeiro, necessita-se rever as redações dos cadernos de módulo com a intenção de contemplar mais amplamente a bioética durante o seu desenvolvimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/616310.34117/bjdv6n1-182Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2463-2477Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2463-2477Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2463-24772525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163/5508Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alana Fernandes NascimentoMontezeli, Juliana HelenaGastaldi, Andréia BendineGaranhani, Mara LúciaMilhorini, Carolina Rodrigues2020-03-19T17:44:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6163Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:43.072185Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
title A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
spellingShingle A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
Santos, Alana Fernandes Nascimento
Enfermagem
Bioética
Currículo Integrado
Formação Acadêmica. abstract
Santos, Alana Fernandes Nascimento
Enfermagem
Bioética
Currículo Integrado
Formação Acadêmica. abstract
title_short A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
title_full A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
title_fullStr A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
title_full_unstemmed A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
title_sort A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
author Santos, Alana Fernandes Nascimento
author_facet Santos, Alana Fernandes Nascimento
Santos, Alana Fernandes Nascimento
Montezeli, Juliana Helena
Gastaldi, Andréia Bendine
Garanhani, Mara Lúcia
Milhorini, Carolina Rodrigues
Montezeli, Juliana Helena
Gastaldi, Andréia Bendine
Garanhani, Mara Lúcia
Milhorini, Carolina Rodrigues
author_role author
author2 Montezeli, Juliana Helena
Gastaldi, Andréia Bendine
Garanhani, Mara Lúcia
Milhorini, Carolina Rodrigues
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Alana Fernandes Nascimento
Montezeli, Juliana Helena
Gastaldi, Andréia Bendine
Garanhani, Mara Lúcia
Milhorini, Carolina Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Bioética
Currículo Integrado
Formação Acadêmica. abstract
topic Enfermagem
Bioética
Currículo Integrado
Formação Acadêmica. abstract
description A discussão ética tem caráter dinâmico, haja vista que os valores são mutáveis e acompanham a evolução histórica e se encontram inseridos no contexto sociocultural, político e econômico, sendo que em suas relações diárias o homem se confronta com a necessidade (intrínseca) de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e entendidas como obrigatórias. Considerando a dinamicidade no processo formativo do enfermeiro, surge a necessidade da realização de uma investigação, cujo fio condutor é centrado no seguinte objetivo: descrever a inserção da bioética nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos de formação do enfermeiro em um currículo integrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa. As informações necessárias para o alcance do objetivo proposto foram adquiridas por meio dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos do currículo integrado do curso em estudo. A análise dos cadernos permitiu identificar como o tema transversal bioética é trabalhado durante a graduação. Para uma melhor análise dos dados, foi elaborada uma planilha específica onde foram anotados os achados durante a busca documental que foi preenchida no ato da análise. A partir deste ponto foi levantada a problematização da inserção da bioética como seiva do currículo integrado, identificando onde a mesma se encontra implícita ou explicita durante o ensino da educação em saúde. Os resultados mostraram que ainda que outras seivas sejam importantes na construção do conhecimento do futuro enfermeiro, necessita-se rever as redações dos cadernos de módulo com a intenção de contemplar mais amplamente a bioética durante o seu desenvolvimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163
10.34117/bjdv6n1-182
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n1-182
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163/5508
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2463-2477
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2463-2477
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2463-2477
2525-8761
10.34117/bjdv.v6i1
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1822183807466340352
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.34117/bjdv6n1-182