A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
DOI: | 10.34117/bjdv6n1-182 |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163 |
Resumo: | A discussão ética tem caráter dinâmico, haja vista que os valores são mutáveis e acompanham a evolução histórica e se encontram inseridos no contexto sociocultural, político e econômico, sendo que em suas relações diárias o homem se confronta com a necessidade (intrínseca) de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e entendidas como obrigatórias. Considerando a dinamicidade no processo formativo do enfermeiro, surge a necessidade da realização de uma investigação, cujo fio condutor é centrado no seguinte objetivo: descrever a inserção da bioética nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos de formação do enfermeiro em um currículo integrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa. As informações necessárias para o alcance do objetivo proposto foram adquiridas por meio dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos do currículo integrado do curso em estudo. A análise dos cadernos permitiu identificar como o tema transversal bioética é trabalhado durante a graduação. Para uma melhor análise dos dados, foi elaborada uma planilha específica onde foram anotados os achados durante a busca documental que foi preenchida no ato da análise. A partir deste ponto foi levantada a problematização da inserção da bioética como seiva do currículo integrado, identificando onde a mesma se encontra implícita ou explicita durante o ensino da educação em saúde. Os resultados mostraram que ainda que outras seivas sejam importantes na construção do conhecimento do futuro enfermeiro, necessita-se rever as redações dos cadernos de módulo com a intenção de contemplar mais amplamente a bioética durante o seu desenvolvimento. |
id |
VERACRUZ-0_b340272f428c9b911c92a9bd415d8a46 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6163 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
spelling |
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysisEnfermagemBioéticaCurrículo IntegradoFormação Acadêmica. abstractA discussão ética tem caráter dinâmico, haja vista que os valores são mutáveis e acompanham a evolução histórica e se encontram inseridos no contexto sociocultural, político e econômico, sendo que em suas relações diárias o homem se confronta com a necessidade (intrínseca) de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e entendidas como obrigatórias. Considerando a dinamicidade no processo formativo do enfermeiro, surge a necessidade da realização de uma investigação, cujo fio condutor é centrado no seguinte objetivo: descrever a inserção da bioética nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos de formação do enfermeiro em um currículo integrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa. As informações necessárias para o alcance do objetivo proposto foram adquiridas por meio dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos do currículo integrado do curso em estudo. A análise dos cadernos permitiu identificar como o tema transversal bioética é trabalhado durante a graduação. Para uma melhor análise dos dados, foi elaborada uma planilha específica onde foram anotados os achados durante a busca documental que foi preenchida no ato da análise. A partir deste ponto foi levantada a problematização da inserção da bioética como seiva do currículo integrado, identificando onde a mesma se encontra implícita ou explicita durante o ensino da educação em saúde. Os resultados mostraram que ainda que outras seivas sejam importantes na construção do conhecimento do futuro enfermeiro, necessita-se rever as redações dos cadernos de módulo com a intenção de contemplar mais amplamente a bioética durante o seu desenvolvimento.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/616310.34117/bjdv6n1-182Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2463-2477Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2463-2477Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2463-24772525-876110.34117/bjdv.v6i1reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163/5508Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Alana Fernandes NascimentoMontezeli, Juliana HelenaGastaldi, Andréia BendineGaranhani, Mara LúciaMilhorini, Carolina Rodrigues2020-03-19T17:44:01Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/6163Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:04:43.072185Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis |
title |
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis |
spellingShingle |
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis Santos, Alana Fernandes Nascimento Enfermagem Bioética Currículo Integrado Formação Acadêmica. abstract Santos, Alana Fernandes Nascimento Enfermagem Bioética Currículo Integrado Formação Acadêmica. abstract |
title_short |
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis |
title_full |
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis |
title_fullStr |
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis |
title_full_unstemmed |
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis |
title_sort |
A bioética como tema transversal na formação do enfermeiro em um currículo integrado: análise documental/ Bioethics as a cross-theme in nursery training in an integrated curriculum: documental analysis |
author |
Santos, Alana Fernandes Nascimento |
author_facet |
Santos, Alana Fernandes Nascimento Santos, Alana Fernandes Nascimento Montezeli, Juliana Helena Gastaldi, Andréia Bendine Garanhani, Mara Lúcia Milhorini, Carolina Rodrigues Montezeli, Juliana Helena Gastaldi, Andréia Bendine Garanhani, Mara Lúcia Milhorini, Carolina Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Montezeli, Juliana Helena Gastaldi, Andréia Bendine Garanhani, Mara Lúcia Milhorini, Carolina Rodrigues |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Alana Fernandes Nascimento Montezeli, Juliana Helena Gastaldi, Andréia Bendine Garanhani, Mara Lúcia Milhorini, Carolina Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Bioética Currículo Integrado Formação Acadêmica. abstract |
topic |
Enfermagem Bioética Currículo Integrado Formação Acadêmica. abstract |
description |
A discussão ética tem caráter dinâmico, haja vista que os valores são mutáveis e acompanham a evolução histórica e se encontram inseridos no contexto sociocultural, político e econômico, sendo que em suas relações diárias o homem se confronta com a necessidade (intrínseca) de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e entendidas como obrigatórias. Considerando a dinamicidade no processo formativo do enfermeiro, surge a necessidade da realização de uma investigação, cujo fio condutor é centrado no seguinte objetivo: descrever a inserção da bioética nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos de formação do enfermeiro em um currículo integrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa. As informações necessárias para o alcance do objetivo proposto foram adquiridas por meio dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos do currículo integrado do curso em estudo. A análise dos cadernos permitiu identificar como o tema transversal bioética é trabalhado durante a graduação. Para uma melhor análise dos dados, foi elaborada uma planilha específica onde foram anotados os achados durante a busca documental que foi preenchida no ato da análise. A partir deste ponto foi levantada a problematização da inserção da bioética como seiva do currículo integrado, identificando onde a mesma se encontra implícita ou explicita durante o ensino da educação em saúde. Os resultados mostraram que ainda que outras seivas sejam importantes na construção do conhecimento do futuro enfermeiro, necessita-se rever as redações dos cadernos de módulo com a intenção de contemplar mais amplamente a bioética durante o seu desenvolvimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163 10.34117/bjdv6n1-182 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-182 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/6163/5508 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 1 (2020); 2463-2477 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 1 (2020); 2463-2477 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 1 (2020); 2463-2477 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i1 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1822183807466340352 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.34117/bjdv6n1-182 |