A BIOÉTICA COMO TEMA TRANSVERSAL NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO EM UM CURRÍCULO INTEGRADO - ANÁLISE DOCUMENTAL
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br//handle/123456789/3020 |
Resumo: | Desde o ano 2000 a Universidade Estadual de Londrina faz uso do currículo integrado no curso de graduação em enfermagem, sendo que este apresenta 12 temas que são transversais e devem ser desenvolvidos durante todos os módulos formativos do futuro enfermeiro, entre estes, encontra-se a Bioética. A discussão ética tem caráter dinâmico, haja vista que os valores são mutáveis e acompanham a evolução histórica e se encontram inseridos no contexto sociocultural, político e econômico, sendo que em suas relações diárias o homem se confronta com a necessidade (intrínseca) de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e entendidas como obrigatórias. Considerando a dinamicidade no processo formativo do enfermeiro, surgiu a necessidade da realização de uma investigação, cujo fio condutor foi centrado no seguinte objetivo: descrever a inserção da bioética nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos de formação do enfermeiro no currículo integrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa, descritiva e exploratória. As informações necessárias para o alcance do objetivo proposto foram adquiridas nos dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos do currículo integrado da graduação em enfermagem da referida instituição de ensino superior. Para identificar as informações sobre a transversalidade da bioética, foi elaborada uma planilha na qual foram anotados o número do módulo conforme a matriz curricular, o nome do módulo, se a bioética estava implícita ou explicita no mesmo, a seção do caderno em que estava demonstrada (árvore temática, ementa, desempenhos, outros) e a descrição do trecho que mencionava sobre o tema. Como resultados, este processo permitiu identificar os módulos em que havia maior necessidade de ajustes para que este tema transversal pudesse ser abordado de maneira mais clara, destacando que em apenas um deles a bioética não era mencionada em nenhuma das seções compositoras do caderno de planejamento. Conclui-se que a transversalidade da bioética é contemplada no currículo do curso cujo estudo foi realizado, contudo, há necessidade de aparar as aresta para que a redação seja mais explícita e possa, assim, atender aos ditames que regem as características de um currículo integrado. |
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Desde o ano 2000 a Universidade Estadual de Londrina faz uso do currículo integrado no curso de graduação em enfermagem, sendo que este apresenta 12 temas que são transversais e devem ser desenvolvidos durante todos os módulos formativos do futuro enfermeiro, entre estes, encontra-se a Bioética. A discussão ética tem caráter dinâmico, haja vista que os valores são mutáveis e acompanham a evolução histórica e se encontram inseridos no contexto sociocultural, político e econômico, sendo que em suas relações diárias o homem se confronta com a necessidade (intrínseca) de pautar seu comportamento em normas socialmente estabelecidas e entendidas como obrigatórias. Considerando a dinamicidade no processo formativo do enfermeiro, surgiu a necessidade da realização de uma investigação, cujo fio condutor foi centrado no seguinte objetivo: descrever a inserção da bioética nos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos de formação do enfermeiro no currículo integrado da Universidade Estadual de Londrina. Foi realizada uma pesquisa documental qualitativa, descritiva e exploratória. As informações necessárias para o alcance do objetivo proposto foram adquiridas nos dos cadernos de planejamento e desenvolvimento dos módulos do currículo integrado da graduação em enfermagem da referida instituição de ensino superior. Para identificar as informações sobre a transversalidade da bioética, foi elaborada uma planilha na qual foram anotados o número do módulo conforme a matriz curricular, o nome do módulo, se a bioética estava implícita ou explicita no mesmo, a seção do caderno em que estava demonstrada (árvore temática, ementa, desempenhos, outros) e a descrição do trecho que mencionava sobre o tema. Como resultados, este processo permitiu identificar os módulos em que havia maior necessidade de ajustes para que este tema transversal pudesse ser abordado de maneira mais clara, destacando que em apenas um deles a bioética não era mencionada em nenhuma das seções compositoras do caderno de planejamento. Conclui-se que a transversalidade da bioética é contemplada no currículo do curso cujo estudo foi realizado, contudo, há necessidade de aparar as aresta para que a redação seja mais explícita e possa, assim, atender aos ditames que regem as características de um currículo integrado. |
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